5 de out. de 2011

L.E.R ou D.O.R.T

L.E.R. (LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS) OU D.O.R.T. (DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO)

São patologias causadas pelo uso excessivo e contínuo de alguma articulação. Por exemplo: tendões ligados aos músculos flexores dos dedos da mão devido a muita digitação nos computadores ou a bursite que ocorre no ombro devido ao fato de elevar constantemente o braço, etc.
O uso constante e repetitivo de um grupo de músculos causa inflamação nos tendões levando a uma tendinite do mesmo, com conseqüente dor e incapacidade em continuar a usar adequadamente os tendões envolvidos no movimento.
Essas lesões são: as tenossinovites (inflamação da bainha dos tendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites ( inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na face lateral da extremidade distal do úmero), síndromes compressivas e outras doenças associadas ao uso repetitivo de uma articulação.
Felizmente este tipo de problema responde muito bem ao tratamento com acupuntura, melhorando relativamente rápido e alcançando cura na maioria dos casos em alguns meses de tratamento, que pode ser acupuntura tradicional (com agulhas) ou sem agulhas (com raios

TENDINITE

Tendinite é a inflamação do tendão e tenosinovite é a inflamação de um tendão e da estrutura que o envolve.

Tendão é a estrutura que liga o músculo ao osso, tem pouqspanuíssima capacidade de extensão e muito resistentes a tração. São escassamente vascularizadas, originando assim sua cor esbranquiçada, devido ao pouco sangue que recebe.
É muito comum ocorrer tendinite em pessoas que realizam movimentos repetitivos, pois estes movimentos usam tendões.
Para evitar esta inflamação dos tendões seria útil que a pessoa que realiza constantemente movimentos repetitivos, executasse alongamentos específicos para os músculos e tendões envolvidos no movimento.
Após instalada a tendinite o tratamento com acupuntura oferece ótimos resultados. O paciente já experimenta sensação de alívio da dor logo nas primeiras sessões. E a cura ocorre após alguns meses de tratamento, dependendo de cada caso.

BURSITE

Bursite: palavra que deriva do latim (bursa = bolsa) e do grego (ite = inflamação), designando a inflamação das bursas (bolsas serosas que existem nas articulações do nosso corpo).

Nossas articulações possuem bursas para diminuir o atrito causado no movimento. Porém, se usarmos inadequadamente, ou muito constantemente, poderá ocorrer um processo inflamatório nas mesmas.
A mais comum é a inflamação do ombro: bursite do ombro.
A bursite pode tornar-se mais dolorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.
Como os outros tipos de lesões por esforço repetitivo, a bursite responde muito bem ao tratamento com acupuntura. Na grande maioria dos casos em alguns meses o paciente esta livre do sofrimento que é estar privado de ter seus movimentos.

Acupuntura na DOR AGUDA


A dor intensa é o motivo de queixas dos pacientes com enxaqueca ou cefaléia e, muitas vezes, a medicação consumida é impotente para deter a dor.
Felizmente a acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo ou mesmo cessando dores muito intensas.
Isto ocorre graças ao seu poder de produzir endorfinas logo no início da sessão de acupuntura. O paciente experimenta alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão de acupuntura.
Isto ocorre graças ao seu poder de produzir endorfinas logo no início da sessão de acupuntura. O paciente experimenta alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão de acupuntura.
Este bem estar, sem dor ou com a dor diminuída, permanece por tempo variável, dependendo de cada organismo. Existem pacientes que, após uma sessão de acupuntura, conseguem ficar alguns dias sem dor, outros sentem o retorno da dor no dia seguinte ou mesmo após algumas horas. Esta diferença de tempo livre da dor, deve-se às diferenças pessoais, ao fato do paciente estar sendo tratado já a algum tempo com acupuntura (neste caso seu organismo aproveita melhor o efeito e retém por muito mais tempo a sensação agradável sem dor), idade, etc.
Com o decorrer do tratamento o tempo sem dor e entre crises aumenta muito. Na maioria dos casos, no final do tratamento, o paciente fica livre definitivamente do problema.
Para se ter uma idéia da eficácia da acupuntura no alívio de dores, saiba que podemos fazer analgesia para quaisquer cirurgias, sem uso de medicamentos, apenas com acupuntura.


Acupuntura para Emagrecer


De acordo com a Organização Mundial da Saúde a  acupuntura é um tratamento complementar da medicina chinesa que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura.
A acupuntura é um mecanismo de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos da atividade neurológica em três níveis: local, espinhal e supra-espinhal age no sistema nervoso autônomo, através dos nervos simpáticos.
Um dos possíveis efeitos da acupuntura seria o emagrecimento, pois estimula a ramificação auricular do nervo vagal e elevam os níveis de serotonina, essas ações proporcionadas pela acupuntura têm elevado o tônus da musculatura do estômago, inibindo o apetite.
Para a acupuntura ajudar no emagrecimento é necessário também realizar as aplicações das agulhas nos pontos do ouvido, cerca 95% das pessoas que realizam tal aplicação percebem a supressão do apetite. Essa técnica de aplicação das agulhas nos pontos da orelha denomina-se auriculopuntura.
Nos denominados lóbulos da orelha existem pontos específicos que ajudam no controle da vontade de comer, estimulando esses pontos é possível controlar o apetite, a compulsão alimentar  reestrutura o sistema digestivo, intestinal e urinário, reativa o metabolismo, controla a ansiedade e até mesmo sono, afinal é necessário também trabalhar o lado emocional para emagrecer.
É claro que o emagrecimento não ocorre rapidamente, pois dessa forma poderia levar ao efeito sanfona.
A acupuntura estimula o emagrecimento lentamente, isso permite uma reeducação alimentar, tornando os efeitos mais definitivos.
O tratamento deve ser realizado juntamente a uma nutrição balanceada, rica em cereais, verduras e legumes, além de exercício físicos regulares. É necessário que se mude o padrão de vida e hábitos alimentares.
O método de acupuntura é extremamente natural, não é invasivo e não implica na ingestão de drogas para o emagrecimento que podem comprometer a saúde.
Antes de se iniciar o tratamento deve haver uma avaliação específica para cada paciente.

Acupuntura cura Ansiedade

Ansiedade, é uma queixa cada vez mais freqüente nos consultórios.
São pacientes de ambos os sexos que referem estarem estressados, trabalhando muito e ansiosos, relatando dificuldades para dormir e concentração no trabalho.
Homens e mulheres que têm procurado solução na acupuntura, método chinês que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter efeito terapêutico:
- Com a acupuntura ocorre um equilíbrio energético e melhora dos sintomas. Já na primeira aplicação o paciente refere relaxamento e o sono melhora. Com cinco a 10 aplicações, há um equilíbrio energético definitivo do paciente. Geralmente, há uma aplicação por semana. O tratamento não precisa de remédio.

Aglomera não!