24 de jan. de 2013

Acupuntura tem contra-indicação?




Acupuntura é efetiva e cientificamente comprovada, constituindo-se como um método terapêutico. Nas mãos de pessoas inabilitadas, incapazes de um diagnóstico preciso e de uma indicação adequada para o tratamento, pode agravar as doenças pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais, a exemplo dos encontrados nos medicamentos de um modo geral. 


ACUPUNTURA NO MUNDO


Novo Estudo Confirma que Acupuntura é Eficaz para Tratar Dores Crônicas

Os autores realizaram uma revisão sistemática para identificar estudos randomizados controlados, para determinar o efeito da acupuntura em quatro condições de dor crônica: lombalgia e cervicalgia, osteoartrite, cefaleia crônica e dor no ombro. Como resultado, a acupuntura mostrou-se eficaz para o tratamento da dor crônica e é, portanto, uma opção razoável para encaminhamento. Diferenças significativas entre a acupuntura real e falsa indicam que a acupuntura é mais do que um placebo. No entanto, estas diferenças são relativamente modestas, sugerindo que outros fatores além dos efeitos específicos do agulhamento são contribuintes importantes para os efeitos terapêuticos da acupunctura.
FONTE: Vickers AJ, et al. Acupuncture for chronic pain: individual patient data meta-analysis. Archives of Internal Medicine. September 10, 2012; Epub ahead of print. http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1357513

Para saber mais:

Aglomera não!