19 de nov. de 2009

Estar em harmonia com as forças da natureza

Estar em harmonia com as forças da natureza, cultivar emoções saudáveis e permitir o fluxo equilibrado de energias no corpo são os pontos de sustentação da Medicina Tradicional Chinesa.





Na figura acima esta simbolizado o equilíbrio das forças Yin e Yang, forças opostas e complementares que na visão chinesa regem a grandiosidade do Universo até a mais microscópica célula. O lado claro é Yang e já contem uma semente Yin, representada pelo circulo escuro. O lado escuro é Yin e contem o Yang representado pelo circulo claro.



Todos os seres vivem entre o céu - que emana energia Yang, impulsiva, quente, masculina – e a Terra – que irradia a energia Yin, receptiva, fria, feminina. A saúde depende da harmonia dessas forças opostas, que gera a energia vital, chamada de ch’i. Yin e Yang regem os cinco elementos da natureza: madeira (yang), fogo (yang), terra (yin), metal (yin), água (yin).



O excesso ou falta de qualquer um deles causa doenças.




Os cinco elementos no corpo

O movimento Madeira rege movimentos de crescimento, corresponde ao fígado e em desequilíbrio, gera raiva ou o não processamento das emoções.

O movimento Fogo flui para cima e traz calor. Rege o coração e em excesso provoca ansiedade.
O movimento Terra é responsável pela produção e transformação Corresponde ao Baço-pâncreas é quando está enfraquecido provoca excesso de preocupação

O movimento Metal purifica e solidifica.Corresponde ao Pulmão e quando não está equilibrado predomina a tristeza.

Numa pessoa saudável cada um desses elementos gera energia para o outro e, em conseqüência para os órgãos correspondentes. Nesse ciclo de construção (figura acima), a água nutre a madeira /fígado, pois os antigos chineses percebiam que a arvore precisa de água para crescer. Do mesmo modo a madeira alimenta o fogo /coração queimando a madeira se faz o fogo. As cinzas dessa queima são de novo transformadas em terra, por isso o fogo faz terra/baço-pâncreas. A terra cria metal/ pulmão, pois todos eles são produzidos no fundo da terra/planeta, e alimenta o pulmão. E o metal segura água/ rins, pois as formações rochosas são fundamentais para a geração de água.



As doenças aparecem quando esse circuito é invertido ou bloqueado.

Não é fácil entender esses ciclos baseados na observação da natureza e feitos há mais de 5 mil anos. No entanto essas leis valem ate hoje



A energia que todo ser humano possui é chamada de Energia Vital ou de Ch’i, esta possui três tipos de energias diferentes:



A . Energia ancestral que é aquela que se instala quando o óvulo é fecundado e que é mantida e nutrida durante a gravidez (dito isto de uma forma resumida)



B. Energia celeste: mantida pelo ar que respiramos



C. Energia terrestre : esta provem dos alimentos que ingerimos


Dra. Graciela Alicia Martínez

Contatos:
gracielaaliciamartinez@gmail.com

Tel(19)32899522 / 32891375

Acupuntura :Emoções e Orgãos

Para a Medicina Tradicional Chinesa estamos bem de saúde quando estamos processando bem as emoções o que se aproximaria a não explodir violentamente nem a reprimir o que sentimos.
Segundo esta Medicina as emoções não provocam alterações na nossa saúde o que sim provoca doenças é a repressão destas.

Na medicina ocidental a parte mental e emocional está relacionada ao sistema nervoso central, a consciência e ao inconsciente. Na medicina chinesa existe um conceito totalmente diferente onde o próprio corpo é o responsável das nossas emoções.

Por isto ela usa o conceito corpo-mente onde é considerada a noção de unicidade do nosso ser.

Esta teoria é comprovada na prática porque quando se faz o tratamento apropriado a cada caso as emoções melhoram.
Para a Medicina Tradicional Chinesa existem cinco orgãos : os Rins , o Fígado , o Coração , os Pulmões e o Baço e o pâncreas (são considerados uma unidade só).


Em relação aos órgãos e as emoções o Fígado está relacionado ao gerenciamento de todas as emoções e especificamente a raiva. O Coração alberga a mente como um todo, e em geral está relacionado especificamente a ansiedade. Os Pulmões são os responsáveis da capacidade de sentir o mundo estando relacionados especificamente a tristeza.

O Baço cuida dos nossos pensamentos e quando se encontra deficiente predomina a preocupação.
 Os Rins são os responsáveis pela nossa força de vontade e estão relacionados às emoções de medo e insegurança.

Dra. Graciela Alicia Martínez
tel (19) 32899522 / 32891375

Acupuntura: Canais de Energia




Os Canais de Energia ou Meridianos são as vias pelas quais transita a Energia Humana.Na Medicina Chinesa a Energia Humana é chamada de Qi, podendo ser definida como a energia que nos matem vivos e em funcionamento.
Os Canais de Energia além de distribuir a energia pelo corpo fazem as ligações entre si a fim de promover as varias uniões necessárias para gerar e manter a Vida.
Os Canais de Energia são vias por onde circulam a Energia de Nutrição e de Defesa e são os mais importantes sistemas por onde circulam o QI e o sangue, fazendo se a ligação do interior e do exterior do corpo assim como da parte alta com a parte inferior e do lado direito com o lado esquerdo.

São Canais de Energia profundos que mantêm ligação direta com os Órgãos e Vísceras, por isso constituem um conjunto único; a fisiologia e a fisiopatologia dos Órgãos e Vísceras e dos Canais de Energia são interdependentes, pois estão unidos através de mais Canais de Energia.

Como vemos nosso corpo é uma unidade com sistemas totalmente conectados entre si em forma de rede.

Os Canais de Energia podem ter sua Energia e o sangue alterados por uma agressão externa ou pelas modificações do equilíbrio orgânico interno. Nestes casos, rompe-se o funcionamento normal dos Canais de Energia provocando-se manifestações ao longo dos seus trajetos e também nos órgãos.


Dra. Graciela Alicia Martínez

Contato:
Tel: (19) 32899522 / 32891375

Rua Catharina Signori Vicentin 637 A

Cidade Universitária - Campinas - SP

Acupuntura: Uma pequena introdução




A Acupuntura , é uma parte teórica e práctica do modelo médico da Medicina Tradicional Chinesa(MTC). Ela surpreende-nos a cada dia que passa pela exatidão dos seus conceitos para diagnosticar e tratar doenças e o que é mais importante ainda, para cuidar, aumentar e prolongar o estado de saúde.

Em muitos casos os seus conceitos ajudam-nos a entender os mecanismos que provocam as doenças, muitas vezes sem explicação na Medicina Ocidental Atual.

Descobertas feitas graças ao avanço das técnicas de diagnóstico como a tomografia compunctorizada mostram dados sobre o corpo humano que os sábios médicos chineses séculos antes de Cristo já sabiam.

È uma medicina que relaciona o homem à natureza fazendo uma perfeita correspondência entre o cósmico e o humano.

A Teoria dos Cinco Movimentos (Àgua-Madeira-Fogo-Terra-Metal)e a Teoria do Yin/Yang , as forças opostas e complementares , quando aplicadas para diagnosticar e tratar o ser humano produzem efeitos rápidos e de extrema eficácia

Estes efeitos já foram comprovados e são utilizados em vários hospitais-escola de muitos países.É justamente por este motivo que a OMS(Organização Mundial da Saúde)recomenda a Acupuntura como o tratamento de escolha em várias doenças.

A sabedoria médica milenar chinesa também reconhece a importância das emoções no estado de saúde e de doença , e cada um dos nossos órgãos mais nobres estão relacionados a uma emoção específica.

Longevidade e rejuvenescimento : a MTC e a Acupunctura possuem técnicas que quando aplicadas ao paciente este pode utilizar ao máximo a sua própria energia provocando assim uma autoprodução hormonal que retarda o envelhecimento e os seus transtornos decorrentes.

È a Medicina de escolha para tratar doenças psiquiátricas como todos os graus de depressão , insônias, sindroma do pânico e dependências tanto de álcool como de tabaco.Trabalhamos fazendo o diagnóstico de acordo com a Medicina Ocidental Atual para depois fazer a “ponte” com a Medicina Tradicional Chinesa utilizando-nos de uma Medicina Integrada com ótimos benefícios para cada paciente em particular.


Dra. Graciela Alicia Martínez

Contatos:

Rua Catharina Signori Vicentin, 637 - Cidade Universitária - Campinas - São Paulo

Tel (19) 32899522 / 32891375

gracielaaliciamartinez@gmail.com

Acupuntura segundo a Organização Mundial da Saúde

A OMS indica a Acupuntura como altamente eficaz nas seguintes doenças:


Doenças do Trato Respiratório:

Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Tonsilite aguda; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite Aguda; Asma brônquica.

Doenças Oftalmológicas:

Conjuntivite aguda; Retinite central; Miopia (em crianças); Cataratas (sem complicações)

Distúrbios da cavidade bucal:

Odontalgias; Dor pós-extração dental; Gengivites; Faringites agudas e crônicas.

Distúrbios Gastrintestinais

Espasmos de esôfago e cárdia; Soluços; Gastroptose; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Úlcera duodenal crônica; Colites agudas e crônicas; Disenteria bacteriana aguda; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor

Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Síndrome de Menière; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Periartrite escápulo umeral; Epicondilite lateral (cotovelo de tenista); Dores Ciáticas; Lombalgias; Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Trigemialgias; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria

Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia

Clínicas Diversas

Labirintite; Prisão de Ventre
Ginecologia
Distúrbios Menstruais; Infertilidade; Dismenorréia; Amenorréia; Metrorragia; Menorragia; Menopausa

Estética

Marcas de expressão; Rugas; Flacidez; Bolsas Sub-Oculares; Suavização de Estrias e Celulites; Enrijecer seios e nádegas.

Outros Benefícios

Aumento da vitalidade e energia.

Redução do estresse e maior relaxamento.

Rejuvenescimento da pele.

Controle do peso.


Livrar-se do fumo, álcool e drogas.

Aumento das funções físicas e atléticas.

Controle de dor.

Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sangüínea.

Estabilização do sistema imunológico



Dra. Graciela Alicia Martínez

Clínica Geral- Homeopatia - Acupuntura

Contatos:

Tel (19) 32899522
Cel (19)991330411

dragraciela23@gmail.com

Rua Catharina Signori Vicentin, 637 A - Cidade Universitária - Campinas - São Paulo

Acupuntura e Moxaterapia





Quem já se tratou com um Médico Acupunturista conhece a Moxaterapia ou Moxa como geralmente é chamada.


Esta técnica consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de um bastão feito com plantas medicinais secas. A planta mais freqüentemente utilizada é a Artemísia seca (Artemísia Vulgaris).

A aplicação de Moxabustão tem a finalidade de aquecer e estimular pontos específicos com o próprio calor, aproximando o bastão na pele. (o bastão sempre é colocado próximo e nunca diretamente na pele).

O calor desprendido pela queima da planta Artemísia tem a característica de alcançar a temperatura ideal para promover a circulação da energia pelo corpo.

A Moxaterapia promove um aquecimento agradável cujo efeito imediato é um relaxamento profundo.

Está indicada para tratar muitas doenças. È extremamente eficaz no tratamento de fadiga crônica, estados depressivos, entorses e fortalecimento do sistema ósseo.

A aplicação de Moxabustão, em muitos casos, é mais efetiva que a aplicação de Acupuntura.

Existem pacientes (bem poucos por sinal ) que não apreciam o cheiro, mas segundo pesquisas holandesas recentes apenas inspirar o cheiro promove uma ativação benéfica das funções cerebrais.

Dra. Graciela Alicia Martínez
Tel (19) 32899522 / 32891375

Aglomera não!