8 de jan. de 2019

Acupuntura ajuda a emagrecer


Sim  a Acupuntura ajuda a emagrecer e relaxar a ansiedade para diminuir a vontade de comer
Quem diria que a acupuntura, técnica chinesa criada há cerca de 5 mil anos, poderia ajudar quem se sente acima do peso a ficar de bem com o espelho? Isso é possível graças à auriculopuntura. Essa técnica milenar consiste em dar leves picadinhas na orelha da paciente.

No lóbulo da orelha, há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer. Estimulando esses pontos, é possível regular o apetite, melhorar o sono, e controlar a ansiedade e a compulsão alimentar. Afinal, a técnica para emagrecer trabalha também o lado emocional.




A Acupuntura  também elimina o inchaço porque diminui a retenção de líquido no organismo


· Apetite: para perder peso, é essencial controlar a vontade de comer. Os pontos de acupuntura localizados na orelha tratam justamente desse problema, regulando o apetite.

· Ansiedade: a agitação sem causa aparente será controlada. Você não sentirá mais aqueles impulsos de abrir a geladeira e devorar tudo, conseguindo manter uma dieta equilibrada.

· Intestino: se esse órgão funciona com perfeição, o corpo não fica inchado. O tratamento fará a energia do corpo circular de maneira correta, para não reter líquido nem fezes.

· Sono: dormir bem (cerca de oito horas por noite) significa ter dias melhores, com menos ansiedade e exaustão.






1. Como é feita?
Normalmente, a aplicação é feita com bolinhas metálicas, sementes ou agulhas finas, que permanecem na orelha por quatro dias. Se o médico optar por esferas metálicas ou sementes, você deverá apertar os pontos da orelha de tempos em tempos, para estimular a energia. Se o método for com agulhas, esse estímulo é desnecessário. Todos os materiais são fixados na orelha com esparadrapo e podem ser molhados.

2. Como são os materiais usados?
Esferas metálicas De ouro (positivo), prata (negativo) ou outros metais (neutros). O médico vai escolher o material de acordo com o ponto que deseja ativar, neutralizar ou desestimular no seu corpo. Sementes de mostarda São bem pequenas e, por isso, são usadas na orelha de maneira discreta. Agulhas auriculares Específicas para orelhas, são chamadas de semipermanentes.

3. Qual é a frequência das aplicações?
Uma a duas vezes por semana, até que apareçam os resultados desejados.

4. Dói?
Não deve doer. Se você sentir dor, o médico  acupunturista deve rever os pontos para solucionar o problema.

5. Quantos quilos vou perder?
Depende da sua dedicação. A redução do peso será gradativa e pode chegar a 4 quilos por mês, se for acompanhada de refeições equilibradas e ginástica.

Para saber mais :
Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa


Dra. Graciela Alicia Martínez
Médica Homeopata e Acupunturista
CRM 43939

Acupuntura e Emagrecimento




De acordo com a Organização Mundial da Saúde a  acupuntura é um tratamento complementar da medicina chinesa que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura.
A acupuntura é um mecanismo de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos da atividade neurológica em três níveis: local, espinhal e supra-espinhal age no sistema nervoso autônomo, através dos nervos simpáticos.
Um dos possíveis efeitos da acupuntura seria o emagrecimento, pois estimula a ramificação auricular do nervo vagal e elevam os níveis de serotonina, essas ações proporcionadas pela acupuntura têm elevado o tônus da musculatura do estômago, inibindo o apetite.
Para a acupuntura ajudar no emagrecimento é necessário também realizar as aplicações das agulhas nos pontos do ouvido, cerca 95% das pessoas que realizam tal aplicação percebem a supressão do apetite. Essa técnica de aplicação das agulhas nos pontos da orelha denomina-se auriculopuntura.
Nos denominados lóbulos da orelha existem pontos específicos que ajudam no controle da vontade de comer, estimulando esses pontos é possível controlar o apetite, a compulsão alimentar  reestrutura o sistema digestivo, intestinal e urinário, reativa o metabolismo, controla a ansiedade e até mesmo sono, afinal é necessário também trabalhar o lado emocional para emagrecer.
É claro que o emagrecimento não ocorre rapidamente, pois dessa forma poderia levar ao efeito sanfona.
A acupuntura estimula o emagrecimento lentamente, isso permite uma reeducação alimentar, tornando os efeitos mais definitivos.
O tratamento deve ser realizado juntamente a uma nutrição balanceada, rica em cereais, verduras e legumes, além de exercício físicos regulares. É necessário que se mude o padrão de vida e hábitos alimentares.
O método de acupuntura é extremamente natural, não é invasivo e não implica na ingestão de drogas para o emagrecimento que podem comprometer a saúde.
Antes de se iniciar o tratamento deve haver uma avaliação específica para cada paciente.
Para saber mais :

Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

Homeopatia e Acupuntura: especialidades médicas

Artigo publicado na última terça-feira, 17/12/18 no Estado de S.Paulo, intitulado O SUS contra a ciência, condena a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), nos últimos anos, no rol de métodos disponibilizados pelo SUS. De acordo com as autoras, tais procedimentos, como a cromo e a aromaterapia, florais, dentre outros, não teriam respaldo científico. Contudo, elas citam, equivocadamente, a acupuntura e a homeopatia também como parte das técnicas de medicina alternativa, demonstrando desconhecer os estudos e o reconhecimento científico de ambas as áreas.

A homeopatia é considerada especialidade médica há 38 anos (resolução CFM 1.000/1980), após décadas de pesquisas que comprovam sua aplicabilidade e eficiência. Já a acupuntura tem seu reconhecimento mais recentemente (resolução CFM 1.455/1995), mas também tendo preenchido todos os requesitos científicos para tal. Além disso, ambas as especialidades só podem ser praticadas por médicos.

A preocupação em relação ao adequado atendimento à saúde da população e à defesa do Sistema Único de Saúde é genuína, mas negar métodos que se estabeleceram através da ciência é um desserviço à sociedade. É fundamental, como profissionais e como cidadãos, que tenhamos cuidado e respeito ao trabalho de todos os colegas que, com ética, dedicação e, acima de tudo, autonomia profissional e embasamento científico, buscam melhorar a vida dos pacientes.

Ao contrário do que afirma o artigo, existem, sim, meta-análise e revisão sistemática dos trabalhos publicados nas respectivas áreas. Acupuntura e homeopatia não são pseudociências, como destacam elas.

De acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, as comprovações de credibilidade científica e alta resolubilidade terapêutica das intervenções por acupuntura são abundantes na literatura mundial; como em todas as outras especialidades médicas, há trabalhos em todos os níveis de evidências e de variada qualidade.

Para a Câmara Técnica de Homeopatia do CREMERJ, o artigo desrespeita a comunidade de pesquisadores mundiais, a autonomia universitária e os colegiados acadêmicos, que têm rigorosos processos para o ingresso das disciplinas no currículo acadêmico. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), por exemplo, a homeopatia consta da grade obrigatória desde 1989, após passar por todas as criteriosas avaliações.

Para a Associação Médica Homeopática Brasileira, o equívoco demonstrado pelas autoras é fruto da desinformação ou da negação dos estudos que fundamentam o modelo homeopático em vários campos da ciência.

Em março, o CFM publicou nota aos médicos e à sociedade contra a inclusão de algumas modalidades de PICs pelo Ministério da Saúde no SUS, por não apresentarem resultados e eficácia comprovados cientificamente. Além da falta de validação científica (que torna a prescrição e o uso desses procedimentos proibidos aos médicos), as entidades também consideram que a decisão do MS ignora prioridades na alocação de recursos no setor público, dentre outras dificuldades. Mas isso não se aplica à homeopatia e à acupuntura.

No caminho oposto do que acusa o artigo, acreditamos que a comunidade científica não está silenciada e nem tem se omitido, muito ao inverso disso, médicos e pesquisadores de diversas áreas têm lutado, apesar das dificuldades, para encontrar meios, terapias e técnicas que buscam salvar vidas.

CREMERJ -Conselho Regional de Medicina 

Aglomera não!