11 de out. de 2012

O Yin e o Yang


O Yin e o Yang apresentam uma estruturação de oposição que forma uma composição inicial dos opostos.
A observação e análise feita pelos chineses concluiu as seguintes divisões: claro e escuro, frio e quente, direita e esquerda, função e substância, inércia e movimento, descendência e ascendência.
O Yin representa o escuro, o frio, a direita, a função, a descendência e a inércia; o Yang, por sua vez, representa o claro, o quente, a esquerda, a substância, a ascendência e o movimento.


Em relação à sua classificação, o Yin ou o Yang está presente em todas as coisas;
assim, todas as coisas devem ser comparadas umas com as outras, pois, segundo a
teoria, no todo (TAO) sempre existe um tanto Yin e outro Yang.
Podemos concluir que determinado objeto possui uma predominância Yin ou Yang, porém teremos que fazeruma comparação entre esse objeto e outro para que possamos determinar
comparativamente aquele mais Yin ou Yang.
Yin e Yang são as leis que regem o céu e a terra, o principio de todas as coisas.
No universo, tudo pode ser Yin ou Yang, e sempre existirá o seu oposto, sendo suas
oposições movimentos que realizam as mudanças na natureza.
Já suas habilidades de combater e controlar um ao outro são necessárias, pois desta forma será constituído o movimento natural do universo e mantido o seu equilíbrio.
Quando ocorre uma desarmonia ou desequilíbrio no ser humano, isto causa o
estabelecimento da superioridade do Yin ou do Yang, surgindo as patologias.
A Teoria dos Cinco Elementos, juntamente com a Teoria Yin-Yang, consiste em uma ferramenta importante para a Medicina Tradicional Chinesa.


Os Cinco elementos – a madeira, o fogo,a terra, o metal, e a água – são os elementos básicos do mundo material e estão em constante movimento e mudança, numa relação de interdependência e controle.
A Madeira é o elemento que representa o arquétipo do nascer, crescer e desenvolver, sendo conhecida como o “elemento da vida”; a essência da vida reside no Fígado.
O Fogo consiste no auge do ciclo dos Cinco elementos, simbolizando o verão e o
calor e representando a energia do Coração e da Alegria.
A Terra representa uma pausa no ciclo; a energia está manifesta pela meditação,
seu órgão é o Baço–Pâncreas e a sua víscera o Estômago.
O Metal vem a ser o crepúsculo do ciclo; o órgão a ele atribuído é o Pulmão e a
víscera o Intestino Grosso, manifestando-se emocionalmente pela tristeza e melancolia.
A Água representa o momento em que a energia está no seu mínimo, preparando-se.
para o início de um novo ciclo; é representada pelo frio e inverno e sua energia reside
nos Rins.
As substâncias fundamentais para manutenção das atividades vitais do corpo humano são o Qi ou Ki (na língua Japonesa), definido como a energia que se manifesta simultaneamente sobre os níveis físico e espiritual.
O Jing e o Qi são considerados fundamentos do Shen (mente) que se constitui em “Shen ancestral” e “Shen adquirido”.
 O Xue (sangue) é uma forma de Qi
muito denso e material tendo um relacionamento com o Qi original.
O Xue (mãe do Qi) produz e nutre o Qi. Jin ye (fluídos corpóreos) engloba a totalidade dos líquidos normais do corpo, sendo o Jin a parte leve, sutil e rara dos líquidos somáticos que circula na superfície do corpo, e o Ye a parte pesada, turva e viscosa dos líquidos, circulando no interior do corpo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o desequilíbrio energético dos cinco elementos
ocasionará diversos distúrbios físicos e psíquicos

10 de out. de 2012

Acupuntura protege o fígado no uso contínuo de medicamentos



Lesões hepáticas

A acupuntura  é uma boa alternativa para controlar os danos ao fígado causados pelo uso contínuo de alguns medicamentos.
A constatação é do médico veterinário e acupunturista Alexandro dos Santos Rodrigues em sua tese de doutorado pela USP.
O trabalho, realizado em modelos animais, investigou a influência da técnica milenar chinesa no controle de lesões hepáticas.
"O fígado é responsável  pelo processo de metabolização de medicações. Algumas pessoas tomam medicamentos continuamente e isso causa danos ao funcionamento do órgão. Este trabalho comprovou que a acupuntura pode ser usada para reduzir os prejuízos causados pelo uso contínuo de medicamentos agressivos para o fígado", aponta.

Eletroacupuntura


"Na eletroacupuntura, as agulhas são conectadas a fios. Esses fios são ligados a uma máquina que envia um estímulo padronizado e contínuo para as agulhas", explica o pesquisador.
Os animais que passaram por sessões de eletroacupuntura no ponto E36 (localizado na perna, próximo ao joelho) ou no BP6 (próximo ao calcanhar) apresentaram diminuição de lesões hepáticas. Na comparação entre esses dois grupos, a progressões das lesões foi menor nos ratos que receberam estímulo no ponto E36.
O veterinário induziu as lesões hepáticas por meio da tioacetamida, substância já usada no passado como agrotóxico em lavouras. Atualmente ela é utilizada nas indústrias de couro, têxtil e de papel. No meio acadêmico, esta droga é usada por pesquisadores em modelos científicos de indução de lesões no fígado.
"Quando a agulha da acupuntura é inserida na pele, ela causa um estímulo que percorre via nervosas do corpo chegando até a medula óssea. Através da medula, a informação chega no cérebro, onde neurotransmissores se encarregam de emitir respostas que são transmitidas e agem em um determinado local do corpo," completa.
Problemas no fígado
O veterinário explica que existem vários graus de lesões no fígado: inicialmente, após repetidas agressões hepáticas, ocorre uma fibrose que, se não tratada, evolui até chegar à cirrose. Esta pode originar neoplasias hepáticas (câncer). "Sabemos que o fígado tem grande capacidade de recuperação, mas somente até um certo grau das lesões hepáticas", explica.
Rodrigues trabalhou com 70 ratos wistar. Antes de iniciar o experimento, o médico colheu amostras de sangue onde avaliou oito marcadores sanguíneos ligados a lesões hepáticas. A dose de tioacetamina aplicada variou de acordo com o peso de cada animal.
Para poder aplicar as sessões de eletroacupuntura, o veterinário optou por usar o anestésico isofluorano, por via inalatória."A maioria dos anestésicos comuns interfere de forma significativa na função hepática, e isso poderia prejudicar os resultados", conta. A dose usada foi a necessária para manter os animais em semiconsciência.
Os animais foram divididos em 7 grupos: sadios (que não passaram por nenhum tipo de intervenção); controle para tioacetamida (aplicação apenas desta droga); controle para isofluorano (aplicação apenas deste anestésico); um grupo com aplicação de eletroacupuntura no ponto E36 (localizado na perna, próximo ao joelho) e outro no BP6 (próximo ao calcanhar). Os dois grupos restantes, E36s e BP6s, receberam aplicações em pontos "falsos", ou seja, em lugares próximos aos pontos verdadeiros (E36 e BP6), mas que não resultariam em nenhum efeito ligado a proteção hepática.
Após a pesagem e a aplicação da tioacetamida, os animais eram sedados e, em seguida, recebiam as aplicações de eletroacupuntura durante 20 minutos. Na quarta semana do experimento, o pesquisador aumentou todas as doses de tioacetamida em 10%. Ao final das sete semanas, o médico colheu novas amostras sanguíneas para avaliar os oito marcadores.

Acupuntura protege o fígado


Todos os animais que receberam doses de tioacetamida apresentaram lesões no fígado. Mas nos grupos sem uso de eletroacupuntura, as lesões hepáticas eram muito maiores.

"Percebemos que no grupo controle para tioacetamida ocorreram danos consideráveis no fígado. Também encontramos muitas alterações ligadas aos oito marcadores de lesões hepáticas", conta o pesquisador. "Já no grupo controle para isofluorano, também constatamos que o fígado apresentava lesões, apesar de este anestésico ser considerado seguro contra ocorrência de danos hepáticos", aponta.

Rodrigues lembra que a hepatite C atinge de 2,5 a 4,9% da população brasileira. Já a cirrose hepática está entre as 10 maiores causas de morte no mundo ocidental. Não existe tratamento para estes casos, sendo que a única opção é fazer um transplante de fígado.


"Pense em alguém que precise tomar, diariamente, um medicamento que cause uma reação muito forte no fígado. O órgão seria afetado mesmo se estivesse em condições normais. Agora imagine se esta pessoa já estiver com o fígado comprometido devido à hepatite C ou à cirrose", questiona o pesquisador. 

"A acupuntura poderia ser usada como uma maneira de barrar grande parte dos danos ao fígado provocados pelo medicamento."







USP abre curso de especialização em Acupuntura



Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Acupuntura, realizado no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). As aulas, teóricas e práticas, acontecerão às quintas-feiras, das 14 às 20 horas, e serão ministradas de 12 de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2011.

8 de out. de 2012

ACUPUNTURA CRANEANA



A Craniopuntura vem a ser o método terapêutico que emprega o estímulo de pontos, áreas ou zonas na região do crânio, englobando principalmente a região onde há cabelo, porém a testa também é estimulada em determinadas abordagens diferentes.

A Craniopuntura também pode ser conhecida por diversos nomes diferentes, de acordo com a tradução:
• Acupuntura Craniana
• Crânio-acupuntura
• Acupuntura Escalpeana
• Escalpoterapia

Jiao Shun Fa
Uma pesquisa foi realizada por um médico neurologista chamado Jiao Shun Fa, que tinha 35 anos na época e trabalhava na região do norte da China.
Baseado nas frases de Mao Ze Dong, Dr. Jiao iniciou experimentos com associação da acupuntura com os seus conhecimentos de neuroanatomia e neurofisiologia para o tratamento de pacientes que apresentavam quadros de paralisias causadas por patologias cerebrais

YNSA
Técnica desenvolvida pelo Médico Japonês,Dr. Toshikatsu Yamamoto
Tendo uma base sólida de conhecimentos sobre a Medicina Ocidental, Dr. Yamamoto também possuía conhecimentos superficiais sobre a medicina oriental, em especial sobre a acupuntura, porém não a exercia na sua prática clínica.
Estudando cada vez mais a acupuntura e em específico os seus microssistemas, Dr. Yamamoto iniciou estudos e testes mais profundos e conseguiu, desta forma, descobrir novas áreas reflexas localizadas no crânio.

Utilização

A cranioacupuntura é uma técnica de acupuntura que utiliza o microssistema craniano para tratar as patologias do nosso organismo. É muito empregada no tratamento de problemas emocionais tais como: depressão, ansiedade, insônia, transtornos neurológicos, (seqüelas de AVC, Mal de Parkinson, Alzheimer, paralisias faciais, tremores, distúrbios da fala).

Tratamento 
Distúrbios locomotores, de sustentação do corpo e de afecções dolorosas. 

Distúrbios sensoriais

Atua sobre todo sistema neurológico, por exemplo, em seqüelas de AVC e outras doenças neurológicas.

Trata desequilíbrios, distúrbios e doenças envolvendo os órgãos internos e estão relacionados aos 12 meridianos principais da Medicina Tradicional Chinesa.

 Paresias e parestesias e também no controle de dores do aparelho locomotor.


Aglomera não!