25 de mai. de 2016

ACUPUNTURA E ALERGIAS RESPIRATÓRIAS





Estamos no outono/inverno, mas os efeitos da estação já estão sendo sentidos pelos portadores de alergias respiratórias. Isso se deve ao ar seco provocado pelas frentes frias, que favorece o acúmulo de poluentes no ar. Nessas horas uma boa saída é recorrer à acupuntura, que promove o alívio imediato dos sintomas, devido à sua ação anti-inflamatória e promotora da adaptação do organismo diante dos agentes alergênicos.

A acupuntura modula a resposta imunológica do organismo e quando a reação imunológica está exagerada, muitas vezes até atacando o próprio organismo como no caso das doenças autoimunes, a acupuntura age diminuindo essa mesma resposta imunológica e restabelecendo assim a homeostasia das funções orgânicas, e o equilíbrio da função energética do meridiano do pulmão.


                                                    Tratamento

Utilizamos a acupuntura sistêmica e auricular, procurando harmonizar a energia do pulmão, e a deficiência do sistema de defesa do QI do pulmão, rim e vaso-governador(*) melhorando assim os sintomas alérgicos e o quadro de tosse. Os resultados podem ocorrer logo após os 30 minutos da aplicação. Todos, incluindo idosos e crianças podem se beneficiar com o uso da acupuntura.

(*)Você pode ler sobre estes meridianos neste blog na publicação sobre meridianos 


23 de mai. de 2016

Acupuntura e Depressão



A depressão é um distúrbio emocional responsável por causar sensibilidade extrema, pessimismo, desinteresse e baixa autoestima, a depressão deve ser diagnosticada e tratada por psiquiatras e psicólogos. Tratamentos alternativos e não-medicamentosos, no entanto, também podem contribuir e acelerar o processo terapêutico.


Atualmente, a depressão afeta de cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo. Segundo a neuroacupunturista Aparecida Enemoto, a doença apresenta inúmeros sintomas. A tristeza constante, o choro fácil e a perda de apetite são os sinais mais claros de uma pessoa depressiva.

No tratamento com Acupuntura a agulha estimula o corpo a voltar a produzir hormônios.
Endorfina, serotonina, catecolamina, adrenalina e melatonina estão na lista dos hormônios responsáveis pelas nossas sensações – alegria, tristeza, sono, fome e etc. É exatamente quando esses hormônios entram em desiquilíbrio e tem suas quantidades reduzidas que um indivíduo começa apresentar traços de depressão. A acupuntura pode servir como complemento ao tratamento tradicional porque, através dos estímulos a determinados pontos, provoca a regularização da produção hormonal.

Na primeira sessão o paciente já sente uma melhora. Depois da quinta vez os resultados já são muito nítidos. Então, nesse momento é importante que ele passe novamente pelo psiquiatra para ser avaliado e ter, se necessário, a medicação reduzida.


Ao tratar a depressão com acupuntura, o paciente apresenta melhoras no funcionamento de todo o corpo. Quando a gente trata determinado problema, não tratamos apenas ele. Nós enxergamos o corpo de modo geral, como uma coisa só que é toda interligada. Então, além dos sintomas da depressão, outros problemas são sanados.A depressão é um distúrbio emocional responsável por causar sensibilidade extrema, pessimismo, desinteresse e baixa autoestima, a depressão deve ser diagnosticada e tratada por psiquiatras e psicólogos. Tratamentos alternativos e não-medicamentosos, no entanto, também podem contribuir e acelerar o processo terapêutico.



Aglomera não!