18 de dez. de 2015

O NATAL e as festas de FIN DE ANO: OS EXAGEROS NA COMIDA




É natal, é uma ocasião cristã, onde esperamos o renascimento, a paz e a fraternidade, uma época única, mas dentro desse contexto além dos gastos com presentes, nos deparamos sempre com uma mesa farta e guloseimas simplesmente irresistíveis.
 Muitos males desses excessos irão nos acometer.

Má digestão ou dispepsia refere-se a problemas gastrointestinais que provocam grande desconforto físico levando a complicações futuras se não diagnosticadas e tratadas.

SINTOMAS
Os sintomas incluem dor no estômago, azia, flatulência (gases), arrotos, sensação de estomago cheio, enjoos, dores abdominais, vômitos, sonolência após as refeições, sensação de inchaço e desconforto.
CAUSAS
Pode ser causada por uma doença do trato digestivo, como úlcera ou refluxo gastroesofágico, mas na maioria dos casos é por excesso de comida, ingerir muito liquido durante as refeições, comer rápido, comer gordura demais, alimentar-se durante situações estressantes. Fumar, beber muito álcool e usar medicamentos, podem piorar o quadro.

QUEBRA DE NUTRIENTES DURANTE A ALIMENTAÇÃO

Milhares de bactérias vivem no intestino grosso e não nos causam mal algum. No entanto as bactérias existentes necessitam de carboidratos e açucares para sobreviverem. No processo da quebra desses nutrientes elas geram gases como o hidrogênio, dióxido de carbono e metano. Em geral estes gases são expelidos sem maiores complicações, mas devido à quantidade e qualidade do alimento ingerido irá ocasionar a flatulência ou excesso de gases.
A FLATULÊNCIA
Com relação à flatulência é normal o organismo produzir gases, mas poderá ocorrer em situações determinadas uma produção maior de gases devido à alimentação, onde ocorrerão situações até embaraçosas, onde comer rápido demais e não mastigar direito os alimentos provocarão tudo isto. O mal cheiro nas fezes e nos gases, serão ocasionados devidos a bactérias presentes no cólon. Essas bactérias estão localizadas nos alimentos não digeridos.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA

Segundo a medicina tradicional chinesa a má digestão afeta diretamente o baço e provocam estagnação de energia no estômago. Também este processo poderá afetar o fígado com bloqueios e excessos de energia. Tudo isto se estiver acompanhado de distúrbios emocionais como raiva, preocupação, magoa e ansiedade tudo irá piorar.

A acupuntura é extremamente eficaz trazendo uma melhora quase imediata


Primeiros Cuidados após Ressaca e/ou Indigestão :

1. Use o primeiro de todos os remédios :água , tome muita água !



  2. Tome bebidas quentes e amargas (chá de boldo , carqueja)
  3.Tome suco de limão puro de preferência
  4.Mantenha os pés aquecidos , coloque meias de algodão mesmo no verão


Dra.Graciela Alicia Martínez

Refluxo Gástrico I


Esofagite de refluxo ou refluxo gástrico é um dos problemas mais comuns, no aparelho digestivo. Pelas estatísticas, 60% da população sofre do incomodo que pode causar dor estomacal, azia, dor no peito, tosse crônica ou faringite frequente. Pode atingir desde um bebe recém-nascido até os mais idosos, mas as causas são muito diferentes entra as faixas etárias.


Nos recém-nascidos a causa é natural para a idade. Surge de uma imaturidade do esfíncter do esôfago, na junção com o estômago. O esfíncter é um anel muscular que se abre, no final do esôfago, quando desce algum alimento, e se fecha, automaticamente, após a passagem, para impedir que o alimento volte para o estômago. No bebe esse esfíncter está iniciando a sua função, e geralmente está franco ou insuficiente, para conter o alimento no estômago. Neste caso, ocorre o regurgitamento espontâneo do leite.

Como proceder:

1- Manter o bebe em posição vertical, logo que ingira algum leite ou água.
2- Quando deitado, manter a cabeça mais elevada - travesseiro mais alto.
3- Manter aquecida a região do estômago, com roupa quente cobrindo o abdome, mesmo no verão.

Pela medicina chinesa, o calor acelera o amadurecimento do esfíncter esofágico e melhora as famosas cólicas, que causam muita dor e choro nos recém-nascidos.

No adulto a origem do refluxo está relacionada a três fatores básicos:
1- Hábitos alimentares
2- Mal funcionamento do fígado,
3- Hérnia de hiato.

µ No refluxo gástrico as causas principais são:

1- Hábitos alimentares inadequados

É comum as pessoas deitarem após as refeições. Esse procedimento pode causar o retorno do alimento para o esôfago, que não suporta o Ph baixo dos sucos estomacais. A regra principal é deitar somente 2 horas depois de terminada a refeição. Quando quiser descansar, e não tiver tempo para esperar as 2 horas de segurança, procure dormir numa posição quase sentada, para evitar o refluxo estomacal.

2- Mal funcionamento do fígado

Neste caso existe uma grande controvérsia. A medicina científica só define patologia hepática somente quando as transaminases estão fora da normalidade. Mas, pelo diagnóstico da medicina chinesa (pulso, língua, desejos alimentares, coloração da pele... etc.) pode-se diagnosticar a existência da disfunção hepática, mesmo que os exames laboratoriais insistam em indicar que está tudo bem. Alguns sintomas mais objetivos podem também serem observados como: boca amarga, dificuldade digestiva, insônia, irritabilidade emocional, vertigem, dores musculares e a fotofobia. A aversão à luz forte é um dos sintomas que está ligado aos distúrbios hepáticos.
Pois então vem a bomba principal: pela teoria chinesa, quando o fígado não funciona bem, tudo que chega ao estômago tende a voltar, ou seja, produzir refluxo em graus variados. Numa situação mais grave, gera refluxo violento, como o vômito. Numa disfunção moderada, o refluxo surge espontaneamente, mesmo que o paciente não esteja deitado. Ou seja, sentado ou na vertical, o refluxo pode aparecer a qualquer momento. Por fim, na disfunção hepática leve, pode não acontecer o refluxo, mas surgir náuseas antes ou depois das refeições.

3- Hérnia de hiato

A hérnia de hiato é o deslizamento de uma pequena parte do estômago que passa da cavidade abdominal para a cavidade torácica. Em outras palavras, a hérnia hiatal é o resultado final e maléfico causado pelo refluxo gástrico crônico.

Tratamento:

O tratamento mais comum, quando existe a hérnia de hiato, é a indicação cirúrgica. Contudo, existe um caminho melhor: o tratamento pela acupuntura.
Primeiro é preciso detectar em que fase o problema se encontra. Pelas etapas descritas anteriormente, é possível corrigir o refluxo, por exemplo, apenas pelos hábitos alimentares, ou pelo tratamento do fígado.
Nesses casos, pode-se melhorar a função hepática com uma dieta mais leve, livre de gorduras saturadas, com menos uso de carne e bebidas alcoólicas. Mas, se já existir a hérnia hiatal, acupuntura aplicada por um bom especialista, pode resolver o problema, e evitar a cirurgia.
Em todo caso, o mais importante é ficar atento aos hábitos alimentares. Mesmo se for o caso de optar pelo tratamento cirúrgico da hérnia hiatal, o paciente deverá cuidar da sua alimentação, e melhorar seus hábitos alimentares, porque o problema poderá voltar após a cirurgia.
Finalmente, para escolher o melhor caminho para tratar do refluxo gástrico é muito importante buscar ajuda de um médico especializado no aparelho digestivo. Após um diagnóstico adequado, se quiser fazer o tratamento pela abordagem da Medicina Tradicional Chinesa, sugiro então um bom medico acupunturista.
Pela acupuntura é possível curar o refluxo gástrico e a hérnia hiatal, sem cirurgia, e sem medicações alopáticas.

O paciente começa a melhorar após a terceira aplicação 

Aglomera não!