21 de dez. de 2015

O sono e o emagrecimento



Nos dias atuais temos dormido cada vez mais tarde. A privação do sono está diretamente ligada à dificuldade para emagrecer. O sono é uma necessidade básica e fundamental para que tenhamos uma vida saudável 

É durante o sono que o nosso corpo se recupera dos desgastes do dia, e é quando o nosso cérebro classifica e armazena nossas memórias. Quando o sono é insuficiente ele gera inúmeros desequilíbrios hormonais como alteração dos reguladores de apetite, aumento das taxas de incidência de diabetes e hipertensão, redução de vigor físico podendo causar envelhecimento precoce, maior susceptibilidade em contrair infecções, irritabilidade, frustração, dificuldade de concentração e sonolência.

Poucas horas de sono está relacionado ao aumento de peso e excesso de gordura corporal. Estudos demonstram que sono inadequado altera os níveis do hormônio cortisol que é liberado em excesso, favorecendo o ganho de peso e acumulando gordura abdominal. Com o cortisol alto o corpo entende que está em perigo, sofrendo "ameaça" e envia mensagens para poupar energia e estocar gordura 👀 Assim estimulam a produção dos adipócitos (células que armazenam gordura). Poucas horas de sono vão diminuir a produção do hormônio melatonina, que irá causar níveis baixos do hormônio leptina que é responsável pela sensação de saciedade, e vai estimular altos níveis de grelina, hormônio responsável pela fome. O que isso significa? Que a pessoa que dorme mal tem seus hormônios alterados e dessa forma aumenta a fome e vontade de comer guloseimas e consequentemente diminui a busca por alimentos saudáveis e pouco calóricos. Como a saciedade é diminuída o indivíduo fica com fome o tempo todo e gera compulsão alimentar. Alimentos que estimulam o sono são aqueles que levam ao aumento da serotonina e da dopamina, que são hormônios responsáveis pela sensação de relaxamento cerebral e que irão induzir a formação de melatonina. Sentir fome ou comer em excesso também pode atrapalhar o sono. Por isso bem além de usar um "tarja preta" para insônia você precisar tratar o intestino. Isso mesmo: 80% de nossa serotonina que produz melatonina é produzida no intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!