5 de jan. de 2011

MEDICINA CHINESA AJUDA TRATAR PNEUMONIA

A pneumonia pode ser desencadeada por vírus, fungos, protozoários e, principalmente, bactérias e caracteriza-se pela inflamação dos pulmões - mais especificamente os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas - em virtude de infecções causadas pelos microorganismos.

O contágio pode acontecer por simples aspiração do ar ou de gotículas de saliva e secreções contaminadas ou, ainda, por transfusão de sangue. Normalmente a moléstia atinge crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, dependentes químicos como alcoólatras, tabagistas, ou indivíduos já atingidos por outras enfermidades. A pneumonia é a maior causa de mortes entre os enfermos infectados com o vírus da Aids. A doença também pode ser adquirida por mudanças bruscas da temperatura (por exemplo, quando se sai de uma ducha quente direto para a varanda com vento frio) que comprometem o funcionamento dos cílios do sistema respiratório responsáveis pela filtragem do ar aspirado.

SINTOMAS

Os sintomas da doença são tosse com escarro, dores reumáticas e torácicas, febre que pode chegar a 40°C, calafrios, dor de ouvido e de garganta, aceleração do pulso e respiração ofegante. Quando não é tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave com acúmulo de líquido nos pulmões e o surgimento de ulcerações nos brônquios.

O tratamento depende do agente causador da enfermidade, mas costuma-se administrar antibióticos. Também deve-se isolar o paciente para evitar o contágio de outras pessoas.

Os principais agentes causadores da pneumonia são as bactérias Diplococcus pneumoniae, Haemophilus influenza, Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae. Entre os vírus destacam-se o do sarampo e o da varíola, já extinto

Fonte: Fiocruz

Nota: A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ser eficiente como terapia adjuvante da pneumonia, seja na elevação da resistência imunitária ou no fortalecimento do corpo debilitado pela infecção. A MTC tem tratamentos que combinam Acupuntura, dietoterapia, fitoterapia, e exercícios. Além disso, a Acupuntura trabalha com pontos específicos para ajuda a dependentes químicos (tabagistas, alcoólatras, usuários de drogas), que são mais vulneráveis à pneumonia. Converse com um médico especialista. (SMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!