6 de jan. de 2010

Acupuntura : Informações Gerais




A Acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada há mais de 4000 anos no Oriente e agora difundida no Ocidente. Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos, - meridianos ou canais de energia -, passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.



Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo. Ficará a critério do médico acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as desarmonias e características de cada indivíduo.


Abaixo, a relação de formas complementares para agir sobre a energia dos meridianos. Pode-se usar agulhas em micro sistemas, como crânio, orelha, mãos, e outras áreas ou não usar agulhas mas outros instrumentos.
• Craniopuntura - É a aplicação das agulhas na região do crânio; esta região do corpo apresenta muitos canais de energia que podem ser acessados pelas agulhas, com excelentes resultados para o paciente.
• Aurículo-Acupuntura - Ë a aplicação das agulhas na região das orelhas; são utilizadas agulhas menores devido à região ser mais sensível. Excelente acesso para tratamento de dores em diversas localizações do corpo. São utilizadas sementes ou pequenas esferas nos pontos auriculares por alguns dias com o objetivo de ampliar a duração do efeito da Acupuntura.
• Moxabustão - Aplicação de calor com a moxa, que consiste em um bastão geralmente feito de algodão e uma planta medicinal prensada e seca, em geral a Artemísia vulgaris, o qual é aceso em uma de suas extremidades e aproximado do ponto que se quer tratar, a uma distância que permita aquecer a pele mas nunca queimar. A moxaterapia pode ser feita diariamente em casa, intensificando o efeito das aplicações das agulhas.
• Eletroacupuntura - Aplicação de pequena corrente elétrica, geralmente nas agulhas, que reforça o efeito da Acupuntura



• Laserterapia – Aplicação de radiação luminosa polarizada, que intensifica, ou em certos casos até substitui a aplicação de agulhas.
• Ventosas – Aplicação de campânulas de sucção a vácuo na pele, para produzir pressão interna negativa, descongestionando a energia e o sangue.



Embora seja indicada para dores, a Acupuntura, como uma especialidade médica, pode tratar uma grande variedade de doenças


• Músculo-esqueléticas – Dores de coluna (dorsalgia, lombalgia) e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor da articulação temporomandibular (ATM), dor no calcâneo, traumatismos, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT).


• Digestivas – Gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação intestinal, intestino irritável diarréico, enjôos.
• Respiratórias – Bronquite, asma, rinite, sinusite.
• Neurológicas – Enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, seqüelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos.
• Psíquicas – Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse.



. Ginecológicas – Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa.


• Urológicas – Sintomas prostáticos e urinários


• Cardiovasculares – Hipertensão arterial, palpitações.



• Endócrinas – Obesidade.


• Dermatológicas – Urticária, eczemas, psoríase.



• Diversas – Tabagismo, gripe e resfriado, aumento da resistência imunitária em geral.


A Acupuntura aplicada por médico assegura que não está sendo tratado apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas e que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente.









Fonte: Corpo médico da AMBA

Aglomera não!