8 de mar. de 2010

Acupuntura e Dor nas costas

Pesquisadores alemães descobriram que a pseudo-acupuntura funciona tão bem quanto a real para dor lombar, e ambas são muito melhores que as terapias convencionais.

Quase metade dos pacientes tratados com agulhas de acupuntura sentiram alívio que durou por meses. Em contraste, apenas um quarto dos pacientes que receberam analgésicos e outras terapias ocidentais sentiram-se melhor.


“A acupuntura representa um tratamento efetivo e promissor para a lombalgia crônica”, disse o co-autor do estudo Dr. Heinz Endres da universidade de Ruhr, em Bochum, Alemanha. “O pacientes não somente tiveram redução da intensidade da dor, como também referiram melhoras na incapacidade resultante da dor crônica e, logo, de sua qualidade de vida.”

Num dos maiores experimentos para dor lombar feitos até hoje, mais de 1.100 pacientes foram aleatoriamente selecionados para receber acupuntura ou terapia convencional.
Após seis meses, os pacientes responderam a perguntas sobre a dor, capacidade funcional e foram dados escores para determinar o quão bem cada uma das terapias funcionou.


Na acupuntura real, 47% dos pacientes melhoraram. Na pseudo-acupuntura, 44% melhoraram. Na terapia convencional, apenas 27% conseguiram algum alívio.

“Nós ainda não entendemos os mecanismos desde supostos tratamentos alternativos, mas isso não significa que eles não funcionam!” disse o Dr. James Young, do Rush Medical Center, Chicago, que não está envolvido com a pesquisa.
Dr. Young frequentemente trata pacientes com lombalgia com acupuntura, combinada com exercícios de fortalecimento e alongamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!