11 de mar. de 2016

ALERGIAS e MEDICINA CHINESA


No tratamento da alergia, a Medicina Chinesa procura a eliminação permanente da doença e não apenas atenuar os sintomas.
De acordo com a Medicina Chinesa, vários fatores patogénicos estão envolvidos nos casos de alergia, sendo o mais determinante o fator “vento frio” no meridiano do pulmão. O frio posteriormente transforma-se em calor provocando estagnação do chi, do sangue e mucosidade.
Por vezes o excesso de mucosidade é provocado por vazio de chi no baço.
A estratégia da Medicina Chinesa para o tratamento das alergias passa por, para além da eliminação dos sintomas, tratar o chi do pulmão, repelindo o “vento” e fortalecendo o sistema defensivo do corpo.

 Check up para tratamento de Alergias

Antes de iniciar o tratamento da alergia o Especialista em Medicina Chinesa efetua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.
Alguns indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso e também do corpo
Nos pacientes com alergias, normalmente são identificadas deficiências no chi do pulmão e do baço.
O chi do pulmão é responsável pelo funcionamento do sistema respiratório, enquanto que o do baço controla o transporte de líquidos no organismo, entre os cais o muco que se pode alojar nos pulmões.
Com a identificação da origem e tipo de desequilíbrio, o Especialista em Medicina Chinesa estabelece o programa terapêutico adequado e inicia, na mesma sessão, o tratamento da alergia.

Programa terapêutico para o tratamento de Alergias



No tratamento da alergia com a Medicina Chinesa, o terapeuta faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade do processo, sendo os métodos mais utilizados a fitoterapia, a dietética e a acupuntura.
Existem produtos de fitoterapia que visam fortalecer o chi do pulmão ou do baço para impedir a formação excessiva de muco.
A dietética tem um papel determinante no tratamento das alergias, sobretudo nas alergias sazonais. Devem ser evitados doces, lacticínios, iogurtes e alimentos frios que contribuem para a formação de muco nos pulmões. As sopas, verduras e grãos cozidos facilitam a digestão, prevenindo a formação de muco.
A acupuntura desempenha também um papel relevante no tratamento das alergias, existindo técnicas e protocolos quer para o alivio imediato, quer para a eliminação da condição alérgica.
Existem técnicas de acupuntura muito recentes como a NAET (Nambudripad's Allergy Elimination Technique) em que o paciente está exposto á substância causadora da alergia em simultâneo com o tratamento de acupuntura.
No tratamento da alergia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico estabelecido.
Apesar de o enfoque ser a erradicação definitiva da alergia, na maior parte dos casos, regista-se diminuição dos sintomas logo após a primeira consulta.

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento das alergias.

Sem químicos.
Sem efeitos secundários

Efeitos permanentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!