17 de abr. de 2013

Acupuntura trata Bruxismo




Bruxismo é o ranger dos dentes, que afeta pelo menos 15% da população mundial. Entretanto, a maioria não sabe. É raro alguém perceber que range os dentes durante o sono sozinho, logicamente, porque está dormindo. Quem sofre deste tipo de tensão provavelmente é diagnosticado pelo dentista, pois acarreta desde desgastes nos dentes até fortes dores de cabeça. Em alguns casos, um parceiro também pode detectar o ranger e alertar a pessoa.

Quem tem bruxismo apresenta dentes gastos, musculatura da boca dolorida, intensas dores de cabeça, pescoço, costas e ombros tensos. Além disto, pode apresentar queixas como ouvir zumbidos; dores perto do ouvido; dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca; estalos na região do ouvido, quando força a abertura da boca; levando a um quadro conhecido como movimentos parafuncionais, ou simplesmente bruxismo.

Periodontistas entendem que é causado por fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, ingestão excessiva de álcool, uso de anfetaminas, fatores genéticos ou distúrbios do sono. Nestes casos, o termômetro das emoções encontra-se na boca!

Há tratamento. Na maioria dos casos, consiste no uso de uma placa de resina, feita por um ortodontista especialmente para o paciente. A placa evita o desgaste dos dentes e, em alguns casos, pode até corrigir o posicionamento dentário e aliviar o ranger. Toda vez que o paciente deixar de usar o aparelho, no entanto, o problema volta.

Como o bruxismo está incluído entre os distúrbios do sono é recomendável que o tratamento incluía a restauração do padrão fisiológico do sono, e normalização da atividade dos músculos da mastigação.

Assim, como vimos, é importante também intervir na origem. A boa notícia é que  a acupuntura tratam a causa!

A Acupuntura possibilita colocar o organismo em equilíbrio, valendo-se dos canais de energia que passam pelo corpo. Eliminam dores, equilibram a respiração, relaxam, acalmam, promovem a circulação e ativam o sistema imunológico. A Acupuntura alivia o estresse como já foi comentado em outras postagens porque promove o re-equilíbrio energético de todos os sistemas orgânicos, incluindo os responsáveis pelas emoções.

Para tratar o bruxismo primeiramente é necessário realizar a avaliação diagnóstica. Muito freqüentemente os canais do estômago, baço-pâncreas, fígado e intestino delgado estão em desarmonia.
O foco principal está em dois órgãos: o fígado, relacionado às tensões, e a vesícula biliar, representando os tendões atingidos pela ATM (articulação temporomandibular).
Ao estimular  pontos específicos do organismo são liberados neurotransmissores em maior quantidade a serotonina, aliviando as dores causadas pela disfunção.

ACUPUNTURA AUXILIA NO TRATAMENTO DA ACNE


Acne é uma doença que atinge 80% dos adolescentes, podendo surgir também na vida adulta. Encontrada principalmente na face, pescoço, costas, peito e ombros, a acne é uma inflamação no folículo da glândula sebácea e, em ocorrências mais graves, pode deixar cicatrizes e marcas.

Na maioria dos casos, a acne ocorre devido a uma predisposição genética e pode ser descrita como um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior do folículo.

 Essa massa gera os terríveis cravos, que podem ser abertos (cravo preto) ou fechados (cravo branco). A inflamação do folículo caracteriza a acne. 

Na medicina tradicional Chinesa, a acne tem um tratamento diferenciado. Cada caso é tratado individualmente, dependendo da necessidade do paciente. As principais estratégias referem-se a sedar o calor, secar a mucosidade e retirar o calor do sangue. Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas, além das orientações alimentares.

 

Aglomera não!