23 de mar. de 2010

Lombalgias -Dor nas costas






Na Medicina Tradicional Chinesa, existem 26 a 30 tipos diferentes de lombalgia. Existem dois grandes grupos, que são as lombalgias propriamente ditas, sem irradiação, (a dor fica na região lombar, sem descer para uma perna ou se espalhar para o abdome, por exemplo.) e as lombalgias com irradiação, ou seja, que se espalham para outras regiões do corpo.
Diante de uma dor:
Devemos primeiro fazer um diagnóstico diferencial de doença energética ou doença orgânica. Nas lombalgias, sempre se deve pensar inicialmente em doença orgânica (tumor, hérnia de disco, etc.) antes de iniciar o tratamento pela acupuntura
Afastada a doença orgânica, verificar se a lombalgia é com ou sem irradiação. Quando for sem irradiação, tratar do órgão que cuida da região. Quando for com irradiação, devemos tratar do canal de energia que nutre a região.
A gente tem que lembrar sempre do órgão que cuida da região. Se houver bloqueio do canal de energia que nutre a região (lombalgia com irradiação), o órgão também estará fragilizado. No caso da região lombar, o órgão com deficiência costuma ser o Rim, como às vezes é difícil fazer o diagnóstico, deve-se sempre tratar o Rim.
O rim da medicina oriental é diferente do Rim da medicina ocidental (ver outras postagens)
A lombalgia tem a característica de funcionar como ajuda no diagnóstico do estado energético geral do paciente porque é uma dor evidente que informa sobre a condição dos Rins segundo a Medicina Tradicional Chinesa Desta forma, podem-se ter causas bastante diferentes de lombalgia (desde uma “lombalgia fisiológica” onde apenas o funcional está comprometido, até uma lombalgia muito grave, onde existe uma alteração dos órgãos) porque o Rim costuma expressar a sua falência através da dor lombar.
De qualquer forma as aplicações de acupuntura médica sempre ajudarão tanto na dor como na causa provocadora desta.
Dra. Graciela Alicia Martínez

Aglomera não!