23 de abr. de 2013

Acupuntura trata Tonturas (Vertigens)




A Medicina Ocidental está voltada apenas para o quadro clínico de vertigem pura ou vertigem propriamente dita (Síndrome de Menière).

A Medicina Tradicional Chinesa considera 4 estádios de evolução: normal, aparentemente normal, instabilidade temporária ou prolongada e vertigem propriamente dita. São importantes a análise e o tratamento dos pacientes aparentemente normais e dos que têm instabilidade, para não chegar ao quadro tardio da vertigem pura.

Ao se fazer o teste de Romberg, é possível detectar a instabilidade do paciente: é positivo quando a perda de equilíbrio ocorre em frações de segundo (ou em poucos segundos) e negativo quando a estabilidade se mantém por mais de 60 segundos. O grau de instabilidade pode ser avaliado pelo tempo que demora em apresentar a sintomatologia.

O equilíbrio é responsabilidade do sistema vestíbulo-coclear e do cerebelo.

 Este só funciona quando o paciente está com os olhos abertos: ao fechar os olhos, todo o equilíbrio passa a ser feito apenas pelo sistema vestíbulo-coclear. O teste de Romberg consiste em colocar o paciente na posição em pé, com os olhos fechados e observar o seu equilíbrio. O teste de Romberg sensibilizado consiste simplesmente em colocar o paciente em pé, com um dos membros inferiores posicionado à frente. Caso o teste seja positivo, indica comprometimento do sistema vestíbulo-coclear,localizado no ouvido interno.

É frequente a instabilidade em pacientes com idade mais avançada, manifestando-se, às vezes, por tonturas ou lipotímia em mudanças de posição ou de decúbito. Um paciente com instabilidade pode manifestar a sintomatologia em situações de aumento do Yang.

Como o sistema vestíbulo-coclear contém um líquido que é a endolinfa, precisa receber muita Água celeste e terrestre.

A Água terrestre é fornecida principalmente pelo meridiano do Rim. A Água celeste é fornecida pelo Céu, principalmente através do Meridiano do Coração (“Fogo imperial”), e do Meridiano da Circulação Sexo (“Fogo ministerial”).

Toda a patologia do sistema vestíbulo-coclear está ligada à falta de endolinfa, consequente à falta de Água que necessita.
A endolinfa é o liquido alojado na parte mais interna do ouvido interno, ela transmite as vibrações sonoras e as alterações da posição do corpo.


 Não havendo endolinfa  suficiente, os cílios do sistema vestíbulo-coclear não se movimentam na mesma proporção dos movimentos da cabeça ou do corpo e não ocorre a compensação, o que leva à perda do equilíbrio.
Zumbido
O zumbido (“tinnitus”) também tem a origem na falta de endolinfa. Compara-se à planta colocada sob o sol, cujas folhas secam e se fragmentam em minúsculos pedaços que fazem um ruído (como se fossem transformados em pó).

Observação: um paciente pode ter o zumbido sem necessariamente apresentar perda do equilíbrio. Não há explicação conhecida, mas provavelmente se trata de descompensação em diferentes áreas dentro do mesmo sistema.

O tratamento com Acupuntura é simples e eficaz.
Também é usada no começo do tratamento uma Dieta alimentar para fortalecer o Rim e o paciente é orientado para evitar as fadigas (física, sexual e mental) que acabam agredindo a energia do Rim.

Observação:
O zumbido pode se tornar crônico, quando o R está debilitado há muito tempo.
Deve-se investigar ainda a possibilidade de haver otosclerose, que é sempre consequente ao Frio intenso no local. Consiste na calcificação das estruturas porque a polaridade negativa interna provocada pelo Frio atrai íons de cálcio (íons positivos para tentar equilibrar o Frio intenso).

Aglomera não!