10 de abr. de 2013

LOMBALGIAS



Na Medicina Tradicional Chinesa, existem 26 a 30 tipos diferentes de lombalgia. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Diante de uma dor:
1 – fazer diagnóstico diferencial de doença energética ou doença orgânica. Nas lombalgias, sempre se deve pensar inicialmente em doença orgânica (tumor, hérnia de disco, etc.) antes de iniciar o tratamento pela Acupuntura.
2 – afastada a doença orgânica, verificar se a lombalgia é com ou sem irradiação. Quando for sem irradiação, tratar do órgão que cuida da região. Quando for com irradiação, tratar do canal de energia que nutre a região.
3 – lembrar sempre do órgão que cuida da região. Se houver bloqueio do canal de energia que nutre a região (lombalgia com irradiação), o órgão também estará fragilizado. No caso da região lombar, o órgão com deficiência costuma ser o Rim: como às vezes é difícil fazer o diagnóstico, deve-se sempre tratar o Rim.
4 – a lombalgia tem a característica de funcionar como Propedêutica Energética geral porque é uma dor evidente que informa sobre a condição do Rim. Desta forma, podem-se ter causas bastante diferentes de lombalgia (desde uma “lombalgia fisiológica” até uma lombalgia muito grave) porque o Rim costuma expressar a sua falência através da dor lombar.


A “lombalgia fisiológica” é aquela que aparece nas fadigas (por ex., muito tempo em posição de pé). O paciente acha que isso é normal, mas não é: significa que o Rim está pedindo socorro. O Rim pode estar falido e a sua víscera Bexiga também, não estará circulando energia adequadamente. Começa a haver muito fluxo para uma via fragilizada da Bexiga, o canal do meridiano da Bexiga começa a entrar em Plenitude, levando à dor e ao desconforto na região lombar e panturrilha. O paciente deve repousar para que o Rim se recupere ou, então, tonifica-se o sistema do Rim.

Comentamos sobre como tonificar o Rim noutra postagem , alem do tratamento com Acupuntura existem outras formas ,  leia : Como tonificar o Rim e aumentar a sua energia física e sua força de vontade

TEORIA YIN E YANG (4)


RELAÇÕES DO YIN E YANG COM A NATUREZA




                            YANG                                               YIN
                            DIA                                        NOITE
                            CALOR                                              FRIO
                            ATIVIDADE                                     REPOUSO
                            CLARO                                              ESCURO
                            SOL                                        PLANETA/LUA
                            FOGO                                               ÁGUA
SUBIDA                                  DESCIDA
EXPANSÃO                             RETRAÇÃO
POSITIVO                              NEGATIVO
RACIONAL                             INSTINTIVO
HOMEM                                  MULHER
ALTO                                               BAIXO
TERRA                                              MAR
CÉU                                        TERRA
MAR (SALGADO)                    RIO (DOCE)
ÁGUA QUE SOBE                   ÁGUA QUE DESCE

NOTA: a água da chuva, embora desça, é Yang.

 

8 de abr. de 2013

TEORIA YIN YANG (3)


APLICAÇÃO DO YIN / YANG NA MEDICINA



O corpo humano é um todo, organizado e composto por duas partes ligadas estruturalmente, porém opostas, que são o Yin e o Yang.
Assim temos: 
                              YANG                                                       YIN
Parte alta do corpo (acima do diafragma)               Parte baixa do corpo (abaixo do diafragma)
Superfície externa  (pele e músculos)                   Interior do corpo (órgãos)
Parte dorsal                                                Parte ventral
Vísceras (FU)                                                       Órgãos (ZANG)
Órgãos Yang ( C – P )                                            Órgãos Yin ( F – BP – R )
Função dos órgãos                                       Estrutura dos órgãos
Lado esquerdo                                                      Lado direito
Mente                                                                  Corpo
Edema quente                                                       Edema frio
Doença aguda                                                       Doença crônica
Agitação                                                     Apatia
Insônia                                                                Sonolência
Rubor facial                                                Palidez facial
Dispnéia                                                     Respiração lenta e superficial

Observação: os órgãos são Yin; porém, os órgãos C e P são mais Yang que os outros por se situarem acima do diafragma.

É mais fácil tratar doença com característica Yang por se tratar de patologia energética. Doenças com característica Yin têm patologia de matéria e, portanto, são de tratamento mais difícil.

Na saúde, o Yin e o Yang são harmoniosamente interligados em um equilíbrio dinâmico: quando um aumenta, o outro é consumido de maneira equilibrada.
Na doença, o Yin e o Yang não se equilibram harmoniosamente. O Yin ou o Yang podem aumentar além do seu limite normal e levar ao consumo a sua polaridade oposta; ex.: se a temperatura corporal aumentar muito por um processo infeccioso, aumenta o Yang e isto conduz a uma secura, à exaustão dos fluidos corporais e diminuição do Yin. Embora possa ser considerada uma tentativa para manter o equilíbrio, já não se trata de equilíbrio normal.

Na Patologia, podemos ter quatro situações:
1 – Excesso de Yin (energia perversa Yin, Frio) levando ao consumo de Yang: ocorre a plenitude de Yin (Frio cheio).

2 – Excesso de Yang (energia perversa Yang, Calor) levando ao consumo de Yin: ocorre a plenitude de Yang (Calor cheio).

3 – Consumo de Yang quando o Yang Qi está deficiente. Os sintomas são semelhantes ao excesso de Yin, porém a situação primária é a diminuição do Yang: o aparente excesso de Yin é o Yin vazio (Frio vazio).

4 – Consumo de Yin quando o Yin Qi está deficiente. Os sintomas são semelhantes ao excesso de Yang, porém a situação primária é a diminuição do Yin: o aparente excesso de Yang é o Yang vazio (Calor vazio).

A diferença entre o vazio e o cheio (plenitude) é de grande importância na prática médica, para orientação da conduta terapêutica.

OBSERVAÇÃO: fraqueza simultânea de Yin e Yang. Como o Yin é a base material do Yang e o Yang é a causa da formação do Yin, a deficiência de um deles levará à deficiência do outro. Ex.: se houver uma deficiência Yin, levando à tosse e transpiração noturna durante longo tempo, ocorrerá também a deficiência Yang, com asma e transpiração espontânea.

A teoria Yin /Yang, embora fundamental, é genérica, sem fornecer indicações que levem ao diagnóstico, necessitando ser integrada a outros princípios, como a Lei dos 5 Movimentos. Ex.: a face vermelha (rubor facial) indica excesso de Yang, porém este fenômeno pode ocorrer por plenitude de Yang (excesso de Yang) ou vazio de Yang (consumo anormal de Yin).

TEORIA YIN YANG (2)


PROPRIEDADES DO YIN E DO YANG


Com finalidade didática, podemos dividir as propriedades entre o Yang e o Yin em:

1 –Oposição de Yin e Yang
Existe oposição entre os dois lados de um mesmo fenômeno. Esta oposição, ao invés de ser antagônica, é complementar, considerando que a união desses dois opostos é que dá a totalidade desse fenômeno. A oposição é relativa e nunca absoluta: assim, nada é totalmente Yin ou totalmente Yang, sempre havendo um mínimo do oposto, ou seja, por mais que um fenômeno possa ser Yin, sempre vai ter uma parcela Yang em seu interior, por mínima que seja, e vice-versa. Além disso, a qualidade Yin ou Yang é sempre relativa. Ex.: o clima do nordeste é Yang em relação ao clima do sul; porém, o clima do deserto (mais quente) é mais Yang que o clima do nordeste.

2 – Interdependência do Yin e Yang
Embora sejam opostos, um não pode existir sem o outro. Ex.: o alto é Yang e o baixo é Yin – não se pode falar no alto sem ter a relação com o baixo.

3 – Consumo mútuo / aumento e diminuição do Yin e Yang
Os dois aspectos opostos e unidos do Yin e Yang não estão em repouso. Estão sempre em movimento de aumento e diminuição recíprocos: quando o Yang cresce, o Yang decresce e vice-versa. No corpo humano, acontece o mesmo fenômeno: para que haja uma atividade fisiológica Yang, é necessário consumir matéria nutritiva Yin. Inversamente, o metabolismo da matéria nutritiva Yin requer, para ser realizado, a contribuição de certa quantidade de energia Yang.

4 - Intertransformação / transmutação do Yin e do Yang
O Yin e o Yang não são estáticos, podendo um se transformar no outro. Estas mudanças não ocorrem a esmo: geralmente ocorrem no auge da predominância de um dos opostos. Um velho ditado chinês diz “uma vez alcançado certo limite, a mudança na direção oposta é inevitável”.





TEORIA YIN / YANG (1)


     

A Medicina Tradicional Chinesa tem a sua origem na filosofia taoista, cujo principal conteúdo é a admissão da existência concomitante de dois mundos, um absoluto e outro relativo.
O mundo absoluto é representado pela união de tudo o que existe no Universo, com total interação entre todos os fenômenos da natureza, incluindo o ser humano.
O mundo relativo é criado pela divisão simples desse mundo absoluto em duas formas de Energia (Qi) opostas, antagônicas, que se juntam pela força de atração dos opostos, em combinações variadas e criam a Energia que se condensa, formando a matéria. Estas duas formas de Energia são chamadas genericamente de YANG (ativa ou positiva) e YIN (passiva ou negativa).
Todo o Universo está em contínua expansão em todas as direções e esta expansão é a própria manifestação da vida em nosso mundo. O YANG e o YIN geram o movimento pela interação de suas forças, fazendo com que a Energia possa fluir dispersar-se e se condensar, criando e modificando a matéria a partir de um intervalo no tempo e no espaço.

Não existe uma energia sem a outra.

Provavelmente, a origem dos conceitos de YANG e YIN ocorreu com a observação da alternância cíclica do dia e da noite, correspondendo o YANG ao dia, à luminosidade, à atividade e o YIN à noite, à escuridão, ao repouso. O céu, onde o sol nasce, é YANG e a terra é YIN. O leste, onde o sol nasce, é YANG e o oeste, onde o sol se põe, é YIN.
Na realidade, existe sempre a interação contínua do YANG e do YIN, ora predominando um, ora predominando o outro.

CICLO DIA/NOITE:
No ciclo diário, ao meio dia, há o máximo de YANG (claridade, luminosidade, YANG do YANG), mas existe uma parcela (uma semente) YIN no interior desse YANG. À medida que vai entardecendo, vai aumentando a parcela YIN e diminuindo a parcela YANG, de modo que, ao por do sol, existe praticamente a mesma quantidade de YIN dentro do YANG. Quando temos YIN dentro do YANG (qualquer que seja a proporção entre eles), falamos em YIN do YANG.  A partir do por do sol, passa a predominar a parcela YIN e diminuir ainda mais a parcela YANG e, à meia noite, tem-se o máximo de YIN (escuridão, repouso, YIN de YIN), mas existe uma semente YANG em seu interior. A partir da meia noite, vai aumentando a parcela YANG e diminuindo a parcela YIN. Ao nascer do sol, há praticamente a mesma quantidade de YANG dentro do YIN. Quando temos YANG dentro do YIN (qualquer que seja a proporção entre eles), falamos em YANG do YIN. A partir do nascer do sol, vai aumentando a parcela YANG e diminuindo a parcela YIN.
Então, entre o nascer e o por do sol, diz-se que é YANG porque predomina a parcela YANG. Entre o por do sol e o nascer do sol, diz-se que é YIN porque predomina a parcela YIN.
                                                                 
CICLO DAS ESTAÇÕES DO ANO
Para as quatro estações do ano ocorre a mesma manifestação:
O verão é YANG máximo (YANG DO YANG) – semelhante ao meio dia.
O outono é YIN dentro do YANG (YIN do YANG) – semelhante ao por do sol.
O inverno é YIN máximo (YIN DO YIN) – semelhante à meia noite.
A primavera é YANG dentro do YIN (YANG do YIN) – semelhante ao nascer do sol.
 

Síndrome do ovário policístico



A síndrome do ovário policístico, uma condição comum entre mulheres de várias idades, pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Quase 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a síndrome do ovário policístico. A síndrome se expressa por meio de um grande número de pequenos cistos imaturos nos ovários, causando distúrbios na produção hormonal e um aumento da secreção do hormônio masculino, a testosterona.
Isto significa que muitas mulheres com a síndrome do ovário policístico não ovulam normalmente. Além disso, a síndrome pode levar à infertilidade e eleva o risco de obesidade, de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Causas da síndrome do ovário policístico

"Nós não sabemos ao certo o que causa essa condição, apesar dela ser tão comum. Tem sido observado que as mulheres com a síndrome frequentemente apresentam elevada atividade em uma parte do sistema nervoso que não controlamos conscientemente, conhecido como sistema nervoso simpático. Nós acreditamos que isso pode ser um importante fator por trás dessa síndrome," diz a Dra Elisabet Stener-Victorin, coordenadora do estudo.



Eletroacupuntura

Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com síndrome do ovário policístico recebeu acupuntura regularmente por quatro meses. Elas receberam um tipo de acupuntura conhecida como eletroacupuntura, na qual as agulhas são estimuladas como uma fraca corrente elétrica de baixa frequência, similar à corrente gerada naturalmente no movimento muscular.
Um segundo grupo de mulheres recebeu monitores do ritmo cardíaco e foram instruídas a se exercitar ao menos três vezes por semana. Um grupo de controle foi informado sobre a importância dos exercícios e de uma dieta saudável, mas não recebeu nenhuma instrução específica.
Resultados simpáticos
O estudo mostrou que a atividade do sistema nervoso simpático foi mais baixo nas mulheres que receberam a eletroacupuntura. O ganho foi um pouco menor nas mulheres do grupo que se exercitou regularmente. E nenhuma alteração foi observada no grupo de controle.
"Aquelas que receberam a eletroacupuntura descobriram que sua menstruação se normalizou. Nós pudemos ver também que seus níveis de testosterona se tornaram significativamente mais baixos, e isso é uma observação importante porque níveis elevados de testosterona são fortemente ligados com um aumento na atividade do sistema nervoso simpático das mulheres," concluiu a pesquisadora.

Fonte: Diário da Saúde

O que você precisa saber



 

 

O QUE É ACUPUNTURA?

 

Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.

 

 

COMO FUNCIONA?

 

Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

NEUROTRANSMISSORES

Atuam no encéfalo, medula espinhal, nervos periféricos e placa motora.Exemplos:ACETILCOLINA – Relacionado a atenção, aprendizagem e memória.
                          - Sono REM (profundo)                          - Movimentos dos músculos.Pacientes com Alzheimer apresentam níveis baixos deste. ADRENALINA / NORADRENALINA – Excitação física e humor.
 SEROTONINA – Humor, ansiedade e agressão.
                      - Níveis elevados diminuem o apetite                      - Antidepressivos aumentam o apetite.                      - Neurotransmissor do “bem estar”.                      - Liberação de alguns hormônios, regulação do rítmo circadiano.                      - Depressão apresenta níveis baixos. DOPAMINA  – Estimulação e níveis do controle motor                    - Na esquizofrenia, os níveis estão elevados.                    - Mal de Parkinson apresenta níveis baixos. AMINOÁCIDO GLUTAMATO – Excitatório do Sistema Nervoso Central
                                           - cognitivo
 ENCEFALINA/ ENDORFINA – opiáceos
                                           -  modulam a dor e reduzem o stress. 

 

QUAIS AS INDICAÇÕES DE ACUPUNTURA?

 

O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido a sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia da Acupuntura no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras. Diante disso, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) organizou uma extensa lista de doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos rigorosos realizados em todo o mundo têm feito essa lista de indicações crescerem cada vez mais.

 

 

COMO É FEITO UM ATENDIMENTO EM ACUPUNTURA?

 

É bem mais do que “inserir agulhas no corpo”. Essa é apenas uma das etapas de uma série de procedimentos encadeados, que obedece à mesma seqüência de uma consulta médica de qualquer outra especialidade. Assim sendo, durante a anamnese, as queixas e a história do paciente são ouvidas e anotadas. 

Isso permite ao médico a elaboração de um diagnóstico clínico. 

Só, então, ele poderá decidir se a Acupuntura está indicada naquela situação clínica e se há necessidade de prescrever alguma medicação bem como associar outra forma complementar de tratamento.

 Finalmente, o médico poderá estabelecer um prognóstico, informando o paciente sobre as possibilidades de sucesso do tratamento empreendido e de suas limitações no seu caso em particular. Eventualmente, ele poderá ser encaminhado, caso necessário, a um médico de outra especialidade, para uma avaliação ou, mesmo, para a continuidade de seu tratamento.

 

 

QUAIS OS PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA A SUA PRÁTICA?

 

As únicas profissões de saúde do país, que por lei, detêm o direito a diagnosticar doenças, realizar procedimentos invasivos, prescrever medicamentos, são os médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários. O Colégio Médico de Acupuntura defende que a prática da Acupuntura, no Brasil, seja realizada por estes profissionais, nos seus respectivos campos de atuação.

 

 

PARA TRATAR-SE COM ACUPUNTURA É PRECISO INTERROMPER OUTROS TRATAMENTOS?

 

Não, pois na grande maioria das vezes, a associação da Acupuntura com outras formas de tratamento não apenas é possível, como é benéfica para o paciente. Porém, somente após a realização de uma consulta com definição de um diagnóstico, o médico poderá determinar qual o tratamento mais adequado para cada quadro clínico. Desse modo, poderá associar à Acupuntura medicamentos, fisioterapia e outros métodos complementares de tratamento.

 

 

AS AGULHAS PODEM TRANSMITIR DOENÇAS?

 

A normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concernente à prática da Acupuntura determina que ela seja realizada, exclusivamente, com material descartável. Infelizmente, profissionais sem formação adequada insistem na reutilização das agulhas. Por esse motivo, a literatura médica tem registrado grande número de relatos de pessoas vitimadas por doenças transmitidas por agulhas de Acupuntura. Dentre essas, encontram-se: hepatites, meningites, mastoidites, encefalites, etc. Portanto, cabe ressaltar que as agulhas nunca devem ser reaproveitadas, nem no mesmo paciente pois, uma vez guardadas, sua contaminação é quase certa. Lembre-se: “Agulha, só descartável!”

 

A PRÁTICA DA ACUPUNTURA PODE GERAR COMPLICAÇÕES?

 

Bem praticada, a Acupuntura é segura; no entanto, quando realizada por profissionais sem a devida qualificação, tem se revelado, extremamente danosa. Os relatos de complicações são muitos e variados: desmaios, lesões em nervos periféricos, pneumatórax (perfuração do pulmão), hemotórax (sangramento no tórax), infecção no pavilhão auricular, meningite, encefalite, mastoidite, e até óbito, entre outros.

 

Fonte: Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura

Acupuntura oferece proteção prolongada contra estresse






Além de diminuir os níveis do neuropeptídio ligado ao estresse, a acupuntura gerou um efeito protetor que durou vários dias.[Imagem: Georgetown University]




Prova Material

A acupuntura reduz significativamente os níveis de uma proteína ligada ao estresse crônico.
O estudo pode ajudar a explicar a sensação de bem-estar normalmente relatado pelas pessoas que fazem tratamentos com essa técnica chinesa milenar.
"Já se sabia há muito tempo que a acupuntura reduz o estresse, mas este é o primeiro estudo a mostrar uma prova molecular desse beneficio," diz a Dra. Ladan Eshkevari, da Universidade Georgetown (EUA).

Neuropeptídio

Eshkevari explica que decidiu fazer o estudo porque muitos dos pacientes tratados com acupuntura no seu hospital, sobretudo contra dores, relatam uma "sensação geral de bem-estar - e eles frequentemente relatam estar sentindo menos estresse".
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare que a acupuntura é benéfica como terapia adjunta em mais de 50 doenças, incluindo o estresse crônico, a pesquisadora conta que queria uma explicação biológica para isso.
Então ela fez um experimento para medir o efeito da acupuntura sobre os níveis no sangue do neuropeptídio Y (NPY), um peptídio que é segregado pelo sistema nervoso simpático - tanto em animais, quanto em humanos.
A substância está envolvida na resposta "lutar ou fugir" frente a uma situação estressante, resultando na contração do fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, exceto coração, cérebro e pulmões, os órgãos essenciais para uma reação ao perigo.
Mas a manutenção duradoura desse estado, o chamado estresse crônico, pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.

Efeito protetor da acupuntura

Do lado da acupuntura, o tratamento foi restrito a um único ponto, o Zusanli, ou ST 36, sobre o meridiano do estômago - o ponto está de fato localizado na perna, perto do joelho.
Os níveis de NPY dos animais estressados que receberam a acupuntura permaneceram praticamente nos mesmos níveis do grupo de controle, que não foi submetido a nenhum estresse, enquanto o grupo de animais estressados não-tratados com acupuntura manteve elevados níveis da substância no sangue.
O efeito de redução do estresse manteve-se por até quatro dias depois que a acupuntura foi suspensa e os animais continuaram a receber os estímulos estressantes.
"Nós ficamos surpresos com o que parece ser um efeito protetor da acupuntura contra o estresse," disse a pesquisadora.

Fonte : Redação do Diário da Saúde

Aglomera não!