26 de jun. de 2013

Acupuntura trata Hérnia de Disco

Nosso organismo é percorrido por milhares de nervos, onde estes são ligados do cérebro a todas as outras partes do nosso corpo.
Quando fazemos algum movimento, um passo, por exemplo, primeiramente o cérebro pensa no movimento, e logo em seguida este impulso nervoso percorre todo nosso corpo através de um trajeto de neurônios ate chegar na perna.
Nossos nervos passam dentro do canal medular e saem para inervar entre as vértebras, ou seja, entre uma e outra vértebra, onde este espaço deixado para a inervação é preenchido por um disco cartilaginoso. Estes discos chamados de discos vertebrais são feitos para dar espaço entre uma e outra vértebra, além do espaço para a saída dos nervos.
Se a coluna estiver sem alteração nenhuma nestes discos, não haverá compressão das raízes nervosas, caso o disco esteja com alguma alteração vai haver um pinçamento da raiz nervosa, causando parestesia e formigamento.









Quando temos a compressão dos nervos haverá sintomas como:
- dor irradiada
- dor na coluna
- dor na coluna e nas pernas
- dor na perna
- formigamento na coxa e perna

Estes sintomas descritos estão relacionados ao nível da coluna onde a compressão ocorreu, onde os nervos foram pinçados.


Na figura vemos uma hérnia de disco entre L4 e L5, causando dor e formigamento na região do dermátomo. 
Dermátomo: Inervação dos nervos que tem origem na coluna vertebral.Cada dermátomo tem sua origem em uma região específica da nossa coluna.




Causas
- obesidade
- esforço físico de forma errada
- sobrecarga no disco
- postura errada
- carregar peso sem abaixar corretamente


Tratamento Acupuntura

- Acupuntura sistêmica
Pontos relacionados aos meridianos afetados
Tonificar RIM e BEXIGA

O resultado é realmente satisfatório.  



Aglomera não!