8 de ago. de 2013

Enxaqueca e Acupuntura



A enxaqueca é resultado de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética.
 Podemos ter uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muita pouca dor de cabeça.
Geralmente, porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. A dor é intensificada pela atividade física rotineira e associada com náuseas, fotofobia (intolerância ou hipersensibilidade a luz) e fonofobia (intolerância ou hipersensibilidade a barulhos).
A cefaleia popularmente conhecida como dor de cabeça, é um problema frequente na população. Muitos pacientes fizeram inúmeros exames e tratamentos para tentar se livrar da cefaleia, mas é muito difícil obter um resultado eficaz e duradouro com os remédios da medicina ocidental.
A Acupuntura é eficaz no tratamento da enxaqueca e das cefaleias. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 15% da população brasileira sofre de enxaqueca.
De acordo com um estudo publicado pelo Lia Oning Journal of Traditional Chinese Medicine, 94% das pessoas que sofriam de enxaqueca tiveram melhora com o tratamento de acupuntura.
 A técnica eleva a serotonina e libera endorfinas, provocando uma sensação de bem estar e relaxamento e de alivio da dor.
A duração da dor provocada pela enxaqueca pode variar de horas a dias, e ser sentida em diferentes locais da cabeça, como face, nuca e dentes.
Essas dores podem ser acompanhadas de enjoos, vômito, azia, falta de apetite, olhos vermelhos, lacrimejamento, alergias respiratórias, humor alterado, disfunção intestinal, tonturas, formigamentos, sudorese excessiva e dores no peito que se confundem com a síndrome do pânico. Algumas pessoas possuem uma dor tão intensa que precisam ficar isoladas no escuro e no silêncio
Alguns alimentos como queijos, frutas cítricas, banana, carne seca, feijão, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto e cerveja também podem ajudar a desencadear a enxaqueca.
O tratamento de acupuntura não se restringe em colocar agulhas no corpo, na orelha e cuidar com a alimentação. O principal é entender quais órgãos estão desequilibrados podendo tratar assim as causas e não apenas fazer desaparecer os sintomas correndo assim o risco das dores voltarem.
Portanto é indispensável iniciar o tratamento com uma consulta onde são avaliados os desequilíbrios físicos, os sintomas mentais e também uma avaliação do estado energético através de um exame físico geral completo e um exame do pulso e da língua (semiologia específica da Medicina Tradicional Chinesa).
As sessões de acupuntura são realizadas uma vez por semana, mas em momento de crise são necessárias aplicações mais frequentes. A frequência das aplicações assim como a duração do tratamento depende de cada paciente.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.
A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
1.Ativando um circuito denominado sistema supressor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
2. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
3.Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
4.Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!