29 de jul. de 2013

Acupuntura cardiológica



ACUPUNTURA PODE DILATAR ARTÉRIA CORONÁRIA
Pesquisa inédita mostra que Acupuntura
pode ser útil nos casos de infarto e angina

 “As Influências Clínicas do Efeito da Acupuntura nas Doenças Coronárias”, foi a pesquisa inovadora que o Dr. Zhou Xiao-Qing assumiu em 1992 como vice-diretor da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) de Hunan - China. O trabalho foi pioneiro no uso da angiografia coronária para observar os resultados da aplicação de Acupuntura no ponto C6, um dos locais onde, na ocorrência de problemas agudos, há acúmulo do Qi (energia vital do organismo).

Por meio do estudo, comprovou-se que o estímulo deste ponto auxilia a regularização da circulação do Qi na área afetada, ao dilatar a artéria coronária. Puncionar este local pode resolver, portanto, inúmeros problemas de saúde relacionados ao entupimento de vasos e prevenir outros, tais como enfarto e angina.

Foram aplicadas sessões de  Acupuntura em 40 pacientes com sintomas variados, como aperto no peito, palpitação, respiração curta, dores no coração. Em parte deles, o tratamento foi aplicado uma vez por semana. Os demais receberam aplicações diárias.

Em ambos os casos, comprovou-se a eficácia da aplicação da Acupuntura para melhorar os sintomas clínicos das doenças coronárias, influenciando na freqüência, no nível e no tempo de duração das dores e melhorando o funcionamento cardíaco de maneira geral.

Concluiu-se também que, com maior número de aplicações, mais sintomas são solucionados. A freqüência e a duração das dores, por exemplo, só diminuíram consideravelmente nos pacientes em que a aplicação foi diária.

A pesquisa ganhou o 3º Prêmio de Desenvolvimento Científico do Estado de Hu Nan. Na palestra que fará no Congresso da AMBA, o Dr. Zhou detalhará os métodos e resultados e falará das aplicações práticas deste estudo.

O pesquisador se formou em 1978 e obteve doutorado em 1998. Especialista de destaque, já recebeu 4 prêmios de Progresso Científico pela Província de Hunan e 6 pelo Ministério da Educação da China
Fonte: AMBA MED

Aglomera não!