19 de fev. de 2013

Esporte e Acupuntura



Confira 11 tormentos que a acupuntura pode evitar



Consagrada no tratamento de dores e contusões, a terapia chinesa agora se destaca como aliada na prevenção de problemas ligados aos esportes

Atletas profissionais do nível de Neymar já lançam mão delas há algum tempo para aliviar processos dolorosos e se recuperar rapidamente de desgastes musculares. Acontece que, aqui no Brasil, a terapia chinesa estava quase totalmente restrita ao tratamento de lombalgias, tendinites e outros transtornos decorrentes do excesso de exercício físico. Mas o conceito de que ela pode impedir o surgimento desse tipo de problema começa a ganhar força em território nacional. 

"A filosofia da acupuntura sempre foi focada na prevenção", informa o médico do esporte e especialista nessa técnica milenar Daniel Gentil, da Universidade Federal de São Paulo. Isso porque as agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados, originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente. "Aliás, grande parte dos quadros surge de antigos problemas mal reabilitados", adverte Liaw Chao, eletroacupunturista com foco em esportes do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).
 

Vale ressaltar que o método deve ser adaptado para cada prática. É que o acupunturista precisa identificar as áreas mais sujeitas a contusões com base na atividade física escolhida pelo paciente. A par dessas informações, ele aplica as agulhas em pontos específicos. "Cada esporte gera uma sobrecarga única em determinadas regiões", reforça Joel Steinmen, médico do esporte e acupunturista de Florianópolis, em Santa Catarina. "A acupuntura trabalha na estimulação dessas áreas a fim de encontrar e manter o equilíbrio para que as lesões não apareçam", completa.
 

As agulhadas nos protegem por uma série de motivos. Elas relaxam a musculatura, facilitam a circulação sanguínea, controlam processos inflamatórios e trazem uma sensação prazerosa por promoverem a liberação de endorfinas. 

 

Fonte:  http://saude.abril.com.br - por Olivia Nachle | design Pilker | ilustração AP303

Aglomera não!