12 de abr. de 2017

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AUMENTAM NO INVERNO



A queda de temperatura e o clima seco são fatores que favorecem infecções e alergias respiratórias. Essas condições facilitam o desenvolvimento dos agentes virais e a proliferação de infecções respiratórias. Além disso, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a circulação de microrganismos e a transmissão das infecções de pessoa para pessoa.

Nestas condições ambientais,há, também, maior exposição das crianças e adultos a ácaros, poeira, mofo e demais substâncias alérgenas, o que provoca crises de asma, rinite e outras alergias respiratórias.

Estas infecções respiratórias podem ocorrer em qualquer época do ano. Porém, no inverno, as mucosas ficam ressecadas, diminuem as defesas locais do organismo e favorecem infecções como gripe, resfriado, amigdalite, faringite, sinusite e pneumonia. E nessa época aumenta, também, o número de internações em relação à outras estações do ano.

Para os indivíduos que já sofrem de problemas respiratórios crônicos, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica,(DPOC), o período é adequado para procurar um médico especialista para avaliação e introdução de medidas de controle.

Especificamente para o resfriado, que é uma infecção viral, não existe medicamento com eficácia comprovada. Já para gripe e infecções bacterianas há medicamentos específicos. Mas, somente o médico é que poderá avaliar e prescrever o tratamento adequado.

Prevenção da gripe

Para a prevenção da gripe, há medidas simples mas importantes para evitar a doença como as que se seguem:

Agasalhar-se bem e fugir da chuva são recomendações fundamentais. O choque térmico agride as vias aéreas, facilitando as infecções;
Alimentação equilibrada, horas regulares de sono e atividades físicas são imprescindíveis para melhora da defesa do organismo. Seguindo esses hábitos, mesmo em contato com o vírus, a pessoa pode não desenvolver a infecção.
Os ambientes devem ser sempre ventilados e, se possível, com temperatura agradável;
Nos dias mais secos, coloque uma bacia com água ou uma toalha úmida dentro do quarto antes de dormir;
Não deixe de ingerir líquidos. Além de hidratar, ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
Lave as mãos com frequência, pois elas têm um grande poder de transmissão de agentes infecciosos;
Se tiver mais de 60 anos ou for portador de doença pulmonar crônica, vacine-se contra a gripe, de preferência, dois meses antes do inverno, para uma melhor reação do organismo e criação de anticorpos;

Seções de Acupuntura também ajudam a aumentar a resistência do paciente à infeções e previnem outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!