11 de out. de 2011

Porque as aplicações das agulhas requerem uma Consulta antes?

Consulta que avalia o paciente de forma necessária , bem meticulosa por sinal antes da aplicação de agulhas.
O que levou o paciente a apresentar o quadro que o leva a procurar Acupuntura? 

FATORES DESENCADEANTES DE DOENÇAS
A doença é conseqüência de distúrbios da energia humana.
Esses distúrbios são causados pelos seguintes fatores:

  • deficiência da Energia Ancestral
  • fatores externos decorrentes do excesso de Energia Cósmica (vento, frio, calor, umidade, secura)
  • fatores internos (oriundos de emoções reprimidas)
  • fatores mistos (alimentação, fadiga, drogas, etc.)

COMO É FEITO UM DIAGNÓSTICO?
No caso da acupuntura, o diagnóstico fundamenta-se na permissa de que as alterações energéticas no interior do organismo humano sempre se exteriorizam. Essas alterações energéticas são identificadas através de quatro procedimentos:

  • observação do paciente - coloração da téz, expressão verbal; seu estado emocional, etc.
  • as queixas
  • o aspecto da língua
  • o exame do pulso

COMO SE EFETUA O TRATAMENTO?
Através da acupuntura que promove o fortalecimento de órgãos e vísceras, a circulação das energias e do sangue, equilibrando as energias yin e yang. O tratamento apoia-se, ainda, na alimentação - que deve ser predominantemente vegetal.

ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação adequada fortalecer não apenas a energia, como, também o corpo propriamente dito. Na alimentação é necessário considerar a qualidade bem como a quantidade dos alimentos e, ainda, o horário das refeições.
Os alimentos, de acordo com as suas características próprias, são divididas em dois grandes grupos Yin e Yang.

SÃO ALIMENTOS YIN:
Raízes, caules, frutos pesados (melão), grãos; alimentos de coloração mais escura, beterraba, beringela - provenientes de lugares frios (maçã, pera, uva) e alagados; aqueles de sabor mais intenso do que perfume (banana, abacate, mamão).

SÃO ALIMENTOS YANG:
Folhas, flores, alimentos de lugares quentes, secos, de regiões altas (laranja, cajú), alimentos cujo perfume é mais intenso do que o sabor (goiaba). Que possuem cor mais avermelhada (damasco, nectarina).

Os órgãos fornecedores de nossa energia, relacionadas abaixo, estão diretamente ligados às características básicas dos alimentos. Portanto, uma alimentação bem orientada é aquela que tem condições de fortalecê-los.

Para suprir a deficiência energética do:

  • RIM

Recomenda-se incluir na alimentação sobretudo raízes que, idealmente, são nativas de regiões ribeirinhas e/ou alagados. Deverão ser igualmente incluídos alimentos de cor escura e sabor picante ou amargo. Devem ser evitados os doces.

  • FÍGADO

Incluir alimentos de sabor ácido, salgado ou amargo. Ingerir alimentos que apresentam equilíbrio entre as energias Yin e Yang.

  • CORAÇÃO

Incluir alimentos de sabor ácido ou amargo e aqueles que fortalecem a energia do rim.

  • BAÇO

Incluir caules e alimentos amargos. Evitar verduras cruas e alimentos frios.

  • PULMÃO

Incluir folhas e verduras, bem como alimentos doces e amargos.
Deve ser evitado na alimentação o excesso de sal, os alimentos excessivamente picantes ou ácidos, as gorduras, o exagero alimentar.
O melhor período para a alimentação é a parte da manhã - até 11 horas. À tarde será preferível a ingestão de alimentos leves e quentes - sopas, chás, etc. É recomendável evitar alimentar-se entre 11h e 30min e 12h; e após às 21h.

Massagens
Tui-na é massagem aplicada nos canais de energia e zonas reflexas para o fortalecimento da energia dos órgãos e vísceras.

Exercícios
Atividades físicas são benéficas desde que não provoquem cansaço.
Caminhadas tranqüilas são disto o melhor exemplo. Existem, igualmente, exercícios suaves, de origem chinesa. Um deles é o Tai-Chi-Chuan que preenche duas finalidades importantes: captar a energia exterior e estimular a livre circulação de energias existentes no corpo humano. O Tai-Chi-Chuan é uma eficiente contribuição para manter a saúde e auxiliar na cura de doenças.

Ervas Medicinais
As ervas medicinais estimulam a energia vital do organismo propiciando o seu fortalecimento. Conseqüntemente, elas conseguem neutralizar fatores desencadeantes de doenças, como influência do frio, calor, umidade, etc.

Treinamento Interior
Trata-se de uma forma de meditação que visa o fortalecimento dos centros energéticos mais internos, através da captação da energia da Natureza e da livre circulação das energias do corpo humano.

REAÇÕES EVENTUAIS À ACUPUNTURA
O processo do adoecer é lento. Inicia-se em função do desequilíbrio das energias Yin e Yang ou pelo consumo exagerado da energia dos órgãos vitais. Nesse processo de desgaste níveis sucessivos de energia cada vez mais baixos vão sendo atingidos. Cada nível afetado exteriorizará sintomas específicos característicos a cada pessoa.
Quando o processo da doença é interrompido e revertido através do trabalho com as agulhas, será comum, nas primeiras fases do tratamento, a aparição, até intensificada, dos sintomas iniciais.
Outras reações poderão surgir decorrentes da modificação da energia provocada pelas agulhas. Elas são, contudo, indícios de que o organismo está respondendo positivamente ao tratamento. Rápida ou lentamente os sintomas desaparecerão, dependendo do tempo em que a doença começou a se instalar:

Abaixo indicamos algumas das reações mais comuns:

  • agravamento dos sintomas por determinado período
  • insônia / agitação
  • sonolência
  • aumento de diurese
  • dor e discreto edema no local dos pontos de acupuntura
  • surgimento de manchas avermelhadas ao redor dos locais da aplicação das agulhas
  • manchas arroxeadas nas regiões da aplicações
  • tonturas

Ao acompanhar o tratamento o médico baseia-se em três aspectos fundamentais:

  • verificação da regressão dos sintomas, através de informações dadas pelo paciente.
  • modificação na coloração da tez, expressão verbal, corporal e estado emocional do paciente.
  • verificação do pulso que fornece as informações sobre o estado da energia dos órgãos e vísceras.

O desaparecimento de sinais e sintomas não significa, necessariamente, a cura efetiva da doença. Assim sendo, o tratamento deveria, idealmente, prolongar-se até a completa normalização do pulso o que seria o indicador decisivo da cura real.
As aplicações podem, então espaçar-se. Não deveriam, entretanto, parar completamente visto ser a agulha o grande auxiliar, o mantenedor, do equilíbrio energético.
Duração e freqüência do tratamento irá depender do tempo em que a doença já se havia instalado quando foi iniciado o tratamento com acupuntura.
Em casos muito graves como, por exemplo, nos casos de traumatismos, comas, choques, acidente vascular cerebral ou em casos agudos tais como dores fortes, as aplicações podem e devem ser efetuadas até de duas em duas horas. Em casos menos graves, as aplicações serão diárias. Em tratamentos genéricos, duas aplicações semanais serão suficientes.
Sendo variados os fatores desencadeantes de doenças, será conveniente manter o equilíbrio energético do organismo com aplicações de acupuntura a intervalos maiores - seguindo sempre instruções médicas.

 
.

Origem, como funciona e para que é indicada

Em 1972, a China ainda era uma nação fechada para o mundo quando o então presidente americano Richard Nixon fez uma visita histórica ao país, acompanhado por um batalhão de jornalistas. Entre eles estava o repórter James Reston, correspondente do jornal The New York Times, que durante a visita teve a sorte de sofrer uma crise de apendicite e precisou ser operado de urgência. Sim, sorte. Tudo bem, ser operado em um país distante e desconhecido é dureza, ainda mais quando, em vez de analgésicos, os médicos resolvem tratar a dor espetando agulhas pelo corpo, durante a cirurgia e no pós-operatório. Mas se não fosse pela doença (que afinal apareceria de um jeito ou de outro) Reston não teria descolado a melhor história de sua viagem à China. O relato do misterioso tratamento ocupou a primeira página do jornal nova-iorquino e despertou a atenção de milhões de americanos para a acupuntura, que era pouco conhecida no Ocidente.
Mas isso foi no passado. Desde então, a ciência já estudou e comprovou a eficácia da terapia para diversos males e deu credibilidade à acupuntura. Só para se ter uma idéia, sua eficácia no tratamento de dor crônica é de 50% a 85%, comparável à de drogas potentes como a morfina, que dá certo em 70% dos casos. Com a vantagem de que as agulhinhas não são tóxicas e não causam dependência. No entanto, como tanta gente ainda fica com o cabelo espetado pela idéia de ser agulhado, vale a pena explicar o que é, de onde vem e para que serve esse negócio de cutucar o corpo com pontas aguçadas.
Uma longa história
Surgida há aproximadamente 5 mil anos na China, a acupuntura ("punção com agulhas", em latim) é um dos componentes da medicina tradicional chinesa, junto de tratamento com ervas, dieta alimentar equilibrada, prática de massagens (tuiná, do-in e shiatsu) e exercícios. "Os resultados da acupuntura são muito mais rápidos e intensos quando o paciente se submete a um tratamento global e muda seu estilo de vida, adotando uma alimentação saudável e aderindo à prática de exercícios", afirma o acupunturista chinês Yip Fu Kwan, fundador e vice-presidente da Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil (Ameca).
A medicina chinesa enxerga o corpo de uma maneira muito diferente dos ocidentais. Para começar, os chineses acreditam que o corpo (e o Universo todo) é regido pelos pólos opostos yin e yang, encontrados em todo ser vivo. Eles também crêem que há canais distribuídos ao longo do corpo, os meridianos, por onde circula a energia vital, chamada de chi (pronuncia-se "tchi"). Detalhe: esses canais são invisíveis, impalpáveis, o que dá uma idéia da diferença de sutileza entre as medicinas oriental e a ocidental. "Existem 14 meridianos principais, sendo que 12 estão relacionados aos órgãos internos e os outros dois correspondem às energias yin e yang", diz Kwan. Os 12 meridianos correspondentes aos órgãos têm simetria bilateral, sendo que seis (fígado, coração, baço, pulmão, rim e pericárdio - um tecido que envolve o coração) circulam pela frente do corpo e no interior de pernas e braços e os outros seis (vesícula biliar, intestino delgado, estômago, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor - sistema que, segundo os chineses, mantém a temperatura dos órgãos internos) correm nas costas e na parte externa dos membros. Os outros dois meridianos, yin e yang, localizam-se no centro do corpo, pela frente e por trás. "As doenças, segundo os orientais, têm origem no desequilíbrio da energia vital. A acupuntura tem como meta reequilibrar o fluxo energético por meio da aplicação de agulhas em pontos que estariam bloqueando os caminhos da energia", afirma o acupunturista Sérgio Areias, professor do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas (Ceata), de São Paulo.
Desde que o apêndice do tal repórter americano entrou para a história (e mesmo antes, já que os europeus conhecem a técnica desde o século 17), os médicos de cá e de lá trocaram muitas experiências e se influenciaram mutuamente. No entanto, por mais sensata que soe essa história de enxergar o corpo como um todo e não um amontoado de peças, as faculdades de medicina do lado de cá continuam ensinando seus alunos a tratar das partes isoladamente. Mesmo médicos ocidentais que se renderam aos efeitos comprovados da acupuntura e adotaram as agulhinhas têm resistência a aceitar a teoria da energia vital. Para eles, os tais meridianos nada mais são do que áreas do sistema nervoso. Os acupontos seriam depressões com uma concentração maior de fibras nervosas. "Não sabemos quantos são os pontos de acupuntura ou depressões, mas estimamos que sejam mais de 2 mil espalhados pelo corpo", afirma o médico Ysao Yamamura, chefe do setor de medicina chinesa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Associação Médica Mundial de Acupuntura. Aos olhos do Ocidente, as agulhas estimulariam as terminações nervosas dos músculos, que enviariam sinais para o sistema nervoso central, liberando substâncias como serotonina (responsável pela sensação de bem-estar, tranqüilidade e sonolência), cortisol (um antiinflamatório natural) e endorfina (analgésico). A liberação de endorfina explica por que a acupuntura consegue resultados tão bons no tratamento da dor, seja ela crônica ou aguda.

Artigo publicado na Revista Vida Simple

Aglomera não!