8 de abr. de 2013

TEORIA YIN YANG (2)


PROPRIEDADES DO YIN E DO YANG


Com finalidade didática, podemos dividir as propriedades entre o Yang e o Yin em:

1 –Oposição de Yin e Yang
Existe oposição entre os dois lados de um mesmo fenômeno. Esta oposição, ao invés de ser antagônica, é complementar, considerando que a união desses dois opostos é que dá a totalidade desse fenômeno. A oposição é relativa e nunca absoluta: assim, nada é totalmente Yin ou totalmente Yang, sempre havendo um mínimo do oposto, ou seja, por mais que um fenômeno possa ser Yin, sempre vai ter uma parcela Yang em seu interior, por mínima que seja, e vice-versa. Além disso, a qualidade Yin ou Yang é sempre relativa. Ex.: o clima do nordeste é Yang em relação ao clima do sul; porém, o clima do deserto (mais quente) é mais Yang que o clima do nordeste.

2 – Interdependência do Yin e Yang
Embora sejam opostos, um não pode existir sem o outro. Ex.: o alto é Yang e o baixo é Yin – não se pode falar no alto sem ter a relação com o baixo.

3 – Consumo mútuo / aumento e diminuição do Yin e Yang
Os dois aspectos opostos e unidos do Yin e Yang não estão em repouso. Estão sempre em movimento de aumento e diminuição recíprocos: quando o Yang cresce, o Yang decresce e vice-versa. No corpo humano, acontece o mesmo fenômeno: para que haja uma atividade fisiológica Yang, é necessário consumir matéria nutritiva Yin. Inversamente, o metabolismo da matéria nutritiva Yin requer, para ser realizado, a contribuição de certa quantidade de energia Yang.

4 - Intertransformação / transmutação do Yin e do Yang
O Yin e o Yang não são estáticos, podendo um se transformar no outro. Estas mudanças não ocorrem a esmo: geralmente ocorrem no auge da predominância de um dos opostos. Um velho ditado chinês diz “uma vez alcançado certo limite, a mudança na direção oposta é inevitável”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!