Pesquisadores alemães descobriram que a pseudo-acupuntura funciona tão bem quanto a real para dor lombar, e ambas são muito melhores que as terapias convencionais.
Quase metade dos pacientes tratados com agulhas de acupuntura sentiram alívio que durou por meses. Em contraste, apenas um quarto dos pacientes que receberam analgésicos e outras terapias ocidentais sentiram-se melhor.
“A acupuntura representa um tratamento efetivo e promissor para a lombalgia crônica”, disse o co-autor do estudo Dr. Heinz Endres da universidade de Ruhr, em Bochum, Alemanha. “O pacientes não somente tiveram redução da intensidade da dor, como também referiram melhoras na incapacidade resultante da dor crônica e, logo, de sua qualidade de vida.”
Num dos maiores experimentos para dor lombar feitos até hoje, mais de 1.100 pacientes foram aleatoriamente selecionados para receber acupuntura ou terapia convencional.
Após seis meses, os pacientes responderam a perguntas sobre a dor, capacidade funcional e foram dados escores para determinar o quão bem cada uma das terapias funcionou.
Na acupuntura real, 47% dos pacientes melhoraram. Na pseudo-acupuntura, 44% melhoraram. Na terapia convencional, apenas 27% conseguiram algum alívio.
“Nós ainda não entendemos os mecanismos desde supostos tratamentos alternativos, mas isso não significa que eles não funcionam!” disse o Dr. James Young, do Rush Medical Center, Chicago, que não está envolvido com a pesquisa.
Dr. Young frequentemente trata pacientes com lombalgia com acupuntura, combinada com exercícios de fortalecimento e alongamento.
Dra.Graciela Alicia Martínez RUA CATHARINA SIGNORI VICENTIN, 637 H - CIDADE UNIVERSITÁRIA CAMPINAS Fone 19- 33657549 WhatsApp 19-989232686
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Resumo: As pesquisas científicas com base na Acupuntura se iniciaram na década de 50, quando vários estudos controla...
-
Os meridianos de cada órgão passam por diferentes partes do nosso rosto e quando não estão transmitindo a energia vital de forma equilibra...
-
Em nossas mãos estão impresso como anda todo o funcionamento de nosso corpo... Olhe atentamente as imagens abaixo, e observe, se você e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário