10 de jan. de 2013

DEPRESSÃO: ACUPUNTURA MELHORA SINTOMAS



A depressão é uma doença comum e seu diagnóstico especializado. Os sintomas variam conforme o grau da doença, e nem sempre a tristeza caracteriza o problema. A fadiga e a apatia podem ter relação direta com a queda da energia, provocada pelos processos psicológicos que se instalam. O que varia são as causas que criam o quadro típico.
A falta de energia e a incapacidade de sentir prazer, presente em muitos pacientes depressivos, acabam afastando os indivíduos das atividades diárias e do convívio com outras pessoas, o que prejudica sua vivência afetiva.
Para que um indivíduo sinta prazer em suas atividades, precisa estar em estado mental que permita com que as áreas cerebrais responsáveis pelo bem estar, estejam livres de estímulos de outras áreas que possam inibir esta sensação. É impossível associar o prazer com conflitos psicológicos, idéias e irritação.
Pacientes depressivos sentem um cansaço que não melhora com o descanso ou com a inatividade, marcado pela falta de energia. Esse mal-estar drena a sensação de energia do paciente, que em casos intensos fica apático.
O diagnóstico é feito pelo médico a partir da intensidade dos sintomas. A acupuntura está indicada para energizar o paciente e, conforme o grau da depressão, é associada a outros procedimentos e medicações.

Fonte: AMBA NEWS - ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA DE ACUPUNTURA

AURICULO ACUPUNTURA - AGULHAS NA ORELHA





A Aurículo Acupuntura é outro recurso da Acupuntura para equilibrar o fluxo de energia no corpo humano. Essa técnica usa agulhas nos pavilhões auriculares (orelhas) e é indicada para diagnósticos e tratamentos de compulsão (vontade irresistível), de fumar, comer, beber e outros vícios. Além disso, por meio da estimulação do sistema endócrino, consegue-se o alívio de dores musculares, insônia e vários outros tratamentos.
Esse método usa o micro sistema de pontos energéticos localizados nas orelhas, e aplica microagulhas ou sementes de mostarda - usadas quando o paciente não consegue manter a agulha fixa ou surgem inflamações. O tratamento atinge a estimulação energética por até 8 dias. Outras seções de aplicação ficam a critério da avaliação médica Nestes casos, as microagulhas são cobertas por esparadrapo e retiradas a qualquer sinal de incômodo. Na região das orelhas existem mais de 120 pontos onde, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), há o cruzamento da grande maioria dos meridianos, canais por onde flui a energia do corpo humano.
Baseada nos conceitos filosóficos milenares da cultura chinesa, a Auriculo Acupuntura estabelece uma relação entre o macrocosmos e o microcosmos e os princípios da natureza. Prestando atenção, vê-se que a orelha é parecida com o corpo humano (um feto), contendo pontos reflexos de todos os órgãos e membros.

Fonte: AMBA NEWS - ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA MELHORA EM ATÉ 2/3 AS CONDIÇÕES DA ENXAQUECA



Uma noite mal dormida, um choque nervoso, estresse ou depressão, podem ser suficientes para que certos indivíduos, que hoje constituem boa parte da população, possam  sentir uma terrível dor de cabeça – a temível enxaqueca. Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA), Dr.Ruy Tanigawa, este mal se caracteriza por se repetir periodicamente sob a forma de dor unilateral no início e, às vezes, bilateral ou generalizada. Pode ser pulsátil, com crises que duram minutos e até vários dias. A dor pode se localizar, também, na região temporal ou em qualquer lugar da cabeça, rosto ou pescoço. Náuseas, vômitos, fotofobia, diarréia ou constipação, irritabilidade, sensação de cansaço e palpitações, são outros sintomas. Pode ocorrer a vermelhidão e inchaço dos olhos e lacrimejamento, além da congestão nasal e inchaço da mucosa dessa região.

O Dr. Ruy esclarece que alguns tipos de enxaqueca emitem sinais premonitórios. Ele disse que: “Ao sentir tais sinais, o indivíduo sabe que vai ter uma crise de enxaqueca; há rubor ou palidez facial, vertigens transitórias e anormalidades visuais. A pessoa começa a enxergar escotomas cintilantes (estrelinhas), surgem anomalias no campo visual e hemiplegia (paralisias). Estas anormalidades visuais e neurológicas se apresentam em 10% a 15% dos casos”.
PERFIL DO PACIENTE
Na medicina moderna, já existe até um perfil dos pacientes de enxaqueca. São pessoas ansiosas, se esforçam para atingir seus objetivos, têm desejo de perfeição, são amantes da ordem, inflexíveis, mais tensos do que pessoas normais, ressentidos e fatigados. Querem ter sempre a aprovação de seus atos por aqueles que os rodeiam.
A medicina vem estudando esta patologia há muitos anos, e constatou que ela reduz a atividade cerebral (veja área escurecida na tomografia), mas ainda não estabeleceu uma cura definitiva. Sabe-se que existe uma predisposição familiar, mas a enxaqueca é causada por vários fatores. Muitas vezes, uma medicação é prescrita. Porém, embora com resultados favoráveis, os pacientes deixam de administrá-la, sobretudo quando deve ser usada por muito tempo. Isto acontece por causa dos efeitos colaterais dos remédios. Entre esses efeitos indesejáveis, estão os distúrbios do sistema digestivo e efeitos sobre o sistema neurológico. O indivíduo sente-se mal, fora de seu estado normal, há interferência nos reflexos, e outras manifestações que prejudicam o cotidiano do paciente.
A Acupuntura chega a melhorar em até 2/3 as condições do paciente enxaquecoso, o que pode ser considerado algo significativo, sem que o indivíduo tenha de tomar remédios. Todos os meridianos do corpo humano estão correlacionados a órgãos internos, ligados ao cérebro. Assim, por exemplo, um ponto de Acupuntura localizado nos pés, está ligado a algum órgão via sistema nervoso central e, sendo estimulado pela agulha, pode aliviar a dor de cabeça. 
“Seja lá qual for o tipo de dor, é necessário estabelecer a causa, o que só pode ser feito por diagnóstico clínico executado por um médico”,  finalizou o Dr. Ruy Tanigawa.

Fonte: AMBA NEWS - ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA É CIENTÍFICA





As agulhas de Acupuntura possuem efeito bioelétrico. 
O conceito de Energia dos antigos chineses é atualmente compreendido como estímulo das fibras nervosas A-delta e C. Com os conhecimentos dos efeitos da agulha de Acupuntura em  neuroanatomia e neurofisiologia, o mecanismo da ação da Acupuntura tornou-se científico.
Hoje, a dor é uma das grandes indicações da Acupuntura. Por meio de determinado aprofundamento da agulha, o médico acupunturista  consegue mandar para o cérebro (Sistema Nervoso Central), um impulso biolelétrico  que bloqueia determinadas áreas e elimina a dor.


Fonte: Revista Paulista de Acupuntura

7 de jan. de 2013

Feliz 2013



Feliz 2013

Prezados leitores do Blog,
Agradeço a vocês a leitura das minhas postagens e os comentários enviados no meu e-mail.
Que este novo ano que inicia seja mais uma caminhada rumo a uma consciência maior sobre quem realmente somos e assim melhorar nossos atos para com nos mesmos, para com nossos semelhantes e para com o nosso Planeta já tão danificado pelos que não se importam com nada e nem com eles mesmos.

Neste Novo Ano desejo-lhes uma vida saudável e feliz!

Que gozemos sempre de uma boa energia de luta para poder mudar o que é possível para uma situação melhor!

Dra. Graciela

Aglomera não!