21 de nov. de 2017

Acupuntura na Síndrome da fadiga crônica.





Fadiga, cansaço, exaustão, falta de energia, são queixas frequentes no cotidiano da vida moderna. Aprenda mais como a acupuntura pode te ajudar.
A Síndrome da fadiga crônica é caracterizada por fadiga grave, incapacitante, e outros sintomas, como dor músculo-esquelética, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e dores de cabeça.

A causa da síndrome permanece pouco compreendida, mas hipóteses apontam para alterações endócrinos e anomalias imunológicas, disfunção do sistema nervoso autónomo, o processamento anormal da dor e de certas doenças infecciosas, tais como vírus Epstein-Barr e meningite viral.

 Os objetivos do tratamento são reduzir os níveis de fadiga e sintomas associados, para aumentar os níveis de atividade, e para melhorar a qualidade de vida.

As abordagens convencionais incluem a terapia de esforço progressivo, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e antidepressivos.


Como a acupuntura pode ajudar

Há resultados positivos consistentes de estudos observacionais.
Entretanto, dado os resultados muitas vezes insatisfatório de tratamentos convencionais, a acupuntura pode ser uma opção que deve ser considerada, nem que seja como uma alternativa complementar.

Há evidências para apoiar a eficácia da acupuntura em alguns dos sintomas comuns – dor crônica, insônia, depressão.
Em geral, acredita-se que a acupuntura pode estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de neurotransmissores. A estimulação de determinados pontos de acupuntura podem afetar as áreas do cérebro que são conhecidos por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, que é responsável pela insônia.


Aprenda mais sobre alguns dos efeitos gerais da Acupuntura e como ela pode te ajudar.
Estimular nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outras condições neuro-humorais, alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinal.
Reduzir a inflamação, através da promoção da liberação de indicadores vasculares e imunomoduladores.
Estimular neurônios opiodérgico para aumentar as concentrações de beta-endorfina e aliviar a dor.
Melhorar a rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, diminuindo o inchaço e dor.
Reduzir a insônia através do aumento da secreção de melatonina endógena noturna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!