28 de nov. de 2011

ACUPUNTURA PARA DOR NO OMBRO (2)

Antes de falarmos sobre dores de ombro, precisamos falar sobre a importância desta complexa articulação.
É a articulação de maior amplitude do corpo humano.
Possui 3 eixos para movimentação do braço: transversal, ântero-posterior e vertical. Para conseguir realizar toda esta amplitude de movimento, o ombro precisa de mecanismos estabilizadores eficientes. Quando estes estabilizadores são comprometidos, resultam em dor e incapacidade funcional.
As principais patologias do ombro são:
• Síndrome do Impacto
• Ruptura do Manguito Rotador
• Tendinite Bicipital
• Tendinite Calcárea
• Capsulite adesiva
• Instabilidades: luxação e subluxação
• Traumas: fraturas e fraturas-luxação


SÍNDROME DO IMPACTO

É a causa mais comum de dor crônica no ombro.
É uma tendinopatia (alteração na espessura do tendão) que ocorre pela compressão do manguito rotador (estruturas anatômicas que compõe a articulação do ombro) e a cabeça longa do músculo bíceps, geralmente é o tendão do músculo supraespinhal. A tendinite do bíceps pode acontecer concomitantemente.
Esta Síndrome é evidenciada quando fazemos a elevação do braço maior que 90o: a resposta é dor! O Ultrasson ajuda a evidenciar quando há tendinite ou ruptura de tendão. A Ressonância Magnética pode ajudar em casos de cirúrgicos a extensão da ruptura de tendão.
É associada às lesões por esforços repetitivos e lesões no esporte (jogadores de voley, halterofilistas e goleiros). Na fase inicial, em que apresenta quadros de tendinite, o tratamento com medicação e reabilitação é eficaz. Em fases mais avançadas com ruptura de tendão, o tratamento é mais longo e apresenta melhora no quadro doloroso e parcial da função, sendo que em alguns casos, onde o paciente fica incapacitado para funções essenciais, é indicada a cirurgia.
Devemos lembrar que a cirurgia apresenta melhores resultados quando associada com um tratamento de reabilitação pré e pós operatório.


INSTABILIDADE GLENOUMERAL

A articulação glenoumeral, localizada no ombro, pode sofrer uma luxação ou subluxação. Isto ocorre por trauma ou frouxidão ligamentar (hipermobilidade).
Estas lesões são muito comuns em esportistas e trabalhadores braçais. Quanto mais jovem o paciente que sofrer a luxação, maior será a chance de ocorrer novamente. Nestes casos, a reabilitação não apresenta quadros satisfatórios e é indicado o tratamento cirúrgico. Nos indivíduos idosos a reabilitação tem resultados melhores.


TRATAMENTO COM ACUPUNTURA

A articulação do ombro é percorrida por meridianos específicos .A dor pode ser resultado de excesso de energia (que neste caso é energia patológica) geralmente decorrente de algum bloqueio ao fluxo da energia normal . Ou pode ser devida a falta de energia no local por comprometimento de algum dos orgãos que "cuidam" do ombro .Segundo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa , o orgão que "cuida" do ombro é o Pulmão , mas não é o pulmão da Medicina Ocidental e sim o Pulmão da MTC (Fei).Ver outras postagens.
O tratamento com Acupuntura tonifica o Pulmão e restabelece o fluxo energético dos meridianos,
é um tratamento muito eficaz e geralmente com melhora rápida (depois da tercera aplicação o paciente sente uma sensível melhora).
A duração do tratamento depende do diagnóstico da lesão mas geralmente após 10 aplicações acontece uma melhora clínica bem evidente.

Para saber mais :

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!