A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, portanto, a própria Acupuntura, baseia-se no princípio de que o homem deve estar em harmonia com as forças primordiais da natureza, que os chineses chamam de Yin e Yang (dois princípios opostos e complementares que compõem todo o universo), sendo que essa harmonia gera um equilíbrio que pode ser traduzido como saúde e, por sua vez, o desequilíbrio, como doença. O princípio básico da Acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio do fluxo suave de uma energia denominada pelos chineses de Qi, bem como pelo fluxo, também suave, pelo corpo, do sangue, denominado pelos chineses como Xue. Problemas ambientais, alimentares, emocionais ou espirituais podem causar algum tipo de alteração na circulação do Qi e do Xue no organismo, originando assim algum tipo de disfunção ou patologia. A partir do momento em que alguma patologia esteja instalada no organismo, uma das formas de eliminá-la ou de minimizá-la seria a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, que tem a propriedade de restabelecer esse fluxo suave, ou seja, pela prática da Acupuntura.
Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se amplamente que
cada Acuponto (pontos de Acupuntura) tem sua função específica, sendo
selecionados de acordo com a patologia instalada (PU et al, 2010).
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,
caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de
algo desconhecido ou estranho (DAVIDOFF, 2001).
Referente aos sintomas dos transtornos de ansiedade, Holmes
(1997) descreve:
- Sintomas de humor: que consistem em ansiedade, tensão,
pânico e apreensão, associados à ansiedade, incluem depressão e irritabilidade.
- Sintomas Cognitivos: refletem a apreensão e preocupação
sobre a condenação que o indivíduo antecipa. Por ter seu foco em desastres
potenciais a pessoa não presta atenção as seus reais problemas, tornando-se
desatenta e distraída.
- Sintomas somáticos: estes podem ser divididos em dois
grupos. O dos sintomas imediatos (suor, boca seca, respiração curta, pulso
rápido, aumento de pressão sanguínea, latejo na cabeça e tensão muscular) e o
dos sintomas atrasados (pressão sanguínea cronicamente aumentada, dores de
cabeça, fraqueza muscular e sofrimento intestinal).
- Sintomas motores: Aqui são descritos sintomas como
impaciência, inquietação, atividade motora sem objetivo como movimentos rápidos
com os dedos dos pés e respostas de susto exageradas a ruído súbito. Tais
sintomas refletem os elevados níveis de estimulação cognitiva e somática dos
indivíduos e suas tentativas de proteger-se do que eles veem como ameaçador.
Segundo o DSM-IV-TR (2003) o transtorno de ansiedade é
dividido em:
- Transtorno de Pânico Sem Agorafobia: caracterizado por
Ataques de Pânico inesperados e recorrentes acerca dos quais o indivíduo se
sente persistentemente preocupado.
- Transtorno de Pânico Com Agorafobia: caracteriza-se por
Ataques de Pânico recorrentes e inesperados e Agorafobia.
- Agorafobia Sem História de Transtorno de Pânico:
caracteriza-se pela presença de Agorafobia e sintomas característicos de
ataques de pânico sem uma história de Ataques de Pânico inesperados.
- Fobia Específica: caracteriza-se por ansiedade
clinicamente significativa provocada pela exposição a um objeto ou situação
específicos e temidos, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.
- Fobia Social: caracteriza-se por ansiedade clinicamente
significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou
de desempenho, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: caracteriza-se por
obsessões ou compulsões recorrentes (que causam acentuada ansiedade ou
sofrimento) e/ou compulsões (que servem para neutralizar a ansiedade).
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático: caracteriza-se pela
revivência de um evento extremamente traumático, acompanhada por sintomas de
excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma.
- Transtorno de Estresse Agudo: caracteriza-se por sintomas
similares àqueles do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ocorrendo logo após
um evento extremamente traumático.
- Transtorno de Ansiedade Generalizada: caracteriza-se por
pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação excessivas e persistentes.
- Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica
Geral: caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade considerados como
sendo a consequência fisiológica direta de uma condição médica geral.
- Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância:
caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como sendo
a consequência fisiológica direta de uma droga de abuso, medicação ou exposição
a uma toxina.
- Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação: esse é
incluído para a codificação de transtornos com ansiedade proeminente ou esquiva
fóbica que não satisfazem os critérios para qualquer um dos transtornos de
ansiedade específicos definidos nesta seção.
No entanto, para a MTC os distúrbios emocionais não existem
como uma categoria, ao contrário da medicina ocidental. Uma discussão sobre o
tratamento dos problemas mentais e emocionais não é possível sem primeiro
explorar o conceito de mente na Medicina Chinesa (MACIOCIA, 2009). É somente
através da compreensão do conceito da mente e do espírito na cultura chinesa
que podemos realmente compreender como tratar problemas psicológicos e
emocionais com acupuntura. Com frequência, os conceitos chineses de
"mente" e "espírito" são erroneamente interpretados em
termos de conceitos ocidentais (e muitas vezes cristãos) de "mente" e
"espírito".
A Mente (Shen) é uma das substâncias vitais do corpo. É o
mais sutil e imaterial tipo de Qi. A palavra Shen é muitas vezes traduzida como
"espírito" em livros ocidentais de acupuntura e escolas; ao mesmo
tempo em se chamaria "espírito" no Ocidente, na Medicina Tradicional
Chinesa é o complexo de todos os cinco aspectos mentais e espirituais do ser
humano, ou seja, Alma Etérea (Hun), Alma Corpórea (Po), Intelecto (Yi), Força
de Vontade (Zhi) e da Mente (Shen) em si (MACIOCIA, 2009).
Uma das características mais importantes da Medicina Chinesa
é a estreita integração do corpo e da mente, que dá destaque para a integração
da Essência (Jing), Qi e Mente chamados de "Três Tesouros". A
essência é a origem e a base biológica da mente : as duas essências uma Yin,
uma Yang, unem-se para formar a Vida. Essências da mãe e do pai unem-se para
formar a Mente. Portanto, a mente de um ser recém-nascido vem da essência
pré-natal de sua mãe e do seu pai. Após o nascimento, a sua essência pré-natal
é armazenada nos rins e fornece o fundamento biológico para a Mente. A vida e a
mente de um bebê recém-nascido, no entanto. também dependem do alimento da sua
própria essência pós-natal. A Mente deriva da essência refinada de água e
comida, Assim, a mente vai buscar a sua base e nutrição da Essência Pré-Natal
armazenada nos rins e da Essência Pós-Natal produzida pelos pulmões, estômago e
baço.
O pensamento depende da Mente. Se a Mente é forte, o
pensamento será claro. Se a Mente é fraca ou perturbada, o pensamento será
lento e monótono. A memória tem dois significados diferentes. Por um lado a
capacidade de memorizar os dados quando se está estudando ou trabalhando. Por
outro lado, refere-se à capacidade de recordar os eventos do passado. Ambos
dependem da mente e, portanto, do Coração , embora também do baço e dos rins.
Consciência indica a totalidade de pensamentos e percepções,
bem como o estado de ser consciente. No primeiro sentido, a Mente é responsável
pelo reconhecimento dos pensamentos, pelas percepções e pelos sentimentos.
Neste último sentido, quando a mente está clara, estamos conscientes; Se a
Mente é ofuscada ou de repente esgotada, perdemos a consciência.
Perspicácia indica a nossa capacidade de autoconhecimento e
de reconhecimento. No que diz respeito a emoções, em particular a Mente e, por
conseguinte o coração pode "sentir". Certamente que as emoções podem
afetar todos os outros órgãos também, mas é só a Mente que as realmente
reconhecem e as sente. Por exemplo, a raiva afeta o fígado, mas o fígado não
pode senti-la, porque armazena a Mente. Somente o coração pode sentir isso,
porque armazena a Mente. É por esta razão que toas as emoções afetam o coração
(além de outros órgãos específicos) e é neste sentido que o coração é o
"imperador" de todos os outros órgãos.
Cognição indica a atividade da Mente em perceber e conceber
em reação a estímulos.
O sono é dependente do estado da Mente. Se a Mente está
calma e equilibrada, uma pessoa dorme bem. Se a Mente é inquieta, a pessoa
dorme mal.
Inteligência também depende do Coração e da Mente. Um
coração e uma Mente fortes farão uma pessoa inteligente e brilhante. Um coração
e uma mente fracos tornarão uma pessoa lenta e monótona.
A Essência e, por conseguinte, a hereditariedade, desempenha
um papel na determinação da inteligência de uma pessoa.
A inteligência deriva de um coração forte e uma Mente
saudável. À medida que mente é responsável por conhecer e perceber, mas também
nos dá a sagacidade de aplicar esse conhecimento de forma crítica e com
sabedoria.
As idéias são outra função da Mente. O coração e a mente são
responsáveis por nossas idéias, os nossos projetos e os nossos sonhos que dão
propósitos a nossas vidas.
Assim, se o coração é forte e a Mente saudável, uma pessoa
pode pensar claramente, a memória é boa e os estados de consciência e de
discernimento são nítidos, a cognição é clara, o sono é bom, a inteligência é
brilhante, as idéias fluem facilmente e ele ou ela agem com sabedoria. Se o
coração é afetado e a mente fraca ou perturbada, uma pessoa é incapaz de pensar
claramente, a memória é fraca, a consciência é obscurecida, a visão é pobre, o
sono é agitado, a inteligência é deficitária, as idéias confusas e ele ou ela
atuam imprudentemente.
A maioria das funções da mente citadas acima são atribuições
do cérebro na Medicina Ocidental. Durante o desenvolvimento da Medicina Chinesa
também tem havido médicos que atribuíram às funções mentais para o cérebro ao
invés do Coração. Como o Coração controla todas as atividades mentais da mente
e é responsável pela percepção e cognição, esta é outra razão que ele é o
"imperador" dos órgãos.