2 de fev. de 2010

O fator alimentar no processo de adoecimento

A parte do tubo digestivo está imatura na época do nascimento. O parâmetro para indicar que o tubo digestivo está mudando, com as suas funções adequadas é o aparecimento da dentição (a partir do 1º dente de leite): indica que o tubo digestivo já está preparado para receber novos alimentos.


Na mastigação, a saliva tem Yin e Yang do indivíduo, enquanto o alimento tem o seu Yin e Yang. Na maioria das vezes, o Yin e Yang do alimento não são compatíveis com o Yin e Yang do organismo. Quando é muito diferente, temos os alimentos que provocam intolerância ou alergia. Quando é mais compatível, o alimento é mais saudável. Nunca é igual: enquanto estamos mastigando, o Yin e o Yang da saliva procuram adaptar o Yin e Yang do alimento ao organismo. Se o alimento é muito Yang, a saliva vai tirando o excesso e, se é muito Yin, a saliva vai tirando esse excesso também. Portanto, quanto mais se mastiga, mais fácil se torna a separação no estômago da Essência e dos nutrientes. Por isto, quando o indivíduo doente recebe a alimentação por sonda, não haverá facilidade para a separação da Essência no Estômago: praticamente não se absorve a Essência, o indivíduo não ganha peso e a energia vital e de defesa provenientes dos alimentos se torna deficiente. Pelo fato de o tubo digestivo e o Baço Pâncreas estarem imaturos ao nascimento, o alimento tem que ser o mais semelhante ao Yin e Yang do corpo: é o leite materno, que é a continuação da alimentação materna via placenta, é a materialização do Qi (Energia Vital)materna.


De acordo com os conceitos referidos, a introdução de alimentos de outra origem (papinhas e outros leites) é prejudicial à saúde futura da criança: ocorre tendência de estagnação dos alimentos e regurgitação (porque o Baço Pâncreas também não está amadurecido).


No caso da intolerância do lactente ao leite materno, quase sempre se trata de alteração emocional da mãe, levando à alteração da característica desse leite. Pode acontecer também a situação de algum alimento ingerido pela mãe ser responsável pela alergia no lactente.


O excesso de determinados alimentos, na vida adulta, pode ser lesivo, como, por exemplo, o excesso de massas (na realidade, é excesso de sabor doce), o excesso de frutas com sabor doce (como o caqui).


O sabor doce e o salgado em excesso são os mais prejudiciais.


O amargo, o picante e o ácido-azedo mexem com outras energias, mais secundárias; por isto, seu excesso não é tão prejudicial. O salgado é prejudicial principalmente durante a gestação: tanto pode ter hipertensão na gravidez quando prejudicar o feto.


Já foi colocado em outras postagens sobre relação existente entre sabores e órgãos.


O sabor salgado está relacionado ao Rin, o sabor ácido ao Fígado, o sabor amargo ao Coração, o sabor picante ao Pulmão e o sabor doce ao Baço Pâncreas. Ter um desejo compulsivo por um desses sabores pode estar relacionado a uma deficiência do órgão ao qual o sabor está relacionado.

Aglomera não!