28 de set. de 2010

ACUPUNTURA USADA COMO ANESTÉSICO

Cirurgiões chineses utilizaram a Acupuntura como anestésico durante uma cirurgia para colocar um “by-pass” coronário, e desobstruir artérias. Foi a primeira vez que a técnica teve esse uso neste tipo de intervenção. O procedimento durou quatro horas. Os médicos aplicaram seis agulhas sobre o peito e nos pulsos do paciente, de 76 anos. “Com os anestésicos clássicos, são necessárias altas doses e há muitos efeitos colaterais. Com a Acupuntura, esses problemas não existem”, explicou Yin Wenyuan, anestesiologista do Hospital Renji de Shanghai, onde foi feita a cirurgia.

BRASIL

Em novembro de 2007, no Brasil, outro paciente foi operado em São José do Rio Preto (SP) de hérnia ingüinal e anestesiado exclusivamente por Acupuntura. Após a intervenção, o paciente - um professor de medicina -, saiu andando do centro cirúrgico sem tomar nenhum remédio contra a dor. A operação, inteiramente filmada, foi a 30ª cirurgia realizada no Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O ato foi executado pelo cirurgião Dr. Sergio Brienze, e pela anestesista/acupunturista Dra. Ana Patricia, ex-aluna do paciente.

Fonte: AFP e AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura)NEWS.

Ansiedade e Acupuntura

A Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou freqūência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade.
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, o termo ansiedade está de certa forma interligado com o a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha, acredita-se que de certa forma, alguma palavra dita no seu passado por alguém, uma ofensa, um comentário, uma atitude negativa em relação a pessoa que sofre desse mal, pode ser a causa principal do surgimento desses sintomas. É necessário então que a pessoa encontre um meio de superação e continue vivendo, tendo a certeza, que as coisas ruins vividas no passado servirão apenas de crescimento e amadurecimento futuro.
A atividade física está associada à redução de estados de ansiedade.
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas (veja a lista abaixo). Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autônomo, que controla o "reflexo ataque-fuga". Outros são " somatizações", ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas físicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular. Cerca de metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito.

Sintomas
Fadiga; insônia; falta de ar ou sensação de sufoco; picadas nas mãos e nos pés; confusão; instabilidade ou sensação de desmaio; dores no peito e palpitações; fogachos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas; boca seca; contrações ou tremores incontroláveis; tensão muscular, dores; necessidade urgente de defecar ou urinar; dificuldade em engolir; sensação de ter um "nó" na garganta; dificuldades para relaxar; dificuldades para dormir.

TRATAMENTO PELA ACUPUNTURA

Utilizando determinados pontos a Acupuntura "acalma a mente" produz relaxamento muscular e diminue a velocidade e quantidade excessiva de pensamentos.
Provoca enfim, um crescente bem estar interior de forma suave e duradoura.

Aglomera não!