24 de jun. de 2011

Moxabustão (2)

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupunctura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano,a combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo.


O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.
Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da humidade. O frio patogénico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contracção e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva. A deprecação do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarreia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urina límpida e abundante.(segue...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!