8 de mar. de 2010

Acupuntura reduz ondas de calor em pacientes com câncer de mama

Estudo mostrou que tratamento alternativo é tão eficaz quanto uso de medicamentos e ainda aumenta o desejo sexual
Um estudo realizado no Hospital Henry Ford mostrou que a acupuntura é tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso, na redução das ondas de calor em pacientes com câncer de mama. Além disso, a terapia possui a vantagem de aumentar potencialmente o desejo sexual e pode ainda, melhorar a sensação de bem-estar.

Os resultados mostram que a acupuntura, quando comparada à terapia medicamentosa, tem um efeito mais duradouro sobre a redução das ondas de calor e suores noturnos nas pacientes que recebem a terapia hormonal para o tratamento do câncer de mama. As mulheres também relataram que a acupuntura aumenta a sua energia e clareza de pensamento.
"A acupuntura oferece aos pacientes uma opção segura, eficaz e duradoura de tratamento para os calores, algo que afeta a maioria dos sobreviventes de câncer de mama. Comparada à terapia medicamentosa, ela realmente tem mais benefícios do que efeitos colaterais", disse o autor do estudo Eleanor Walker, do departamento de oncologia do Hospital.

Walker e sua equipe também testou a prática no combate aos sintomas vasomotores de pacientes com câncer de mama, como uma alternativa à terapia medicamentosa.

Para comparar as duas opções, 50 pacientes foram recrutados em clínicas de oncologia. Os doentes foram separados aleatoriamente para receber tratamento de acupuntura ou Venlafaxina (Effexor), droga usada no tratamento medicamentoso, por 12 semanas. Um grupo tomou venlafaxina via oral a cada noite, 37,5 mg na primeira semana e depois 75mg nas 11 semanas restantes. O outro participou de sessões de acupuntura, duas vezes por semana, durante um mês e depois, uma vez por semana, nas oito restantes.

No final de 12 semanas todas interromperam o tratamento e foram monitoradas durante um ano. Elas mantiveram um diário para registrar o número e a severidade das ondas de calor, e participaram de pesquisas para medir a saúde geral e mental.

O estudo descobriu que ambos os grupos, inicialmente, experimentaram um declínio de 50 % nos calores e nos sintomas depressivos, indicando que a acupuntura é tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso.

Contudo, as diferenças entre os grupos começaram a surgir duas semanas pós-tratamento: o da acupuntura continuou a experiência de ondas de calor em menor escala, enquanto o da terapia medicamentosa experimentou um aumento significativo das ondas de calor. O grupo da acupuntura não experimentou um aumento na frequência de suas ondas de calor, até três meses pós-tratamento.


Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomera não!