24 de jun. de 2011

Para quem não gosta de agulhas : Tui Na

Tui Na 推拏    ou 推拿 (também grafado tuiná)

É uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupunctura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais. É ensinado nas escolas de acupunctura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental.

Várias escolas de artes marciais orientais também ensinam o Tui Na a seus alunos mais adiantados para uso pessoal e profissional.

O Mestre Liu Pai Lin, grande divulgador desta técnica no Brasil, afirmava em seus cursos que esta é uma técnica tão importante quanto a acupunctura. Destacava que o terapeuta de Tui Na que compreenda profundamente os princípios do diagnóstico e do tratamento segundo a medicina tradicional chinesa exerce uma arte terapêutica completa e eficaz.

O Tuiná é definido da seguinte forma pela The English-Chinese Encyclopedia Of Practical Traditional Chinese Medicine - Tuina Therapeutics: "O Tuiná chinês é uma das matérias médicas abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa - MTC, na qual, manipulações são usadas para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte muito importante da MTC. Na China antiga, a terapia era classificada em: medicina interna e medicina externa; o Tuiná está incluído na primeira."

Efeitos do Tuiná

O Tuiná tem o efeito de dupla direcção na regulação do função corporal. Por exemplo: o Tuiná aplicado nos Acupontos correspondentes no abdómen e nas costas ou, nos membros superiores dos pacientes com hiperperistalse ou hipoperistalse, pode aumentar ou diminuir a peristalse anormal, fazendo-a retornar ao estado normal. A função fisiológica anormal do corpo é geralmente devido a doenças causadas por bactéria, vírus, protozoário ou factores químicos e físicos. Os medicamentos podem ser usados para conter o crescimento da bactéria ou vírus ou eliminá-los. Mas isso não assegura que a função fisiológica anormal será naturalmente corrigida. É por isso que a cura é mais demorada quando alguma doença for tratada somente com medicamentos. Neste caso, se o Tuiná for acrescentado, a cura virá mais cedo. As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tuiná aja nos Pontos, canais e colaterais ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, o Tuiná pode desobstruir os Canais e Colaterais, promovendo a circulação sanguínea e regulando o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal.

Pesquisas modernas provam que o Tuiná melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculação dos órgãos internos, se conecta com a pele. O Tuiná, aplicado em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que o Tuiná, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo e para tratar a hipertensão e a neurose.

Altas dosagens de medicamentos químicos, usados por muito tempo, pode resultar em resistência à droga e os efeitos colaterais de algumas drogas produzirão sérias sequelas. Porém, o Tuiná não só não produz efeitos colaterais, como pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo. Por isso, o Tuiná é barato, altamente eficaz, benéfico, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais.
Vale a pena conferir!
Garanto.
FREIRE, Marcos. Automassagem e Medicina Chinesa. Brasília (Brasil), Ed. do autor, 1996. FREIRE, Marcos. Tuiná para crianças: massagem chinesa. Olinda (Brasil), Ed. do autor, 1989. O LIVRO DE OURO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - o Ministro Ch'i Po relata ao Imperador Amarelo o Nei Ching, Editora Objetiva

As 50 ervas chinesas fundamentais

Na herbologia chinesa há 50 ervas fundamentais:


Agastache rugosa - huòxiāng (藿香)

Alangium chinense - bā jiǎo fēng (八角)

Anemone or Pulsatilla chinensis - bái tóu weng ()

Anisodus tanguticus - shān lang dàng (山莨菪)

Ardisia japonica - zǐjīn niú (紫金牛)

Aster tataricus - zǐwǎn (紫菀)

Astragalus membranaceus - huángqí (黄芪) or běiqí (北芪)

Camellia sinensis - chá shù () or chá yè (茶叶)

Cannabis sativa - dà má (大麻)

Carthamus tinctorius - hóng huā ()

Cinnamomum cassia - ròu gùi (肉桂)

Cissampelos pareira - xí shēng téng (生藤) or (亞乎奴)

Coptis chinensis - duǎn è huánglián (短萼黄)

Corydalis ambigua - yán hú suǒ (延胡索)

Croton tiglium - bā dòu (巴豆)

Daphne genkwa - yuánhuā (芫花)

Datura metel - yáng jīn huā (洋金花)

Datura tatula - zǐ huā màn tuó luó (紫花曼陀)

Dendrobium nobile - shí hú (石斛) or shí hú lán (石斛)

Dichroa febrifuga - chángshān (常山)

Ephedra sinica - cǎo má huáng (草麻黄)

Eucommia ulmoides - dùzhòng (杜仲)

Euphorbia pekinensis - dàjǐ (大戟)

Flueggea suffruticosa (formerly Securinega suffruticosa) - yī yè qiū (一叶秋)

Forsythia suspensa - liánqiào (连翘)

Gentiana loureiroi - dì dīng (地丁)

Gleditsia sinensis - zào jiá ()

Glycyrrhiza uralensis - gāncǎo (甘草)

Hydnocarpus anthelmintica (syn. H. anthelminthicus) - dà fēng zǐ (大)

Ilex purpurea - dōngqīng (冬青)

Leonurus japonicus - yìmǔcǎo (益母草)

Ligusticum wallichii - chuānxiōng (川芎)

Lobelia chinensis - bàn biān lián (边莲)

Phellodendron amurense - huáng bǎi (黄柏)

Platycladus orientalis (formerly Thuja orientalis) - cèbǎi ()

Pseudolarix amabilis - jīn qián sōng ()

Psilopeganum sinense - shān má huáng (山麻黄)

Pueraria lobata - gé gēn (葛根)

Rauwolfia serpentina - (從蛇根木) or (印度蛇木)

Rehmannia glutinosa - dìhuáng (地黄) or gān dìhuáng (干地黄)

Rheum officinale - yào yòng dà huáng (用大黄)

Rhododendron tsinghaiense - Qīnghǎi dùjuān (青海杜)

Saussurea costus - yún mù xiāng (云木香)

Schisandra chinensis - wǔ wèi zi (五味子)

Scutellaria baicalensis - huángqín (黄芩)

Stemona tuberosa - bǎi bù (百部)

Stephania tetrandra - fáng jǐ (防己)

Styphnolobium japonicum (formerly Sophora japonica) - huái (), huái shù (), or huái huā (槐花)

Trichosanthes kirilowii - guālóu (栝楼)

Wikstroemia indica - liǎo gē wáng (了哥王)



Wong, Ming. La Médecine chinoise par les plantes. Le Corps a Vivre series. Éditions Tchou, 1976.


Moxabustão (2)

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupunctura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano,a combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo.


O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.
Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da humidade. O frio patogénico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contracção e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva. A deprecação do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarreia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urina límpida e abundante.(segue...)



21 de jun. de 2011

Enxaqueca e Acupuntura


O QUE É ENXAQUECA
Enxaqueca é a síndrome periódica, constituída por dores na cabeça, geralmente sentidas apenas de um lado, acompanhadas ou não de náusea e vômito. A enxaqueca pode ou não ser acompanhada por aura (pontos brilhantes; sintoma da enxaqueca que fica em média 20 minutos). Os pacientes acometidos por enxaqueca que apresentam aura são a minoria, no máximo 15%. A crise de enxaqueca tem tempo variável. Em algumas pessoas a crise de enxaqueca dura 3 horas em outras alguns dias. A dor da enxaqueca pode ser muito forte, chegando a impossibilitar o paciente de ter suas atividades rotineiras, obrigando-o a ficar isolado em local silencioso e com pouca luminosidade.
Vários pacientes relatam que antes da crise de enxaqueca sentem alteração no seu estado emocional, sentido depressão ou ansiedade, outros pacientes relatam vontade de comer doces em período anterior a crise de enxaqueca. Cada enxaqueca tem a sua característica. Mas a dor intensa é a principal característica da enxaqueca.
CAUSAS (ETIOLOGIA) DA ENXAQUECA
Não existe um consenso global quanto a causa exata da enxaqueca.
Sabe-se que a enxaqueca ocorre devido disfunção, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.
No indivíduo com enxaqueca há uma diminuição destas substâncias, então sentirá dor de cabeça intensa, mesmo com as funções normais (fisiológicas) do seu organismo. Por exemplo: a pulsação normal e natural nas artérias da cabeça, que é transmitida pelos nervos trigêmeos e occipitais para regiões cerebrais, será reconhecida como dor, durante as crises de enxaqueca, devido não ter ocorrido a devida inibição dessa sensação pelas substâncias inibitórias.
Porém o motivo exato destas alterações bioquímicas, causando a crise de enxaqueca, ainda não foi totalmente definido pela ciência.

ENXAQUECA E COLUNA





A porção superior da nossa coluna é muito delicada, tanto do ponto de vista da quantidade de nervos que se irradiam como de vasos que alimentam o cérebro (o sangue é o transporte do alimento).
Observe nas figuras ao lado, como os espaços entre vértebras são diminutos. A quantidade de nervos e vasos presentes nesta região é enorme. Qualquer alteração, compressão ou irritação em raizes nervosas, mesmo que de pequeno porte, acabam causando dor, que tanto pode ser apenas na região cervical (nuca) como ser dor na cabeça: cefaléia ou enxaqueca.
Mesmo uma leve espondilolistese (escorregamento latero-lateral) de alguma vértebra cervical pode resultar em cefaléira ou enxaqueca, por muitos anos. Enquanto esta alteração vertebral não for corrigida, o paciente continua com as crises de enxaqueca ou cefaléia.
Qualquer anomalia ou desalinhamento que venha a comprimir algum nervo, ou mesmo obstruir, mesmo ligeiramente, a passagem do sangue nesta região delicada (cervical), pode acarretar em cefaléia ou enxaqueca.
O Dr. Maitland (Vertebral Manipulation – Geoffrey Douglas Maitland) já realizava tratamento do que ele chamava “dor que simula enxaqueca” na década de 1960 com total sucesso. Antes dele, no final dos anos 1880, o Dr. Daniel David Palmer fundava a Quiropraxia, usando no tratamento de inúmeros distúrbios que, na época, nem se imaginava ter sua origem na coluna.
Leia mais sobre compravação científica no
tratamento da enxaqueca ou cefaléia

O FLUXO SANGUINEO ENCEFÁLICO E ENXAQUECA: HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA
O fluxo sangüíneo cerebral permanece relativamente constante em todas as atividades da vida diária e no sono. Ele é determinado pela pressão de perfusão cerebral, que é a diferença entre a pressão arterial sistêmica e pressão venosa do seio sagital superior.
ENXAQUECA DEVIDO A RELAÇÃO SEXUAL
É a enxaqueca presente após (ou durante) o coito (relação sexual), pode afetar mulheres, porém é mais comum em homens.
Este tipo de enxaqueca ocorre devido a alterações hemodinâmicas (circulação do sangue) que acompanham as manobras de Valsalva que ocorrem nas relações sexuais e, principalmente, no orgasmo.
Manobra de Valsalva, geralmente, ocorre em exercícios isométricos com a glote fechada (não deixando o pulmão expelir o ar), acarretando aumento da pressão intra abdominal devido a contração do músculo diafragma e dos músculos abdominais. Isto resulta em diminuição do retorno do sangue venoso que volta para o coração (devido a contração do m. diafrágma). Além disso, aumentará a pressão suboccipital do seio cavernoso. Podendo afetar a circulação posterior para o cérebro.
SÍNDROMES CRANIOCERVICAL E ENXAQUECA
A Síndrome Cervical escrita por Ruth Jackson foi publicado em 1956 descrevendo vários sintomas associados com as lesões ou malformações congênitas craniocervical afetando o cérebro ( e, desta forma, causando cefaléias ou enxaqueca), afetando negativamente a hemodinâmica cerebral em duas formas:
1) Por congestão no plexo venoso vertebral, causando redução na pressão de perfusão cerebral;
2) Pela congestão venosa e hipertensão arterial no seio cavernoso suboccipital, causando compressão das artérias vertebrais e diminuindo assim o posterior suprimento sanguíneo para o cérebro. Em muitos casos, a causa da isquemia da medula espinhal é desconhecida, embora estudos recentes sugerem que alguma dificuldade na drenagem venosa pode resultar em isquemia da medula espinhal. Apesar desta circulação ter sistema redundante (a natureza nos forneceu este sistema de segurança), o sistema de drenagem venosa da medula espinhal, é um sistema suscetível a ligeira compressão, e até mesmo uma ligeira elevação da pressão.
Além disso, foi demonstrado que curvatura anormal da coluna pode causar estenose funcional, e aumentar a pressão no plexo venoso vertegral, desta forma, levando a enxaqueca ou cefaléia.
A síndrome Craniocervical, portanto, pode desempenhar um papel significativo na enxaqueca, dores de cabeça (cefaléia), assim como muitas outras doenças degenerativas do cérebro.
ALIMENTOS E ENXAQUECA
De acordo com artigo da revista neurologia ( Barcelona),de maio 1996. Autores: R Leira; Rodriguez R.
"Alguns alimentos em nossa dieta podem desencadear ataques de enxaqueca em pessoas sensíveis, através de uma reação alérgica.
Substâncias presentes nos alimentos podem ser a causa de alterações no tônus vascular e trazer enxaqueca. Entre essas substâncias estão a tiramina, fenilalanina, aditivos alimentares (nitrato de sódio, glutamato monossódico, aspartame), queijo, frutas cítricas, banana, carne seca, produtos lácteos, cereais, feijão, cachorro quente, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto, cerveja, uísque, destilados em alambiques de cobre.
Outro motivo para a enxaqueca é a hipoglicemia."
Concordo caro leitor, a lista de alimentos que possam desencadear enxaqueca é muito grande. Na minha opinião é mais prático tratar o indivíduo com predisposição à enxaqueca do que privá-lo de quase todos alimentos.
O tratamento da enxaqueca executado neste consultório visa adaptar o corpo do paciente às inúmeras variáveis que a vida nos envolve, inclusive alimentação.
AVALIAÇÃO DA ENXAQUECA
Para sabermos a causa da enxaqueca se faz necessário:
Avaliação minuciosa da coluna vertebral para detectar se a enxaqueca ou cefaléia é originada em causa mecânica (enxaqueca de etiologia nas estruturas vertebrais) ou idiopática (que seria as disfunções bioquímicas).
Observação de membros e articulações do corpo. Como exemplo posso citar que algumas vezes é detectada diferença de comprimento das pernas, causando curvaturas patológicas na coluna, levando à alterações cervicais, que resultam em enxaqueca ou cefaléia.
Nesta avaliação inicial da enxaqueca será informado ao paciente qual dos dois tratamentos naturais necessita:
TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E CEFALÉIA
Dependendo da causa da enxaqueca, conforme parágrafo acima, será utilizado trataento específico:
1) Para enxaqueca com causa na
COLUNA ou HEMODINÂMICA: A causa deste tipo de enxaqueca / cefaláia é solucionada através de técnicas específicas de manobras na coluna como um todo. Nesta clínica usamos a junção das principais técnicas de ajustes vertebrais, que são : Quiropraxia + Osteopatia + RPG somadas à Acupuntura.
A soma destas técnicas consegue tirar a causa, tendo como resultado a cura da enxaqueca. Muitos pacientes, quando recebem esta explicação sobre enxaqueca, ficam perplexos, acham impossível uma alteração estrutural mínima na sua cervical, causar sua enxaqueca ou cefaléia. Somente após algumas sessões, sentindo os resultados iniciais, conseguem acreditar. O tratamento da enxaqueca ou da cefaléia pode demorar vários meses para terminar, porém já após algumas semanas o paciente nota diminuição progressiva das dores de cabeça da cefaléia ou de todos sintomas da enxaqueca.

2) Para enxaqueca de causa bioquímica e alimentar (como citado acima é de causa idiopática): como a causa desta enxaqueca não é estrutural, seu tratamento consiste em sessões de Acupuntura específica para enxaqueca / cefaléia e que pode ser com ou sem agulhas, o paciente escolhe este detalhe. A Acupuntura tem a função de fazer equilíbrio energético (a eletricidade do nosso corpo). Esta eletricidade é que controla todas as funções bioquímicas do nosso organismo. Como citado acima, a enxaqueca tem desequilíbrio bioquímico. A partir do momento que o organismo volta ao seu equilíbrio elétrico (que comanda a parte bioquímica) a enxaque deixa de existir.
Já conheci muitos pacientes que vieram me procurar já desiludidos com acupuntura, pois tentaram tratar a enxaqueca apenas com acupuntura em determinadas clínicas, porém sem resultados. TODOS estes pacientes tinham alterações na sua coluna, mesmo que mínimas.
A acupuntura é maravilhosa, porém quando a enxaqueca ou cefaléia tem causa estrutural, apenas acupuntura não adiante, precisa a soma dos dois tratamentos, como citado no item 1 acima. Quando a enxaqueca for de origem bioquímica (alimentar) a acupuntura sistêmica oferece resultados incrivelmente maravilhosos.
Ao invés do paciente deixar de ingerir os alimentos causadores de enxaqueca, simplesmente fazemos o corpo do paciente não reagir negativamente à ingestão destes alimentos.
O corpo da pessoa deve estar apto a se alimentar normalmente, da mesma forma que muitos outras pessoas se alimentam normalmente o paciente que sofria de enxaqueca passa também a poder comer o que preferir, sem se preocupar com dor de cabeça.
Nosso corpo não funciona apenas com o fator químico-biológico, mas também com eletricidade. Esta energia eletrônica controla todas as outras funções e a Acupuntura, controlando a energia, consegue comandar as funções do organismo.
Pela ótica da medicina tradicional Ocidental, explica-se que os estímulos da acupuntura na enxaqueca ou cefaléia resultam na produção de:
- substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas,
- corticóides naturais (fabricados pela supra renal do próprio paciente) com grande ação anti-inflamatória,
- analgésicos internos (os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuromediador produzido em nosso cérebro).

DICAS SOBRE ENXAQUECA E CEFALÉIA
A intenção destas dicas sobre enxaqueca tem a única intenção de ajudar a evitar situações que venha a desencadear a enxaqueca ou cefaléia. De forma alguma visa substituir o tratamento médico adequado.
A pimenta vermelha (Capsicum annum) para enxaqueca: é um eficaz redutor da dor da enxaqueca, contém capsaicina, um composto que se crê bloqueador da transmissão de dor no nervo. De acordo com um estudo publicado em 1992 a revista,
Cephalalgia, a dor e gravidade das cefaléias ou enxaquecas foram reduzidas de forma significativa nos pacientes que receberam tratamentos tópicos de capsaicina por sete dias. Comprar ou fazer um bálsamo contendo Capsicum annum e massagear a região dolorida durante um ataque de enxaqueca. Sempre lembrando de consultar um médico qualificado se quiser experimentar este procedimento anti enxaqueca em casa, pois os efeitos secundários podem incluir queima na área de aplicação.
Hortelã (Mentha piperita) na enxaqueca: Menta pode ser usada tanto interna como externamente para ajudar na diminuição da crise de enxaqueca. Contém mentol, que é um redutor da dor, e também reduz a náusea. De acordo com um estudo publicado em 1994 na revista
Cephalalgia, Uma combinação de óleo essencial de hortelã-pimenta e etanol ou mesmo azeite extra virgem, reduz significativamente a sensibilidade às enxaquecas e cefaléias em pacientes que aplicaram a solução tópica na testa. O ideal é executar este procedimento ao primeiro sinal de uma crise de enxaqueca, mas pode ser utilizado em qualquer momento do ataque. Outra forma de utilizar a hortelã-pimenta para enxaqueca é consumir chá de hortelã. Não é recomendado utilizar qualquer procedimento na crise de enxaqueca sem supervisão médica.
Gengibre (Zingiber officinale) para enxaqueca: Uso comum no alívio de dor e náuseas, principalmente da enxaqueca e cefaléia. Embora haja pouca investigação científica sobre gengibre como um remédio natural para enxaquecas, foram realizados estudos de laboratório sobre a sua capacidade para reduzir a dor, e como um anti-inflamatório. Um estudo publicado em 2005
Journal of Medicinal Food afirma que um extrato feito a partir de raiz de gengibre é muito útil como anti-inflamatório. Também é conhecida por ajudar no alivio da crise de enxaqueca ou cefaléia. Recomenda-se comer uma colher de chá de raiz de Gengibre por dia, nos alimentos. Lembrando que em crises de enxaqueca deve-se procurar ajuda do seu médico.
COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS NOS TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E DA CEFALÉIA:

QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA NA ENXAQUECA E CEFALÉIA
Alguns estudos, mostram resultados nos tratamentos com Quiropraxia. Um estudo da Northwestern College of Chiropractic, em Bloomington, Minnesota, comparou o tratamento com Quiropraxia com o uso de amitriptilina, um antidepressivo comumente usados para tratar enxaquecas. O estudo constatou que a Quiropraxia foi tão bem sucedida como a droga, porém sem os efeitos colaterais da mesma.
ESTATÍSTICA DE TRATAMENTO DE DORES DE CEFALÉIA E ENXAQUECA USANDO ACUPUNTURA
Em 123 casos de dor de cabeça severa observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. Então o grau de efetividade foi de 94,3% (fonte:liaoning journal of traditional chinese medicine,11 1983). Existem vários outros estudos científicos comprovando a efetividade do tratamento com acupuntura nas dores de cabeça.
Fontes : (Vertebral Manipulation – Geoffrey Douglas Maitland), Revista Neurologia Barcelona e outras

Aglomera não!