19 de nov. de 2009

Estar em harmonia com as forças da natureza

Estar em harmonia com as forças da natureza, cultivar emoções saudáveis e permitir o fluxo equilibrado de energias no corpo são os pontos de sustentação da Medicina Tradicional Chinesa.





Na figura acima esta simbolizado o equilíbrio das forças Yin e Yang, forças opostas e complementares que na visão chinesa regem a grandiosidade do Universo até a mais microscópica célula. O lado claro é Yang e já contem uma semente Yin, representada pelo circulo escuro. O lado escuro é Yin e contem o Yang representado pelo circulo claro.



Todos os seres vivem entre o céu - que emana energia Yang, impulsiva, quente, masculina – e a Terra – que irradia a energia Yin, receptiva, fria, feminina. A saúde depende da harmonia dessas forças opostas, que gera a energia vital, chamada de ch’i. Yin e Yang regem os cinco elementos da natureza: madeira (yang), fogo (yang), terra (yin), metal (yin), água (yin).



O excesso ou falta de qualquer um deles causa doenças.




Os cinco elementos no corpo

O movimento Madeira rege movimentos de crescimento, corresponde ao fígado e em desequilíbrio, gera raiva ou o não processamento das emoções.

O movimento Fogo flui para cima e traz calor. Rege o coração e em excesso provoca ansiedade.
O movimento Terra é responsável pela produção e transformação Corresponde ao Baço-pâncreas é quando está enfraquecido provoca excesso de preocupação

O movimento Metal purifica e solidifica.Corresponde ao Pulmão e quando não está equilibrado predomina a tristeza.

Numa pessoa saudável cada um desses elementos gera energia para o outro e, em conseqüência para os órgãos correspondentes. Nesse ciclo de construção (figura acima), a água nutre a madeira /fígado, pois os antigos chineses percebiam que a arvore precisa de água para crescer. Do mesmo modo a madeira alimenta o fogo /coração queimando a madeira se faz o fogo. As cinzas dessa queima são de novo transformadas em terra, por isso o fogo faz terra/baço-pâncreas. A terra cria metal/ pulmão, pois todos eles são produzidos no fundo da terra/planeta, e alimenta o pulmão. E o metal segura água/ rins, pois as formações rochosas são fundamentais para a geração de água.



As doenças aparecem quando esse circuito é invertido ou bloqueado.

Não é fácil entender esses ciclos baseados na observação da natureza e feitos há mais de 5 mil anos. No entanto essas leis valem ate hoje



A energia que todo ser humano possui é chamada de Energia Vital ou de Ch’i, esta possui três tipos de energias diferentes:



A . Energia ancestral que é aquela que se instala quando o óvulo é fecundado e que é mantida e nutrida durante a gravidez (dito isto de uma forma resumida)



B. Energia celeste: mantida pelo ar que respiramos



C. Energia terrestre : esta provem dos alimentos que ingerimos


Dra. Graciela Alicia Martínez

Contatos:
gracielaaliciamartinez@gmail.com

Tel(19)32899522 / 32891375

2 comentários:

Aglomera não!