13 de ago. de 2013

Acupuntura trata rinite, sinusite, asma e outras doenças respiratórias com sucesso



Quando chega o frio chegam também aos consultórios um número cada vez maior de pessoas queixando-se do agravamento de sua bronquite, sinusite, resfriado, rinite, amigdalite e outras doenças respiratórias que não escolhem suas vítimas: atacam crianças e adultos sem distinção de sexo. Doenças que, em alguns casos, poderiam até ser evitadas com cuidados básicos, e quase sempre estão ligadas a três fatores:
Com a chegada do outono e inverno, agravam-se as doenças ligadas ao sistema respiratório.
Além de mudanças bruscas na temperatura, aumentam, os níveis de poluição e a propagação de bactérias e vírus em ambientes fechados. O tratamento com acupuntura reduz a ansiedade e freqüência das crises provocadas por estas doenças, elimina gradualmente o uso de remédios e seus efeitos colaterais, e pode até mesmo curar estes males.
- Imunológicos: pessoas que têm sensibilidade a alimentos, mudanças de temperatura, poluição, pó, ácaros, pelos de animais ou principalmente fumaça de cigarro. Esta sensibilidade pode ser de caráter hereditário

- Agentes bacterianos e virais: a proliferação neste período é maior, não só pela maior incidência destes agentes mas também pelos ambientes freqüentemente fechados

- Emocionais: ansiedade, melancolia, stress e depressão baixam nossa resistência, abrindo a porta para os agentes causadores
Assim, deve-se evitar exposição ao vento frio ou mudanças bruscas de temperatura; procurar lugares com ventilação moderada para evitar contaminação; consumir bastante líquido e alimentos sadios; praticar exercícios e cuidar também da saúde emocional.


Nesta edição vamos falar um pouco mais da asma, que pode ser alérgica, infecciosa (bactéria ou vírus), gripal ou catarral. A asma brônquica pode manifestar-se desde a infância (sabe-se que o fumo na gravidez predispõe o bebê a desenvolver doenças respiratórias, entre elas a asma brônquica). É marcada por broncoespasmos e inflamações na mucosa da árvore brônquica, que geralmente agravam-se à noite - e por períodos de normalidade, recaindo depois devido a fatores entre os acima relacionados. Nas crises, a pessoa com asma reduz sua capacidade de trabalho, altera o humor, sofre dores nas costas, palidez, sudorese noturna, dificuldades de sono regular, boca seca e tosse.

O papel da acupuntura 

Asma é  portanto uma doença complexa, que envolve fatores imunológicos ou a impossibilidade de se evitar suas causas no mundo urbano poluído e estressante que vivemos hoje. Pesquisas recentes têm desenvolvido novas drogas para seu combate, mas ainda não correspondem à solução do problema o provocam desagradáveis efeitos colaterais, entre eles taquicardia, tremores, aumento da pressão arterial, alteração da mucosa bucal e mal estar. Além dos efeitos colaterais comuns ao uso prolongado de corticosteróides, entre eles glaucoma e doenças gastrointestinais como gastrite e úlcera, além de provocar aumento de peso, alterações hormonais, fragilização da pele, diminuição da resistência imunológica e osteoartrose.
Aí reside um dos principais diferenciais da acupuntura no tratamento de doenças respiratórias como a asma: a diminuição gradativa dos remédios utilizados e a conseqüente eliminação destes efeitos colaterais desconfortáveis. Aplicadas nos pontos corretos, as agulhas agem na liberação de endorfinas, provocando efeitos antialérgico, anti-inflamatório, analgésico e broncodilatação, além de aumentar as defesas e promover o equilíbrio emocional.
A duração do tratamento depende do estado geral da pessoa e recomenda-se, no início, de 1 a 2 vezes por semana. Com a melhora dos sintomas, aumenta-se o intervalo entre as aplicações. Na bronquite asmática (alérgica), a intensidade e freqüência das crises são reduzidas e, muitas vezes, só com algumas aplicações, o paciente já pode ter boa melhora. Cerca de 75% dos pacientes podem ter bons resultados com a acupuntura e mais da metade deste grupo pode ficar até "curado".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!