8 de jan. de 2014

Você sabia que existe cefaleia (dor de cabeça) por USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTO?



 Cefaleia por uso excessivo de medicamento (CEM) é uma cefaleia crônica induzida por consumo de analgésicos ou outros fármacos para migrânea aguda ou para a cefaleia do tipo tensional.

Pode ocorrer se o medicamento é utilizado em mais de 10 a 15 dias por mês. A interrupção do uso das medicações é a única maneira de resolver esta cefaleia.
Em centros especializados, dentre os pacientes com cefaleia diária, CEM é uma das causas mais frequentes sendo tal diagnóstico considerado em cerca de 50% dos casos.

Quais são as características da CEM?
A cefaleia bilateral é mais frequente (comparada com a migrânea, mais unilateral). A dor é em aperto ou em pressão não sendo tipicamente pulsátil, como na migrânea.

Quais são as consequências do uso excessivo de medicamentos por cefaleia?
É descrito que as consequências da cefaleia são maiores em pacientes com CEM, o que leva a uma pior qualidade de vida. Pacientes com outros quadros de dor (dor crônica musculoesquelética, doenças reumatológicas) também podem desenvolver cefaleia por uso excessivo de medicamentos devido à ingestão diária de analgésicos, especialmente se tais pacientes já tiverem história de cefaleia primária. Na maioria dos casos, o abuso de medicamento não é uma drogadição/vício a determinada substância.

O que precisa ser feito?
As diretrizes atuais sugerem a retirada, imediata ou gradual, do analgésico em uso excessivo. Para os pacientes em uso excessivo de opióides, benzodiazepínicos ou barbitúricos é recomendada a suspensão da medicação em abuso em regime de internação, em centros com acompanhamento multidisciplinar, pelo efeito psicotrópico destas substâncias.
 Tratamento preventivo farmacológico no caso da migrânea crônica se esta for a cefaleia primária subjacente. Pode haver melhora da eficácia da profilaxia farmacológica, neste caso, com a retirada da medicação em uso abusivo.


O Tratamento não medicamentoso da cefaleia pode ser feito de forma eficaz com Acupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!