5 de jun. de 2013

Gota e Acupuntura (1)



A gota é uma doença metabólica acompanhada de acúmulo anormal de ácido úrico no organismo, o que causa artrite aguda, geralmente monoarticular (que afeta principalmente a articulação metatarso-falângica e às vezes, tornozelos e joelhos) e, nas fases tardias, causa artrite crônica deformadora que afeta outras articulações, como cotovelos, causando formações de "tofos".

Esse acúmulo anormal de ácido úrico, sob a forma de cristais de uratos, em articulações, tecido subcutâneo e também no tecido intersticial renal deve-se ao aumento da biossíntese de cristais de uratos, causado pelo aumento de ingestão de purina alimentar, hipercatabolismo celular (metaplasia mieloide, policitemia vera, anemia falciforme, anemia hemolítica, leucemia granulocítica, psoríase, etc.), ao aumento da síntese de purina (hiperuricemia primária) e à hipoeliminação urinária (insuficiência renal crônica, cetoacidose diabética, jejum prolongado, etc.).

A gota ocorre mais em homens (90%) acima de 30 anos e menos em mulheres, sendo que nelas a incidência é maior após a menopausa.


Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas.

Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura  em 146 doenças entre elas a gota ,onde se demonstra a melhora dos sintomas em 100 % dos casos com a redução do ácido úrico similar à medicação convencional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!