26 de out. de 2011

Dor no ombro e Acupuntura




Todo ano, a situação se repete: com a proximidade do verão, muita gente resolve voltar a fazer atividade física, em busca de uma melhor forma, mas o faz sem orientação de profissionais habilitados. Resultado: os consultórios de médicos ortopedistas e acupunturistas se enchem de pacientes com dores no joelho e ombro. Realmente no verão aumenta o número de pacientes que me procuram com dor no ombro. Muitas vezes, o problema é fruto de exercícios físicos feitos de forma incorreta. É preciso praticar atividade física regular. E quem está voltando de um tempo de inatividade física, precisa de orientação específica

Um dos casos mais comuns em pacientes com dores no ombro é a lesão do manguito rotador. É uma lesão nos tendões do ombro, que podem ser geradas por algum tipo de trauma ou micro traumas de repetição, como esforço, queda ou exercício praticado incorretamente, principalmente na musculação. Pode, também, ser fruto de um processo degenerativo, mais presente em pessoas com mais de 50 anos.  Neste caso, o paciente sente muita dor, principalmente durante a noite, e quando levanta o braço acima da cabeça. Há uma grande variedade de problemas no ombro, seja de origem traumática ou não. Dentre as de origem traumática, podemos citar a lesão do manguito rotador, luxações, fraturas da clavícula, lesões do músculo bíceps braquial, entre outras.

Já as de origem não traumáticas, podemos citar a tendinite calcárea, capsulite adesiva, artrose glenoumeral, bursite subacromial, entre outras.

O importante é estabelecer um correto diagnóstico da causa da dor no ombro, que é feito pelo exame físico e complementado por imagem.

 A dor no ombro é algo muito desagradável é uma das mais freqüentes causas de consulta no meu consultório, que deve ser tratada o quanto antes. Nesta época do ano, muita gente volta para as academias ou para outras atividades físicas. E o faz sem orientação alguma. Acaba realizando exercícios de forma incorreta e, assim, está sujeito a um trauma nos ombros.

Na abordagem da medicina Energética (Acupuntura) observamos os meridianos que estão comprometidos. A dor pode ser por excesso de energia patológica (frio, trauma , uso abusivo ou incorreto).Também a dor pode ser  provocada por falta de energia .Tanto no excesso como na falta de energia com a aplicação das agulhas temos o desaparecimento da dor e o equilíbrio do organismo de forma geral .

Os resultados são muito satisfatórios e na maioria dos casos de forma rápida
Dra. Graciela Alicia Martínez

Aglomera não!