29 de ago. de 2012

Acupuntura alivia sintomas do câncer e trata problemas de ereção




Poucas sessões acabam com dores da quimioterapia e com a dificuldade sexual
A prática milenar da acupuntura usada há mais de 4.000 anos no Oriente e reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1995 ainda surpreende a medicina ocidental. Baseada na estimulação de pontos do corpo alcançados por agulhas finas metálicas, a técnica espalha correntes de energia pelo organismo, que passam por órgãos e vísceras e e emanam para pele, músculos e tendões.
Ao serem estimulados, estes pontos ativam a circulação de sangue e ajudam a aliviar dores intensas e sintomas de problemas psicológicos. Com estes benefícios comprovados cientificamente, a acupuntura que já é muito usada para diminuir o desconforto da cólica menstrual, do estresse e da ansiedade, também passa a ter papel importante em tratamentos de pacientes com câncer, problemas de ereção, ejaculação precoce e até na infertilidade feminina e masculina.
Câncer
Há pouco mais de um mês, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) incorporou sessões de acupuntura entre seus pacientes, com bons resultados. Para terem acesso às sessões, os pacientes devem ser encaminhados pelos médicos do instituto.
Segundo a fisiatra e acupunturista do Icesp, Rebeca Boltes Cecatto, as fininhas agulhas metálicas introduzidas levemente nas parte superior da pele das mãos, pés e em outros pontos dependendo do tipo da doença a cada sessão, conseguiram diminuir significativamente as dores, náuseas, vômitos e insônia causadas pela quimioterapia e radioterapia. São atendidos em média 40 pacientes por semana em sessões de 40 minutos, duas vezes por semana.

Aumentam chances de gravidez após acupuntura
De forma semelhante, o procedimento mostra resultados positivos em mulheres que têm problemas para engravidar. Atualmente, sessões de acupuntura estão sendo realizadas antes e depois de fertilizações em vitro - transferência de embriões para o útero da mulher, fertilizados em laboratório - com o intuito aumentar as chances de gravidez em mulheres inférteis.

Segundo o ginecologista e acupunturista Paulo Farber, responsável pelo grupo de acupuntura e fertilização em vitro da clínica Chedid Grieco, fazer uma sessão anterior à fertilização e outra depois, cada uma de pelo menos 30 minutos, pode aumentar em mais 30% as chances da mulher engravidar. Os pontos escolhidos estão localizados nas pernas, no baixo abdome, nas orelhas e na região lombar.

- Sempre que você faz (a acupuntura) vai havendo a dilatação das veias de alguma região do organismo e muito deste efeito afeta os órgãos reprodutores femininos, seja melhorando a circulação no local, seja para nivela os níveis hormonais.

Conhecimento milenar
Prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é reconhecida no Brasil entre as 50 especialidades médicas selecionadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), AMB (Associação Médica Brasileira) e pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica).
Segundo o presidente da Amba (Associação Médica Brasileira de Acupuntura), Ruy Tanigawa, existem 3.000 médicos com título de acupunturista no país. Para ser um deles, o profissional deve ser médico formado e depois se especializar. Somente após adquirir o título de acupunturista, fica apto a selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas, de acordo com o problema do paciente.
- A acupuntura alivia os sintomas decorrentes destes tratamentos e principalmente atua no sistema nervoso central, atuando na liberação de neurotransmissores, que proporcionam menor ansiedade, nervosismo, irritabilidade, e melhoram a qualidade do sono e a disposição física.
No caso de pacientes com câncer, ajuda a aliviar os quadros de dor e vômitos muito frequentes durante o tratamento da quimioterapia e radioterapia.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) citou no relatório Acupuncture: review and analysis of controlled clinical trials (Acupuntura: revisão e análise de exames clínicos controlados), de 2002, outros benefícios da acupuntura em tratamentos como o câncer. Segundo o relatório, a acupuntura nestes pacientes tem uma função analgésica imediata, semelhante ao uso de analgésicos como a codeína e a petidina, com efeitos mais efetivos depois de dois meses.
Ainda segundo a OMS, a acupuntura ainda é útil no tratamento de disfunções sexuais, como problemas de ereção e ejaculação precoce e em casos de infertilidade. Nestes casos, a técnica tem se mostrado mais efetiva do que o uso de placebo, além de ser útil para pacientes com problemas na próstata. Nas mulheres, a técnica mostrou-se eficiente para diminuir infecções urinárias e problemas na uretra, assim como ajudar no tratamento de fertilidade.

Fonte:http://migre.me/auIxR

Acupuntura craneana - Técnica de Yamamoto

27 de ago. de 2012

Dor lombar e Cranioacupuntura

Um estudo feito em São Paulo revelou que uma nova técnica de acupuntura diminui o uso de antiinflamatórios em pacientes que sofrem com dores lombares, na região das costas.

A técnica é chamada de Cranioacupuntura de Yamamoto, que é o nome do medico japonês que a desenvolveu, e já é aplicada para curar a dor de diversas partes do corpo. Algumas agulhas são colocadas em pontos da cabeça que estão associados a órgãos do corpo humano. Segundo os médicos, a ação sobre terminações nervosas libera o fluxo de substâncias que aliviam a dor.
Por causa de uma dor de cotovelo, a artista plástica Carla Sartori chegou a realizar 40 sessões de fisioterapia e seis sessões de infiltração, além do uso de alguns medicamentos. Mas foi somente com a acupuntura que o problema começou a se resolver.
- No primeiro dia já melhorou 80%.
O tratamento já está disponível em alguns postos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Veja mais no vídeo abaixo:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/nova-tecnica-de-acupuntura-reduz-uso-de-antiinflamatorios-em-pacientes-com-dores-20100914.html

Aglomera não!