28 de jan. de 2013

Acupuntura nos problemas OFTALMOLÓGICOS





Os olhos refletem a alma e, também a saúde. É a única janela que nos proporciona sentir as imagens do nosso mundo. A qualidade dessas imagens captadas depende dos olhos e também do estado geral do organismo.
Muitas doenças podem interferir na qualidade da visão, entre as mais conhecidas e preocupastes está à diabetes, a hipertensão sanguínea entre outras. Estas duas doenças produzem a deterioração do sistema de irrigação de sangue, nos olhos. As artérias que levam o sangue para os olhos começam fechar e, assim a visão decresce em função da pouca irrigação sanguínea do nervo ótico. Como a diabetes e a hipertensão são doenças muito comuns, atingem uma grande parte da população que, muitas vezes, não sabem dos perigos dessas doenças inimigas da visão.

Contudo muitas outras doenças podem atingir os olhos. Na medicina chinesa, a acuidade visual ou a qualidade da visão depende principalmente do bom funcionamento dos seguintes órgãos: rim, baço/pâncreas e fígado.

Rim- é do Movimento Água (meridiano do Rim) responsável pela boa hidratação dos olhos, através da lágrima, e do humor aquoso. Todo o sistema ocular depende de uma boa hidratação para funcionar.
Baço/pâncreas é do Movimento Terra, responsável pela absorção e processamento dos alimentos para fornecer as substancias nutritivas para o organismo. Além disso, administra os líquidos internos mantendo a circulação e o armazenamento de todos eles, como a linfa, sangue, muco gástrico lagrima, saliva, liquido raquidiano, humor aquoso e outros. Quando existem problemas nessas funções os tecidos não recebem adequadamente os alimentos que vem através da circulação de sangue e dos líquidos orgânicos.

Fígado- é do Movimento Madeira responsável pela clareza da visão. Funciona como um controlador do foco da imagem. Uma frase antiga da medicina chinesa fala que “o fígado abre-se nos olhos e os olhos refletem a condição do funcionamento do fígado.” O fígado melhora ou deteriora imediatamente a função da visão. Um exemple disso é a queda da visão por ingestão de álcool ou drogas.
No tratamento de todas as patologias do sistema ocular, pela acupuntura, é necessário examinar o Rim, o Fígado e o Baço/pâncreas, pelos métodos de diagnóstico tradicionais da Medicina Tradicional Chinesa, principalmente pelo exame do pulso e da língua.
 Além disso, é preciso tratar os pontos de ação ao redor dos olhos. Mesmo em doenças como o glaucoma, o tratamento baseado nesse roteiro produz o controle da pressão ocular e a redução do uso de colírios.

A acupuntura é realmente eficaz no tratamento das doenças dos olhos e da visão.

Aglomera não!