22 de jan. de 2019

Diabetes e Acupuntura


 Doenças do Metabolismo e Insuficiência de Insulina

Diabetes é uma doença, muitas vezes crônica  que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultado da incapacidade do organismo em transformar o açúcar dos alimentos.

A incapacidade do organismo em transformar o açúcar, resulta da insuficiência de insulina que deveria ser assegurada pelo pâncreas, órgão responsável pela sua produção.

A insulina é necessária para a transformação da glicose em energia. A sua insuficiência resulta no acumular de glicose no sangue acima de níveis normais (hiperglicemia), comprometendo o abastecimento de energia do organismo.

Calcula-se que no Brasil 5 % da população sofra de diabetes, sendo que a maior parte de tipo 2, de alguma gravidade mas não totalmente dependentes de insulina.

Origem e causas de Diabetes:

O aparecimento de diabetes resulta de múltiplas causas, sendo a maior parte associada a comportamentos alimentares desadequados, a vida sedentária em excesso e, nalguns casos, ao stress.

Os doentes diabéticos são normalmente pessoas com excesso de peso, fazem reduzido exercício físico, ingerem demasiados alimentos gordos e doces, tem tensão arterial elevada e apresentam índices de colesterol acima do normal.

Sendo o Diabetes uma doença, em muitos casos, ligada a comportamentos, existe a tendência para que se agravem os seus sintomas, quando não é diagnosticada precocemente ou quando os primeiros sinais são ignorados

Riscos associados a Diabetes:

A evolução dos diabetes potencia o desenvolvimento de complicações do organismo mais sérias e de enorme gravidade, tais como:

Hipertensão e insuficiência cardíaca
Angina de peito, ataque cardíaco
Acidente vascular cerebral
Insuficiência Renal
Arteriosclerose
Lesão da retina
Disfunção e impotência sexual
Infecções persistentes

Diabetes pode tornar-se numa doença crônica  e incapacitante mas a Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) possui os meios de equilibrar esta doença mediante a aplicação de agulhas e orientação alimentar específica.



Para saber mais :


20 de jan. de 2019

Acupuntura como Tratamento prioritário para Dores nas Costas

ORDEM DOS MÉDICOS DOS ESTADOS UNIDOS RECOMENDA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PRIORITÁRIO PARA DORES NAS COSTAS.


Para saber mais :

Acupuntura para Beleza






Antes de dar inicio a aplicação das agulhas o paciente que quer tratamento estético passa por uma consulta na qual são diagnosticados seu histórico se saúde e seu perfil energético.

É necessário saber determinadas características –como as predileções alimentares e climáticas- que na medicina chinesa são consideradas importantes porque “falam” sobre a condição energética de cada um.

A beleza não existe sem saúde.

Já “falei” noutras postagens sobre os cinco órgãos vitais: fígado, coração, baço, pulmões e rins. Estes são vistos pela medicina oriental como órgãos polivalentes , eles desempenham funções que vão alem das tradicionalmente abordadas pela medicina ocidental clássica.

O pulmão, por exemplo, está relacionado à epiderme. Dessa forma, em tratamentos de acne, manchas de pele, marcas de cicatrizes e doenças mais graves como vitiligo, devem ser aplicadas as agulhas em pontos ligados aos meridianos do pulmão para resolver esses problemas.

Quando a energia do rim está baixa podem surgir problemas nos cabelos “falta de viço” ou queda, e escurecimento da pele principalmente na área do queixo. Problemas de origem hormonal , como a pele muito seca que surge no hipotiroidismo também dependem do rim já que este é responsável pelo equilíbrio na produção de hormônios.Estes são apenas alguns exemplos.

O baço está ligado à derme (a camada mais profunda da pele) e ele deve ser equilibrado para tratar problemas relacionados ao tecido conjuntivo, responsável pela sustentação e pelo tônus da pele. Sempre que houver flacidez o baço deve ser tonificado.








Dois tipos de tratamento

Existem dois tipos de tratamento na acupuntura estética o sintomático e o que trata as causas.

O primeiro é mais localizado e apresenta resultado com poucas aplicações. O segundo trata as causas portanto é geral e mais demorado.

Um bom exemplo da diferença entre a eficácia do tratamento sintomático e do que trata as causas está no combate às rugas. Em pouco tempo é possível diminuí-las, acabando inclusive com as linhas de expressão.Mas só o tratamento geral é capaz de impedir que elas voltem.



Dra. Graciela Alicia Martínez



Tel: (19) 32899522 / 19- 991330411 (Whatsapp)





Para saber mais :



Para nossos quatro patas


Você conhece a técnica de cura pelas mãos, chamada reiki? Criada no começo do século vinte pelo japonês Mikao Usui, o reiki é uma técnica de alinhamento dos meridianos energéticos. Na medicina oriental, acredita-se que a doença é apenas a consequência de uma desarmonia dos corpos mais sutis. Ao fazer a energização, por meio da imposição de mãos, há o realinhamento dos canais de energia, restabelecendo a saúde física e emocional.

Pode parecer complexo ou até difícil de traduzir em palavras, mas os benefícios do uso dessa técnica são facilmente percebidos. Aplicado em humanos, o reiki também ganha os consultórios veterinários e ajuda na melhora de diversos peludos.

Apesar de ter nascido no século passado, foi somente neste século que o reiki em animais ganhou mais adeptos. Além de aumentar a procura de proprietários de animais de estimação por essa técnica, diversos veterinários se especializam para atender de uma forma mais holística.

Indico este curso online



Aglomera não!