15 de jan. de 2010

Acupuntura e Fibromialgia



A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com áreas do sistema nervoso central que regulam os mecanismos de como sentimos dor, atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.






A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.



Sintomas ou queixas:



A dor na Fibromialgia é difusa afetando uma grande parte do corpo. Em certas ocasiões, a dor começa de forma generalizada e em outras em uma área determinada, como o pescoço, ombros, coluna lombar, etc. estendendo-se a partir daí.
O cansaço caracteriza-se por se manter durante quase todo o dia.



O sono não é reparador (repousante) a pessoa acorda cansada.



As pessoas com fibromialgia apresentam com freqüência quadros de ansiedade e depressão Assim como enxaqueca, o chamado cólon irritável, boca seca e transtornos na circulação nas mãos e pés.



O diagnóstico



O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo. A medicina ocidental atual ainda não identificou a causa desta síndrome (ou conjunto de sintomas).



O tratamento



Aplicações semanais de Acupuntura Médica



A Organização Mundial da Saúde reconhece e recomenda a Acupuntura como a terapêutica mais indicada para a cura das dores crônicas.




Dra. Graciela Alicia Martínez



Contato : 19-32899522

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!