15 de jan. de 2010

Acupuntura e Fibromialgia



A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com áreas do sistema nervoso central que regulam os mecanismos de como sentimos dor, atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.






A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.



Sintomas ou queixas:



A dor na Fibromialgia é difusa afetando uma grande parte do corpo. Em certas ocasiões, a dor começa de forma generalizada e em outras em uma área determinada, como o pescoço, ombros, coluna lombar, etc. estendendo-se a partir daí.
O cansaço caracteriza-se por se manter durante quase todo o dia.



O sono não é reparador (repousante) a pessoa acorda cansada.



As pessoas com fibromialgia apresentam com freqüência quadros de ansiedade e depressão Assim como enxaqueca, o chamado cólon irritável, boca seca e transtornos na circulação nas mãos e pés.



O diagnóstico



O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo. A medicina ocidental atual ainda não identificou a causa desta síndrome (ou conjunto de sintomas).



O tratamento



Aplicações semanais de Acupuntura Médica



A Organização Mundial da Saúde reconhece e recomenda a Acupuntura como a terapêutica mais indicada para a cura das dores crônicas.




Dra. Graciela Alicia Martínez



Contato : 19-32899522

13 de jan. de 2010

PERGUNTAS FREQÜENTES



O que é Acupuntura?
É um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele, de agulhas especiais. Pode-se também utilizar conforme o caso, estímulos térmicos ou de outros tipos, tais como Laser de baixa intensidade, ventosas, etc.


Acupuntura dói?
Os pontos de acupuntura são locais ricos em terminações nervosas por isso são regiões mais sensíveis do corpo. Além disso, quando estamos em desequilíbrio energético, que causam os distúrbios internos, ou seja, as doenças, os pontos poderão estar mais dolorosos. Todavia o incômodo da picada com a agulha é suportável.


Quem se beneficiaria com a Acupuntura?
De um modo geral todas as pessoas que sofrem de stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, os problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.



 Acupuntura tem contra-indicação?


Acupuntura é efetiva e cientificamente comprovada, constituindo-se como um método terapêutico. Nas mãos de pessoas inabilitadas, incapazes de um diagnóstico preciso e de uma indicação adequada para o tratamento, pode agravar as doenças pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais, a exemplo dos encontrados nos medicamentos de um modo geral.








Planeta Voluntários apoía a Campanha 2010, Tome uma Atitude!

Aglomera não!