13 de jun. de 2013

Acupuntura trata Fibromialgia

A Fibromialgia caracteriza-se por ser uma síndrome dolorosa crônica, apresentando dores em diferentes pontos, e distúrbios do sono entre vários outros sintomas.
Ocorre em cerca de nove mulheres para cada homem em idades variadas. Caracterizada, principalmente, por uma dor difusa, referido no sistema músculo-esquelético, acompanhado por fadiga, distúrbios do sono e pontos dolorosos pré-determinados.
É considerada uma síndrome porque é identificada mais pelo número de sintomas do que por uma má função específica. Não necessariamente apresentará todos os sintomas, mas outros podem estar presentes, como: parestesias (sensações estranhas na pele, sensação de calor, frio, de ferroada, etc.); dismenorréia (cólicas menstruais), dores de cabeça, dores articulares, corpo rígido de manhã, estes sintomas geralmente acompanhados de transtornos de ansiedade ou estados depressivos de diferente intensidade.
Incidência
Estima-se que a fibromialgia seja a terceira maior causa que levaria um indivíduo a procurar um reumatologista (Rosa Filho, 2004), sendo vista como uma das queixas reumáticas mais comuns, afetando 2% da população onde o predomínio é pelo sexo feminino cuja idade varia de 25 a 50 anos.
Causas
Alguns fatores isolados como traumas emocionais ou físicos, estresses como doenças, mudanças hormonais, etc., podem gerar dores ou fadiga generalizadas que não melhoram com o descanso e que caracterizam a Fibromialgia.
Outro fator importante é a falta de serotonina, que é produzida no nível delta do sono, constantemente interrompido na fibromialgia.
Alguns pacientes são capazes de identificar fatores que agrava as dores, como quadros virais, traumas físicos (acidentes automobilístico), traumas psíquicos (problemas com filhos, divórcios e outros), mudanças climáticas (especialmente o frio e a umidade), sedentarismo e a ansiedade são os mais relatados. Porém, o único achado relevante ao exame físico é a presença dos pontos dolorosos ou "tender points".
Sintomas Clínicos
A alteração mais evidente é a dor generalizada, mas é possível identificar rigidez generalizada no corpo, pela manhã e edema nas mãos e nos pés onde também são notadas paresias, principalmente nas mãos. Cansaço extremo que se mantém durante quase todo o dia. Acredita-se que devido a este sintoma, os pacientes com Fibromialgia não tenham tolerância ao esforço físico, mas é importante ressaltar que mesmo que pareça um paradoxo, esses pacientes devem, de forma orientada, estar atentos à prática de exercícios físicos, para estimular serotonina.
Cefaleia tensional, sensibilidade ao frio, vertigem, dificuldade de concentração, secura de olhos e boca, taquicardia, tensão pré-menstrual, irritabilidade e distúrbio de humor são, também, observados.
Diagnóstico
O critério para o diagnóstico é puramente clínico. Embora pareça que o paciente esteja fisicamente normal, um exame mais detalhado e minucioso demonstra áreas bastante sensíveis ao toque. São pontos hipersensíveis sobre músculos e ligamentos.
Para que seja confirmada qualquer suspeita sobre fibromialgia, deve-se obedecer alguns critérios estabelecidos, como presença de dor disseminada por 3 meses ou mais.
A dor é disseminada quando apresentar:
-Dor no hemicorpo esquerdo e direito;
-Dor acima e abaixo do punho;
-Coluna cervical;
-Parede anterior do tórax;
-Coluna torácica;
-Coluna lombar.
Em conjunto com a dor disseminada, é preciso que o paciente sinta dor pelo menos em 11 dos 18 tender points, que são pontos palpáveis, hipersensíveis, espalhados por todo corpo:


-Região occipital: bilateralmente, nas inserções dos músculos;
-Coluna cervical inferior, nos espaços intertransversais, bilateralmente;
-Trapézio, bilateralmente, no ponto médio da borda superior;
-Supra-espinhoso, bilateralmente, nas origens e acima da espinha escapular e da borda medial da escápula;
-Segunda costela, bilateralmente, no 2º espaço intercostal e articulação condrocostal;
-Epicôndilo lateral: bilateralmente, 2 cm abaixo dos epicôndilos;
-Região glútea, bilateralmente, nos quadrantes superolaterais e abaixo do piriforme;
-Trocânter maior, bilateralmente, posterior à proeminência trocantérica;
-Joelho, bilateralmente nas interlinhas mediais e no local de inserção dos músculos da pata de ganso. (Hirakui, 2004).


O tratamento com Acupuntura.

A base de tratamento da Acupuntura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distribuídos no organismo humano por onde passa a energia vital.
As agulhas são colocadas nos pontos onde existe mais dor, mas principalmente nos meridianos do Fígado e do Rim.
Para a Medicina Tradicional Chinesa o meridiano do Fígado é responsável pelo bom funcionamento dos músculos e tendões e o meridiano do Rin pelo bom funcionamento dos ossos e do sistema nervoso.
Equilibrando estes meridianos desaparecem as dores, a insônia,a fadiga e a depressão.
Sim, o tratamento da Fibromialgia com acupuntura é extremamente eficaz.


Aglomera não!