25 de nov. de 2011

Estresse (2)

Algumas situações que podem provocar estresse

O estado doente de estresse, em geral, pode estar sob algum tipo de estímulo perverso, de forma aguda ou crônica, com algumas causas mais freqüentes:
1- Mudanças bruscas de hábito, como exemplo; mudança de moradia e separação entre pessoas que mantinham relações afetuosas.
2 - Quebra de rotina; sono irregular, sobrecarga de trabalho , expectativas exageradas, falta de preparo psíquico para enfrentar condições hostis, mudança de hábitos culturais, doenças, mortes, acontecimentos de impacto emocional e dependência química.
3 - Ambientes agitados, barulhentos, entre outras dificuldades de adaptação ao ambiente de convivência.
4 - Distúrbios psíquicos prévios, problemas de relacionamento afetivo, dificuldade em lidar com o envelhecimento, baixa auto-estima e problemas de locomoção.
Pesquisas revelam que o estresse pode se manifestar em várias fases da vida

  • Uma pesquisa inédita sobre o estresse infantil, patrocinada pelo canal Nickelodeon, incluindo 2 800 crianças entre 8 e 15 anos das classes A e C em catorze países, trouxe um resultado inesperado para o Brasil. A estimativa foi elevada e mostrou que as crianças brasileiras sofrem mais com as questões relativas ao medo. A pesquisa do canal infantil, cuja finalidade era mensurar o equilíbrio emocional das crianças de diversos territórios em que o canal atua, contribuiu com um estudo que mostra o quanto as crianças do Brasil são as mais estressadas do mundo e que o país vem falhando na tarefa essencial de protegê-las e lhes dar tranqüilidade.

  • Fonte: Veja Online . As mais estressadas do mundo, reportagem veiculada em 22 de novembro de 2006: http://veja.abril.com.br/221106/p_096.html

  • Pesquisas realizadas no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo, trouxeram a primeira escala brasileira de medição do stress em adolescentes, considerando a insônia como um dos sintomas mais graves do stress juvenil – um jovem nesse período é programado biologicamente para dormir muito, visto que é durante o sono que se intensifica a produção do hormônio do crescimento. Quando a dificuldade para dormir se manifesta, provavelmente o stress já se instalou e comprometeu todo o funcionamento do organismo. Além da insônia, outras características do stress juvenil são desânimo, impaciência, dores de cabeça, falta de concentração, cansaço excessivo ou entusiasmo exagerado e repentino, sem motivo explícito.

  • Fonte: Revista Veja. Além da "aborrescência", reportagem veiculada em 16 de agosto de 2006 : http://veja.abril.com.br/160806/p_110.html

  • O estudo da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associação que avalia o stress e suas formas de prevenção mostrou que incerteza, falta de controle e incapacidade de administrar o tempo são os fatores mais apontados pelos colaboradores brasileiros como as principais causas do stress. A pesquisa, realizada com 586 homens e mulheres de quatro empresas de abrangência nacional em três cidades brasileiras, mostra o desafio que os profissionais enfrentam para lidar com o excesso de tarefas e de demandas no dia-a-dia nas corporações.

  • Fonte: A Síndrome de Burnout - Parte III artigo publicado no site do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Saúde : http://cepps.com.br/artigos5.asp

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Aglomera não!