11 de jan. de 2014

Mecanismo de ação da Acupuntura



Há duas maneiras de explicar o mecanismo de ação da acupuntura, que consiste na inserção de agulhas em determinados locais (pontos de acupuntura), levando-se em conta a visão “oriental” ou “ocidental”:
- Oriental ou energética: a estimulação dos pontos de acupuntura nos Canais de Energia visa harmonizar o fluxo de energia para os Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu), distribuindo energia para a matéria de maneira adequada, pois excesso ou diminuição (até o esgotamento) de energia significa mau funcionamento dos mesmos;
- Ocidental ou científica: a inserção de agulhas causa diferença de potencial elétrico nas fibras nervosas A-delta e C, conduzindo o estímulo para o sistema nervoso, por via humoral (experimentalmente comprovada pelo mecanismo de circulação cruzada) ou através da liberação de substâncias como endomorfinas, encefalinas, betaendorfina, responsáveis pela analgesia sendo que o estímulo da acupuntura ocorre em nível cerebral.

A compreensão do mecanismo de ação da acupuntura tem ocorrido graças às pesquisas realizadas, especialmente no Ambulatório de Acupuntura do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP, que visam seu esclarecimento.

Fonte: CenterAo

8 de jan. de 2014

Você sabia que existe cefaleia (dor de cabeça) por USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTO?



 Cefaleia por uso excessivo de medicamento (CEM) é uma cefaleia crônica induzida por consumo de analgésicos ou outros fármacos para migrânea aguda ou para a cefaleia do tipo tensional.

Pode ocorrer se o medicamento é utilizado em mais de 10 a 15 dias por mês. A interrupção do uso das medicações é a única maneira de resolver esta cefaleia.
Em centros especializados, dentre os pacientes com cefaleia diária, CEM é uma das causas mais frequentes sendo tal diagnóstico considerado em cerca de 50% dos casos.

Quais são as características da CEM?
A cefaleia bilateral é mais frequente (comparada com a migrânea, mais unilateral). A dor é em aperto ou em pressão não sendo tipicamente pulsátil, como na migrânea.

Quais são as consequências do uso excessivo de medicamentos por cefaleia?
É descrito que as consequências da cefaleia são maiores em pacientes com CEM, o que leva a uma pior qualidade de vida. Pacientes com outros quadros de dor (dor crônica musculoesquelética, doenças reumatológicas) também podem desenvolver cefaleia por uso excessivo de medicamentos devido à ingestão diária de analgésicos, especialmente se tais pacientes já tiverem história de cefaleia primária. Na maioria dos casos, o abuso de medicamento não é uma drogadição/vício a determinada substância.

O que precisa ser feito?
As diretrizes atuais sugerem a retirada, imediata ou gradual, do analgésico em uso excessivo. Para os pacientes em uso excessivo de opióides, benzodiazepínicos ou barbitúricos é recomendada a suspensão da medicação em abuso em regime de internação, em centros com acompanhamento multidisciplinar, pelo efeito psicotrópico destas substâncias.
 Tratamento preventivo farmacológico no caso da migrânea crônica se esta for a cefaleia primária subjacente. Pode haver melhora da eficácia da profilaxia farmacológica, neste caso, com a retirada da medicação em uso abusivo.


O Tratamento não medicamentoso da cefaleia pode ser feito de forma eficaz com Acupuntura.

7 de jan. de 2014

Síndrome do Túnel do Carpo


A chamada Síndrome do Túnel do Carpo é a manifestação clínica decorrente da compressão de um nervo periférico mais comum no ser humano. Ocorre em  pessoas que executam trabalhos repetitivos, como a digitação em teclados de computadores, os carpinteiros, os que usam instrumentos vibratórios ou que operam máquinas pesadas.

Ocorre mais em mulheres, não sendo incomum  sua manifestação inclusive durante a gravidez. Geralmente acomete um dos punhos e mão, provocando dor e formigamento, sensação de choque ou queimação, que se manifestam de forma mais intensa durante o período noturno, quando  despertam o paciente. Ocorrerão outros sintomas de dor ou desconforto que poderão manifestar-se  em locais distantes, como o cotovelo ou o ombro.

A compressão do nervo que provoca essa síndrome pode, na verdade, ocorrer em muitos locais de seu trajeto por onde passa no membro superior, mas na maioria das vezes sua compressão ocorre na linha que divide o punho da mão, logo abaixo do local onde colocamos o relógio de pulso. O seu diagnóstico exige exames neurofisiológicos que o médico assistente irá solicitar.

O seu tratamento pela acupuntura é feito pela aplicação de agulhas cujo objetivo é a normalização  da função do nervo acometido e dos músculos que são inervados por ele, e também auxiliar na normalização das atividades cerebrais que controlam a atividade daquele nervo.

A soma dos efeitos desses estímulos podem auxiliar na redução da dor e dos sintomas sensitivos como a dormência e o formigamento. Outros benefícios considerados secundários ao estímulo produzidos com as agulhas incluem a melhora da qualidade do sono, a redução da ansiedade e a melhora do humor.


Obrigado 2013, a todos e ...


Aglomera não!