5 de jun. de 2013

Gota e Acupuntura (1)



A gota é uma doença metabólica acompanhada de acúmulo anormal de ácido úrico no organismo, o que causa artrite aguda, geralmente monoarticular (que afeta principalmente a articulação metatarso-falângica e às vezes, tornozelos e joelhos) e, nas fases tardias, causa artrite crônica deformadora que afeta outras articulações, como cotovelos, causando formações de "tofos".

Esse acúmulo anormal de ácido úrico, sob a forma de cristais de uratos, em articulações, tecido subcutâneo e também no tecido intersticial renal deve-se ao aumento da biossíntese de cristais de uratos, causado pelo aumento de ingestão de purina alimentar, hipercatabolismo celular (metaplasia mieloide, policitemia vera, anemia falciforme, anemia hemolítica, leucemia granulocítica, psoríase, etc.), ao aumento da síntese de purina (hiperuricemia primária) e à hipoeliminação urinária (insuficiência renal crônica, cetoacidose diabética, jejum prolongado, etc.).

A gota ocorre mais em homens (90%) acima de 30 anos e menos em mulheres, sendo que nelas a incidência é maior após a menopausa.


Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas.

Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura  em 146 doenças entre elas a gota ,onde se demonstra a melhora dos sintomas em 100 % dos casos com a redução do ácido úrico similar à medicação convencional 

Depressão e Acupuntura (3)

Algumas das medicações que podem produzir depressão são os esteroides, as anfetaminas, alguns antibióticos e analgésicos. Deixar uma determinada medicação também pode provocar uma depressão. Nos Estados Unidos há mais de 5 milhões de pessoas que tomam Prozac (Fluoxetina). E durante os últimos 7 anos chegaram a se documentar 31.000 casos de reações adversas a este medicamento tão comum.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma alternativa eficaz para o tratamento da Depressão.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a Depressão é um transtorno provocado por um bloqueio emocional com estancamento de Qi, cuja sintomatologia seria irritabilidade, tendência a chorar, dor na zona do hipocôndrio, insônia e, às vezes, sente-se um corpo estranho na garganta. Não é exatamente a mesma descrição da Medicina Ocidental, mas partilham certos aspectos.

No primeiro livro médico da MTC “O clássico de medicina interna do imperador amarelo” já havia teorias da origem da depressão. 

Em MTC, os problemas mentais e/ou emocionais como a depressão atribuem-se a um desequilíbrio ou bloqueio de um ou mais dos órgãos internos (Zang-Fu), alguns dos quadros mais comuns de desequilíbrio relacionado com a depressão são os seguintes:

- Êxtase de Qi (Energia) de Fígado (o que provoca insegurança, distensão hipocondríaca, arrotos, anorexia, etc.)
- Acumulação de flegmas  (falta de disposição, sensação de corpo pesado, pensamentos catastróficos, etc.).
- Deficiência de Yin de Coração (palpitações, insônia, ansiedade, etc.).

Se começam a surgir sintomas como os mencionados anteriormente e não se tratam, o transtorno se estenderá, afetando outros órgãos. Quanto mais se demora a ser tratado, mais tratamentos são necessários.

 

Um novo estudo piloto da Universidade de Arizona confirmou que os tratamentos utilizando a MTC para a depressão leve e grave são prometedores. Em 70% dos participantes do estudo, os sintomas diminuíram em 50%, no mínimo. Estas percentagens foram comparadas às obtidas com a psicoterapia e a medicação química. Este foi o primeiro estudo clínico controlado, de distribuição aleatória sobre a efetividade da acupuntura no tratamento da depressão em prensa científica ocidental. 




Fonte:
 www.roundtownnews.co.uk

Aglomera não!