27 de mai. de 2010

Acupuntura Medica Barão Geraldo: Mecanismo de ação da Acupuntura

Acupuntura Medica Barão Geraldo: Mecanismo de ação da Acupuntura

Mecanismo de ação da Acupuntura

Há duas maneiras de explicar o mecanismo de ação da acupuntura, que consiste na inserção de agulhas em determinados locais (pontos de acupuntura), levando-se em conta a visão “oriental” ou “ocidental”:

- Oriental ou energética: a estimulação dos pontos de acupuntura nos Canais de Energia visa harmonizar o fluxo de energia para os Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu), distribuindo energia para a matéria de maneira adequada, pois excesso ou diminuição (até o esgotamento) de energia significa mau funcionamento dos mesmos;
- Ocidental ou científica: a inserção de agulhas causa diferença de potencial elétrico nas fibras nervosas A-delta e C, conduzindo o estímulo para o sistema nervoso, por via humoral (experimentalmente comprovada pelo mecanismo de circulação cruzada) ou através da liberação de substâncias como endomorfinas, encefalinas, betaendorfina, responsáveis pela analgesia sendo que o estímulo da acupuntura ocorre em nível cerebral.

A compreensão do mecanismo de ação da acupuntura tem ocorrido graças às pesquisas realizadas, especialmente no Laboratório de Acupuntura do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP, que visam seu esclarecimento.

26 de mai. de 2010

Mobilização da Energia Mental (Qi mental)


Considerando que as emoções participam e causam o adoecimento em diversos níveis, o Prof. Dr. Ysao Yamamura propôs uma nova abordagem, a Mobilização de Qi Mental. Esta nova abordagem tem conceitos embasados nos mais recentes conhecimentos da neurobiologia, da medicina neuro-psico-imuno-endócrina, que leva em consideração a integração da mente com o corpo em seu nível mais sutil, o subconsciente; aliando assim, a filosofia milenar da Medicina Tradicional Chinesa aos conhecimentos da Medicina Ocidental.


O ponto de partida da Técnica de Mobilização do Qi (Energia) Mental é o princípio do Yang e do Yin, um dos pilares não só da Medicina Tradicional Chinesa, como de todo o pensamento chinês. É fundamental haver harmonia e equilíbrio entre o Yang e o Yin. Ao Yang corresponde a energia (Qi) – que, no homem, é constituída pela mente (funções psiconeurais) – e ao Yin, a matéria – no homem, o corpo físico.

No ser humano, alguns autores consideram a matéria (corpo físico) como epifenômeno da mente – e não o contrário (a mente como epifenômeno do corpo físico), como é o conceito dos antigos chineses e da atual medicina mente-corpo. Por este conceito, a mente tem o controle sobre o corpo físico; se este adoecer, é porque a mente está doente ou em desarmonia. E o que causa a desarmonia da mente são as emoções: quanto mais reprimidas forem, tanto pior. Por isso, a Técnica de Mobilização do Qi (Energia) Mental promove uma nova abordagem das emoções do passado para propiciar o processo de cura no presente.

25 de mai. de 2010

Sabores e Saúde

Já falei para vocês sobre os cinco elementos: água, madeira, fogo, metal e terra.


O elemento água está relacionado aos rins e sabor salgado, o elemento terra ao fígado e ao sabor azedo, o elemento fogo está relacionado ao coração e ao sabor amargo.

O elemento metal está relacionado aos pulmões e ao sabor picante e o elemento terra se relaciona ao baço e ao sabor doce.

Por outro lado e ao mesmo tempo temos o seguinte:


O sabor azedo favorece a produção de fluidos equilibrando a transpiração no organismo e no caso de um quadro de diarréia. Sim, se você tiver um problema de diarréia deve comer alimentos azedos para se equilibrar (por exemplo: limão, abacaxi, etc.)



O sabor amargo elimina o excesso de calor no corpo e enrijece, também elimina o excesso de unidade
calor que acontece nos processos de inflamação e infecção (todas as doenças que terminam em ite) Por exemplo: verduras amargas (xilo, chicória)



O sabor doce tonifica, equilibra e acalma. E utilizado para tonificar as deficiências e eliminar a dor. (por exemplo: frutas doces)



A picante dispersa, expele fatores patógenos que causam doenças (por exemplo: páprica, rabanete, rúcula)



O salgado trata constipação e edema (por exemplo: sal marinho em pouca quantidade e outros alimentos salgados .

Tudo está relacionado com tudo e nossa mestra é a Natureza portanto não é difícil nos tratar com a alimentação.

Até Hipocrates , o famoso médico grego considerado o pai da medicina dizia : Faz do teu alimento o teu medicamento !

Dra. Graciela Alicia Martínez

Aglomera não!