29 de nov. de 2009

Teoria do Yang e do Yin



Observando-se a Natureza, verifica-se que tudo o que nela existe é composto por dois aspectos específicos e essenciais que se complementam e que mantêm, entre si, um equilíbrio dinâmico. Esses dois aspectos foram chamados pelos antigos chineses de Yang e Yin.


O Yang e o Yin são os princípios essenciais à existência de tudo o que há no Universo. O Yang somente pode existir na presença do Yin, e vice-versa, e é esta dualidade que determina a origem de tudo na Natureza , incluindo a Vida.

O Yang e o Yin têm concepção ao mesmo tempo simples e complexa. Eles são aspectos opostos ou, se vistos por um outro prisma , representam uma coisa única.

Na concepção científica atual, pode-se entender este pensamento de forma bem clara ao se estudar a teoria da relatividade de Einstein, na equação: E =m.c 2, a qual mostra que a inter-relação entre energia e massa é uma condição básica necessária para que haja harmonização

Entre os processos naturais do Universo, e essa premissa é também a base da teoria energética da Medicina Tradicional Chinesa.

Energia e massa são aspectos diferentes de uma realidade. Entre a energia e a massa não há diferença , alem da condição de velocidade , demonstrando-se assim a dualidade energia-massa, ou seja, que existe um continuo processo de mutua transformação entre ambas, que se assemelha aos preceitos descritos pela milenar filosofia chinesa .Estudos posteriores por exemplo, a teoria quântica, vieram demonstrar cada vez mais concordâncias conceituais dos princípios do Yang e do Yin.

O Yang representa todos os aspectos que se caracterizam por atividade como calor, movimento, claridade, força, expansão, polaridade positiva, posição “alto”. Também são Yang o Sol e o homem.

Na equação E= m.c2, o Yang equivale à energia.

O Yin representa o oposto do yang, ou seja, os aspectos que se caracterizam por grau de atividade menor como o frio, repouso, escuridão, retração, implosão, polaridade negativa, posição “baixo”.

Também são fatores Yin a Terra e a mulher.

Na equação E=m.c 2, o Yin equivale à massa.

Assim, só é possível entender a concepção Yang e Yin no conjunto, ou seja, não há como se conceberem dos aspectos se observado isoladamente.

Por exemplo, somente pode-se saber o que significa “calor” se tiver um referencial de “frio”; somente é possível entender o que é escuro quando se conhece o claro, e assim por diante.

Mas ainda tem mais…

Dra. Graciela Alicia Martínez

Tel: (19) 32899522 / 32891375

Aglomera não!