19 de jan. de 2013

Janeiro


Refluxo gastroesofágico e Acupuntura



O refluxo gástrico é conhecido também como hérnia de hiato. Para a MTC sua origem está na estagnação da energia do fígado tipo 3 - explico isso mais abaixo. Isso equivale ao que é popularmente conhecido como “nó na boca do estômago”.

A estagnação do ch’i do fígado significa que houve uma descarga emocional contida pelas exigências da vida. Ou seja, a pessoa teve um acesso de raiva, irritação, inquietude ou foi contrariada e não conseguiu elaborar esse sentimento ou então a circunstância não permitiu extravasar.
Quando a pessoa reprime essas emoções pode gerar estagnação na energia do fígado e essa poderá ser classificada em cinco tipos, e é justamente o tipo 3 que se manifesta com alterações gástricas.
Essa estagnação de energia altera o QI HUA (conversão do alimento em energia). Portanto, toda vez que se alimenta corre-se o risco de ter uma crise de refluxo ou então aparece soluço, que seria o ch’i contra-corrente gerado pela estagnação da energia do fígado.
O tratamento consiste em equilibrar o meridiano do fígado,
O fígado, no conceito da Medicina Tradicional Chinesa é diferente que no conceito da medicina ocidental (ver postagens mais antigas sobre meridianos e órgãos). 
O uso de determinadas ervas e diminuir o consumo de alimentos ácidos, frituras e gorduras facilitam também a conversão dessa energia.
O tratamento com aplicações semanais de acupuntura é muito satisfatório já que são tratadas as causas, não sendo, portanto apenas um tratamento sintomático.



Aglomera não!