10 de mar. de 2013

Acupuntura trata Hipotireoidismo.(2)



A glândula tiroide é uma das glândulas-chave no corpo humano e está localizado na região do pescoço.

 É uma glândula endócrina que secreta hormônios, o principal deles sendo a tiroxina. Os hormônios secretados pela glândula tiroide realizam uma série de funções, tais como controlar o crescimento do organismo, regulando a temperatura do corpo e da taxa de metabolismo, e regulando a frequência cardíaca, entre outros. Funcionamento anormal da glândula tiroide pode fazer com que o nível dos hormônios da tiroide para descer ou subir no corpo. O hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide é incapaz de secretar níveis suficientes de hormônios da tireoide.
As causas de hipotireoidismo são, principalmente, câncer nas glândulas da tireoide ou alguns defeitos congênitos (defeitos que estão presentes desde o nascimento). Tem sido observado que o hipotireoidismo pode por vezes ser um resultado de certas doenças autoimunes. A deficiência de iodo no corpo também pode causar hipotireoidismo.
Os sintomas de hipotireoidismo incluem o ganho de peso excessivo, perda de cabelo, fraqueza, edema ou retenção de água no corpo, e uma pulsação reduzida em alguns pacientes.
O tratamento para o hipotireoidismo é realizado principalmente através da administração de T4 (hormônio tireoidiano). T4 é um dos hormônios segregados pela glândula tiroide e, portanto, este modo de tratamento por substituição hormonal ajuda.
No entanto, as terapias de reposição hormonal vêm com seus próprios riscos e terapia hormonal para hipotireoidismo não é diferente.
 Um aumento significativo no risco de doenças cardíacas é um dos principais inconvenientes deste tratamento. Devido a esta razão, as pessoas estão sempre à procura de opções mais seguras em outras medicinas e a aplicação de acupuntura pode ser um tratamento eficaz para o hipotireoidismo. Na parte posterior do artigo, vamos tentar entender como ele funciona e como ele pode ser usado para ajudar os pacientes com diagnóstico de hipotireoidismo.

Tratar hipotireoidismo com Acupuntura 

Foi provada a eficácia da Acupuntura no tratamento de várias doenças e distúrbios, e tem sido utilizada para tratar o hipotireoidismo também.
Há vários canais que passam por diferentes partes do nosso corpo, e sobre esses meridianos são os vários pontos de acupuntura.
É através destes meridianos que a energia ou Chi circula através do corpo. 

Qualquer obstrução das vias pode restringir o fluxo de energia, resultando em várias doenças e perturbações.
Acupuntura envolve o uso de agulhas finas de metal (que são tão finas como um fio de cabelo) para remover os bloqueios nos meridianos, resultando em um fluxo suave de energia.
O tratamento para o hipotireoidismo envolve estimular o meridiano do rim, e as agulhas são aplicadas em diferentes pontos deste meridiano. Isto também produz  reforço do sistema imunitário, já que o rim é o responsável pela imunidade.
O meridiano do Rim começa na planta do pé e termina na base da língua, região que contem a glândula tiroide.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem hipotireoidismo alistado como uma das doenças que podem ser tratadas efetivamente com acupuntura.

Hoje, mais e mais médicos de todo o mundo estão recomendando-a como um método confiável de tratamento para seus pacientes que foram diagnosticados com várias formas de hipotireoidismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!